Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso gari da Comlurb: foco total na realização de exercícios

Aqueles que pretendem concorrer a uma vaga de gari da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio de Janeiro devem ter um pouco de paciência e aproveitar o atraso na abertura do concurso para intensificar ainda mais os estudos.

Aqueles que pretendem concorrer a uma vaga de gari da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio de Janeiro devem ter um pouco de paciência e aproveitar o atraso na abertura do concurso para intensificar ainda mais os estudos.
 
A realização do concurso gari da Comlurb 2017 é uma questão de tempo, já que o próprio presidente da empresa, Gustavo Puppi, já confirmou a seleção. A abertura do certame, no entanto, ainda precisa vencer algumas barreiras burocráticas, sendo a principal delas a aprovação da Comissão de Programação e Controle de Despesa (Codesp), da Prefeitura do Rio de Janeiro.
 
Enquanto o edital não é divulgado, especialistas na área de concursos orientam os futuros candidatos a dedicarem o maior tempo possível à preparação, com foco total na realização de muitos exercícios, pois a concorrência promete ser grande.
 
"Atrasos na divulgação do edital sempre acontecem. Na verdade, os futuros candidatos devem enxergar isso de forma positiva, pois ganham mais tempo para estudar. A pergunta que eu faço é a seguinte: se o edital tivesse saído em abril ou maio, como estava previsto, você estaria pronto? Se a resposta for não, pare de reclamar do atraso do edital e use todo o tempo livre para estudar e realizar muitos exercícios", disse Ricardo Pietro, que atua há mais de 35 anos na área de concursos.
 
Segundo informações obtidas pela FOLHA DIRIGIDA, o concurso gari da Comlurb 2017 visará inicialmente ao preenchimento de 100 vagas no cargo, que exige a antiga 4ª série primária (atual 5º ano do ensino fundamental). A remuneração inicial é de R$2.443,46, incluindo gratificação de insalubridade e auxílio-alimentação. Os funcionários da Comlurb contam ainda com uma série de benefícios, tais como plano de saúde, plano adontológico, seguro de vida, auxílio creche (valor de R$326,75 por filho) e convênios com faculdades.
 
As provas objetivas contarão, segundo fonte da Prefeitura do Rio, com 40 questões, sendo 30 de Português e dez de Matemática. Por conter apenas duas disciplinas, a tendência é que a conquista de uma das vagas dependa de uma boa pontuação, na visão de especialistas.
 
"Já que a concorrência será grande, certamente teremos candidatos muito bem preparados, ainda mais que serão cobradas apenas duas disciplinas. Por isso, é fundamental obter o melhor rendimento possível na prova. Por isso, o candidato deve treinar muito e resolver bastante exercicios neste período de preparação. Errar uma questão fácil, por exemplo, poderá reduzir bastante as chances de ser chamado imediatamente pela empresa", afirmou Marcos Brito, coordenador pedagógico do curso Degrau Cultural.
 
Embora a oferta inicial concurso gari da Comlurb 2017 seja de 100 vagas, vale destacar que a empresa tem tradição de utilizar bastante seu cadastro de reserva, convocando assim muitos aprovados durante o prazo de validade da seleção.
 
Para que possa formar um cadastro de reserva com muitos aprovados, a Comlurb convocará os 10 mil primeiros colocados  na prova objetiva para a segunda fase do concurso, que será o teste de aptidão física (TAF).
 
O TAF concurso gari da Comlurb 2017 será composto por teste de Shuttle Run (corrida de ir e vir), flexão de cotovelos sobre solo, flexão abdominal e corrida de 12  minutos. Além disso, os candidatos passarão por exames médicos e psicológicos.

Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações