Concurso Comlurb: novo plano de cargos para garis será implantado

A Comlurb implementa o novo plano de carreiras, cargos e salários que permite o enquadramento dos garis e novas possibilidades.

A Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) está na fase de implantação do novo plano de carreiras, cargos e salários (PCCS). Ele permite a progressão, enquadramento e novas possibilidades a todos os empregados, incluindo os garis.

Desde o início do ano, o plano de cargos estava previsto para ser implantado em outubro. Por mérito, os aprovados no concurso Comlurb poderão ocupar até a função de analista de limpeza urbana.

A Companhia esclareceu à FOLHA DIRIGIDA que o gari poderá evoluir para gari 2, gari 3 ou agentes de Limpeza e Serviços Urbanos (ALSU), técnico de limpeza, controlador técnico até analista de limpeza urbana.

Em assembleia, realizada no dia 26 de setembro, a empresa divulgou um calendário de realinhamento das categorias. Os ALSUs, por exemplo, serão realinhados em outubro, com pagamento em novembro.

Garis da Comlurb poderão ocupar cargos mais altos no plano de 
cargos e salários (Foto: Érica Bastos)

 

As demais funções serão enquadradas no plano de carreira em janeiro de 2020. Nesse mesmo mês, também serão pagos os valores retroativos a outubro de 2018, como determina o Acordo Coletivo de Trabalho da categoria.

O plano de cargos prevê uma progressão vertical com base na análise e avaliação de conhecimentos técnicos. Poderão participar os empregados que tiverem a escolaridade exigida e atenderem aos requisitos mínimos.

Um grupo de funcionários da empresa alegou que algumas funções serão mais beneficiadas que outras, com o plano. A princípio, os garis de varreção não ganharão o adicional nos vencimentos como os que atuam no corte de grama e os alpinistas, que trabalham na limpeza de encostas.

Todos os garis, porém, contarão com 1,68% de reajuste do salário.

Assine a Folha Dirigida e aumente as chances de aprovação!
+ Prefeitura prevê maior verba em 2020 e concurso Comlurb pode sair

Concurso Comlurb exige apenas nível fundamental

Os editais do concurso Comlurb trazem como pré-requisito para o cargo de gari a conclusão do ensino fundamental até o 5º ano (antiga 4ª série primária). Com o reajuste de 4,7% anunciado, a remuneração desses profissionais deve subir para R$2.795,02.

O novo edital, porém, só será publicado após o município do Rio de Janeiro sair do limite prudencial de gastos. Procurada, a Assessoria de Imprensa da Comlurb respondeu à reportagem que reúne todas as expectativas para abrir o novo concurso para garis.

A questão do Limite Prudencial, no entanto, ainda está em análise. Em agosto, Paulo Gustavo Morais Mangueira, assumiu a presidência da companhia. O novo gestor ainda não se pronunciou se o concurso continua nos planos da empresa.

Após a aprovação no concurso Comlurb, os garis são apresentados, pelo período de três meses, a mais de 20 áreas em que poderão atuar. Varrer as ruas do Rio de Janeiro e realizar a coleta de resíduos é somente uma das possíveis funções dos profissionais.

Após isso, a companhia determina em qual especialidade o gari trabalhará, de acordo com as suas habilidades e preferências.

+ No dia do gari, Renato Sorriso conta sua história na Comlurb
Diretor reforça importância do concurso Comlurb 2019

Até mil vagas poderão ser abertas para novos garis

As informações da última gestão da Comlurb eram que com o concurso formaria um banco de até mil garis. Em maio, o então presidente da companhia, Tarquínio Almeida, esclareceu que aprovados seriam chamados para posse conforme a necessidade. 

“O nosso pleito é de formação de um banco de mil garis. A reposição vai sendo feita de acordo com a necessidade de cada área da cidade”, disse o então presidente da empresa. 

De acordo com Almeida, a reposição seria maior em algumas áreas, sobretudo Zona Oeste, em bairros como Campo Grande e Sepetiba. “Na Zona Norte, também temos algumas gerências que já têm déficit em função das pessoas que vão se aposentando e saindo da empresa”.

A nova gestão da Companhia ainda não confirmou se essa oferta será mantida em novo concurso.



Comentários