Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso Depen: mudança de escolaridade divide opiniões

Concurso Depen: mudança de escolaridade divide opiniões

O Pedido de vagas do concurso Depen 2018 teve novos avanços. Seleção poderá ter mudanças na escolaridade do agente penitenciário. Veja o que acham os candidatos.

Uma possível mudança de escolaridade no concurso Depen tem levantado discussões entre os concurseiros. Isso porque o Departamento Penitenciário Nacional elaborou uma minuta da Medida Provisória (MP) para a criação de 1.580 vagas no órgão. Neste texto, a principal novidade é a alteração de escolaridade do agente federal de execução penal (agente penitenciário), que vem gerando polêmica.
 
O documento propõe mudança da escolaridade do cargo do nível médio para o superior em qualquer área. A MP ainda precisa ser autorizada e, se aprovada, será publicada no Diário Oficial da União, já com caráter de lei. O texto pode ser conferido por assinantes FOLHA DIRIGIDA. 
 
Concurso Depen 2018
Concurso Depen 2018 poderá ter mudança
de escolaridade (Foto: Divulgação)
 
Esta mudança afetará diretamente os interessados no concurso Depen e foi deles que a FOLHA DIRIGIDA quis saber a opinião. Questionados, alguns leitores comentaram o assunto. Para  Ana Luiza Fortes dependendo de como forem definidos os critérios poderá ser uma boa opção. "Se o vencimento for igual à escolaridade exigida, bem como as condições de exercício da função, acredito que seria uma boa decisão", opinou.
 
Já o leitor Thiago Santos afirmou ser contra a mudança. "Sou a favor que todos que já mudaram de escolaridade voltem a ser de nível médio. O Brasil tem que acabar com esse preconceito de achar que para tudo tem que ter faculdade", comentou.
 
Para Leandro Mendes esta é uma tendência que deverá continuar. "Acho que no futuro todos os concursos serão de nível superior, pois o governo quer que a nação estude mais e mais", opinou.
 
O leitor Iago Ribeiro também comentou, mencionando os dois lados da possível mudança. "Por um lado é bom pela valorização, por outro essa mudança, que está para acontecer em pouco tempo antes do próximo concurso, prejudica quem possui o nível médio e já estava estudando. Tinha que deixar para uma outra ocasião, depois desse próximo concurso", sugeriu
.
Quer ficar craque na parte de Conhecimentos Básicos do concurso Depen?

Criação das vagas do concurso Depen aguarda autorização

O pedido de criação de 1.580 vagas para o concurso Depen segue em análise no Ministério do Planejamento. As últimas movimentações aconteceram em 26 e 27 de março, quando o processo passou por diferentes setores.
 
Foram eles Protocolo Central, Coordenação de Documentação e Informação, Assessoria Técnica e Administrativa, Secretaria de Gestão de Pessoas, Departamento de Legislação e Provimento de Pessoas, Coordenação Geral de Concursos e Movimentação de Pessoal e encontra-se atualmente na Divisão de Concursos Públicos.
 
Acesse curso para agente penitenciário do Depen
Confira curso para Depen com 194 horas de conteúdo
 

Saiba mais sobre os cargos do concurso Depen

Do total de 1.580 vagas, 1.440 deverão ser para o cargo de agente penitenciário. Enquanto a medida provisória que muda a escolaridade não for aprovada, a exigência continua sendo o nível médio. Além disso, os candidatos deverão ter carteira de habilitação na categoria B ou superior. 
 

CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações