Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso Cesama Juiz de Fora-MG adia processo de escolha da banca

Foi adiado o processo de escolha da banca do concurso Cesama Juiz de Fora, em Minas Gerais, que teria início no último dia 6 de setembro.

Foi adiado o início do processo de escolha da banca organizadora do concurso Cesama Juiz de Fora, em Minas Gerais. Prevista para o dia 6 de setembro, a abertura das propostas foi suspensa e adiada pela comissão, no último dia 5. Uma nova data ainda não foi definida.

O motivo para o adiamento do processo não foi divulgado. No entanto, com base nos questionamentos enviados pelas empresas interessadas na seleção, é possível que o projeto básico do concurso seja retificado.

Conforme relatório, muitas empresas questionaram a ausência do número de candidatos estimado para a nova seleção. Em resposta, a comissão do concurso da Companhia de Saneamento Municipal de Juiz de Fora informou que a previsão não foi divulgada, porque a última seleção tem mais de dez anos.

"Considerando que o último concurso aconteceu há mais de dez anos, não estimaremos o quantitativo de inscritos, cabendo a cada proponente construir sua proposta a partir da análise dos dados acima", diz a comissão em resposta a uma das empresas interessadas.

Outras empresas questionaram o número de candidatos que serão avaliados, após as provas objetivas, nas demais etapas. Segundo o projeto básico, as bancas terão que aplicar provas práticas a todos os habilitados na primeira etapa, o que normalmente não ocorre em concursos, tendo um número limite especificado.

"Serão aplicadas provas práticas para todos os candidatos a cargos de nível médio e nível técnico aprovados e classificados na primeira etapa do concurso (prova teórico-objetiva)", diz a Cesama em resposta a uma das empresas.

Já em relação às provas de títulos, a comissão explica que todos os classificados nas etapas anteriores deverão ter seus documentos avaliados. No entanto, é informado que os critérios de classificação, de cada fase, serão definidos posteriormente pela comissão em conjunto com a empresa contratada.

Com o adiamento do processo de escolha da banca organizadora do concurso Cesama Juiz de Fora-MG, é possível que a definição da empresa não ocorra ainda em setembro. Apenas com a contratação da empresa, o edital poderá ser publicado.

Cesama Juiz de Fora prepara novo concurso público (Foto: Cesama/Divulgação)
Cesama Juiz de Fora adia processo de escolha da banca do novo concurso
(Foto: Cesama/Divulgação)

Concurso Cesame Juiz de Fora terá 29 vagas

FOLHA DIRIGIDA teve acesso ao projeto básico do concurso. O documento é usado como base para a elaboração do edital e traz informações como o número de vagas e cargos, salários e etapas da seleção.

De acordo com o projeto básico, o concurso Cesama Juiz de Fora oferecerá 29 vagas. Deste total, 12 serão para o nível médio, sete para o nível médio técnico e dez para o nível superior. Confira a distribuição dos cargos por escolaridade:

  • Nível médio: agente de saneamento nas carreiras de assistente administrativo (quatro vagas); vistoriador (uma); auxiliar de laboratório (uma); telemetria (três); geofonista (uma); e operador de estação (duas);
  • Nível médio técnico: técnico em saneamento contabilista (uma); edificações (duas); eletromecânica (uma); eletrotécnica (uma); químico (uma); e seguraça do trabalho (uma);
  • Nível superior: analista de saneamento administrador (uma); advogado (uma); biólogo (uma); bioquímico (uma); contador (uma); economista (uma); engenheiro civil (três); e engenheiro eletricista (uma).

Inicie seus estudos

Os candidatos serão avaliados por até três etapas, sendo elas: provas objetivas (todos os cargos) e discursivas (superior), práticas (níveis médio e técnico) e de títulos (todos os cargos). As avaliações ocorrerão na cidade de Juiz de Fora-MG.

As provas objetivas terão 40 questões, que serão distribuídas por disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Informática, Conhecimentos Gerais, Legislação e Conhecimentos Específicos.

Os aprovados em todas as etapas ainda realizarão exames médicos. Já os salários irão variar entre R$1.769,79 e R$5.786,40.

Comentários