Saem gabaritos das provas do concurso Cuiabá-MT com 2 mil vagas

A banca organizadora do concurso Educação de Cuiabá-MT divulgou os gabaritos e cadernos de questões da prova objetiva

Os gabaritos das provas objetivas do concurso para Secretaria de Educação de Cuiabá, na capital de Mato Grosso, foram publicados nesta segunda-feira, 16. As respostas preliminares, assim como os cadernos de questões, estão disponíveis para consulta pelo site do Instituto Selecon, banca organizadora.

Os exames objetivos e discursivos foram aplicados no domingo, 15 de setembro, em 35 locais diferentes. No turno da manhã, foi a vez dos candidatos aos cargos de nível superior. Já no período da tarde, os de níveis médio.

Ao todo, 46 mil pessoas se inscreveram no concurso Cuiabá-MT, cuja oferta é de 2.002 vagas. Diante desse quantitativo, a Prefeitura classificou como o maior concurso já realizado pelo município.

Quem for contra as respostas fornecidas pela banca organizadora poderá recorrer. Para isso, será necessário preencher formulário específico nos dias 16 ou 17 de setembro, pelo portal do Instituto Selecon.

O resultado dos recursos contra o gabarito da prova objetiva e das questões será divulgado em 23 de setembro. Já o resultado preliminar do exame objetivo está marcado para o dia 24.

Em caso de anulação, os pontos relativos a questões serão atribuídos a todos os candidatos que fizeram a prova e não obtiveram pontuação nas referidas questões. Os participantes que haviam recebido pontos nas questões anuladas, após os recursos, terão a pontuação mantida sem receber a mais.

Provas do concurso para Educação de Cuiabá-MT foram aplicadas
no domingo, 15 de setembro (Foto: Divulgação)

 

A prova objetiva contou com 70 questões de múltipla escolha. Desse total, 15 foram de Conhecimentos Básicos, 15 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos. Houve ainda um texto para a prova discursiva. 

Para ser aprovado na etapa, o concorrente dever obter o mínimo de 40% do total de pontos da prova objetiva. Isto é, o equivalente a 40 pontos, não podendo zerar em nenhuma das áreas de conhecimento.

+ Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação!
+ Saiba como funcionam os recursos em concursos

Concurso Cuiabá-MT ainda terá duas fases

O concurso ainda terá duas fases: análise de títulos e avaliação prática. A primeira será para cargos de nível superior. Já a segunda para técnico de nível superior, nas funções de engenheiro civil, eletricista, sanitarista/ambiental e arquiteto, e de técnico de nível médio, na função de motorista.

O resultado final está previsto para o dia 29 de novembro – para cargos sem exame prático – e no dia 30 de dezembro para cargos com prova prática. Publicado em julho, o edital do concurso da Prefeitura de Cuiabá-MT trouxe a oferta de 2.002 vagas em cargos dos níveis médio e superior para atuação na Secretaria de Educação.

No nível médio, as funções são técnico em administração escolar, técnico em manutenção de infraestrutura, técnico em multimeios didáticos e técnico em nutrição escolar. Já para o nível médio/técnico, a oportunidade é para técnico em desenvolvimento infantil.

Para o superior, as carreiras são professor do ensino fundamental nas disciplinas de: Pedagogia; Artes; Educação Física; Letras/Língua Inglesa, administrador, arquiteto, assistente social, bacharel em direito, ciência da computação, contador, engenheiro (civil, eletricista, sanitário/ambientalista) fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e gestor público.

O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Conforme informou o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, as primeiras convocações devem ocorrer no início de 2020.

“Os dois mil aprovados serão efetivamente chamados, e a nossa previsão é de que todas as etapas do certame sejam realizadas até o mês de março do ano que vem, para que os novos profissionais possam assumir as suas funções ainda no primeiro semestre do ano letivo de 2020”, destacou Passos.