Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Suspensão não afeta concurso da empresa. Edital depende de organizadora

A divulgação do edital do concurso dos Correios prossegue dependendo da definição da instituição que ficará responsável por conduzir a seleção. De acordo com empresa, após a escolha, que está sendo finalizada, será possível precisar a data de divulgação do documento (que já está pronto), inicialmente prevista para até o fim de agosto. A princípio, estatais como Correios e Banco do Brasil não serão atingidas pela suspensão de concursos anunciada ontem (dia 11) pelo governo federal, uma vez que possuem orçamentos próprios. Entretanto, o Ministério do Planejamento, nas próximas horas, e a própria empresa ainda irão se posicionar oficialmente sobre o assunto. 

A divulgação do edital do concurso dos Correios prossegue dependendo da definição da instituição que ficará responsável por conduzir a seleção. De acordo com empresa, após a escolha, que está sendo finalizada, será possível precisar a data de divulgação do documento (que já está pronto), inicialmente prevista para até o fim de agosto. A princípio, estatais como Correios e Banco do Brasil não serão atingidas pela suspensão de concursos anunciada ontem (dia 11) pelo governo federal, uma vez que possuem orçamentos próprios. Entretanto, o Ministério do Planejamento, nas próximas horas, e a própria empresa ainda irão se posicionar oficialmente sobre o assunto. #vaiterconcurso
 
A seleção dos Correios terá oferta de cerca de mil vagas de carteiro e operador de triagem e transbordo, ambos de nível médio, com ganhos iniciais de pelo menos R$2.592,46 e R$2.255,96, respectivamente. A oferta de vagas para o Rio de Janeiro deverá ser de 144 vagas, distribuídas pela capital, Angra dos Reis, Cabo Frio, Macaé e Nova Friburgo - conforme o projeto básico do concurso, ao qual a FOLHA DIRIGIDA teve acesso a uma parte -, com novas convocações devendo acontecer ao longo da validade do concurso. No estado, a necessidade é de pelo menos 700 trabalhadores, segundo o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Rio de Janeiro (Sintect-RJ), Ronaldo Martins.
 
As demais chances serão distribuídas por São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal. Segundo os Correios, os demais estados não serão incluídos por contarem com cadastro de reserva do último concurso, de 2011, ainda em vigor.
 
A convocação de mais aprovados no decorrer da vigência do concurso já foi apontada pelo presidente da empresa, Wagner Pinheiro. “Mais gente será chamada”, disse ele, lembrando que em 2011, apesar da oferta inicial de 7 mil vagas, 20 mil contratações foram realizadas. Para isso, foram necessárias mais de 40 mil convocações. O número de contratações foi influenciado pela prorrogação da validade do concurso por força de decisão judicial.
 
Também conforme o projeto básico do concurso, a seleção será feita por meio de provas objetivas, compostas por 50 questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, novidade no concurso. Haverá ainda teste de esforço físico - que em 2011 foi composto pelos testes de barra fixa, corrida de 12 minutos e dinamometria (força muscular) - e exame médico admissional, para os convocados.
 
Audiência - No último dia 11, uma audiência de mediação da campanha salarial dos trabalhadores dos Correios foi realizada no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. Segundo o presidente da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores da empresa (Findect), José Aparecido Gandara, o concurso público da empresa seria um dos temas da reunião. Até o momento, porém, não foi possível confirmar se o assunto foi abordado e o que foi passado pela empresa. O que se sabe é que, em termos gerais, a proposta não agradou a categoria. Inclusive, a Findect, que abrange os sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins, aprovou greve geral da categoria a partir das 22h desta terça-feira, dia 15.
 

DISTRIBUIÇÃO PRELIMINAR DAS VAGAS - CORREIOS 2015
UF    Vagas    Função
SP    1.293    Carteiro / Operador
PR    197    Carteiro / Operador
RJ    144    Carteiro
MG    81    Carteiro / Operador
MT    43    Carteiro / Operador
PE    23    Operador
RS    21    Carteiro
BA    18    Operador
SC    14    Carteiro
DF    12    Operador
AM    11    Carteiro
MS    5    Carteiro
Total    1.862
 
 
Veja esboço do programa do concurso
 
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Ortografia oficial. 3 Acentuação gráfica. 4 Emprego das classes de palavras: nome pronome, verbo, preposições e conjunções. 5 Emprego do sinal indicativo de crase. 6 Sintaxe da oração e do período. 7 Pontuação. 8 Concordância nominal e verbal. 9 Regência nominal e verbal. 10 Significação das palavras. 11 Formação de palavras.
 
MATEMÁTICA: 1 Números relativos inteiros e fracionários, operações e propriedades. 2 Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. 3 Números reais. 4 Expressões numéricas. 5 Equações e sistemas de equações de 1o grau. 6 Sistemas de medida de tempo. 7 Sistema métrico decimal. 8 Números e grandezas diretamente e inversamente proporcionais. 9 Regra de três simples. 10 Porcentagem. 11 Taxas de juros simples e compostas, capital, montante e desconto. 12 Princípios de geometria: perímetro, área e volume. 
 
CONHECIMENTOS GERAIS: 1.Organização das administração pública no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988. 2.Conceitos relativos às administrações direta e indireta. 3.Diferenças entre autarquias, fundações e empresas públicas. 4.Agentes públicos. 5.Estatuto da ECT. 

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações