Folha Dirigida Entrar Assine

Colégio Pedro II confirma que concurso de 2017 não será prorrogado

Com previsão de abrir nova seleção para a área de apoio em 2019, o Colégio Pedro II confirmou que não irá prorrogar o concurso de 2017.

A dois dias de vencer o prazo de validade do concurso da área de apoio de 2017, o Colégio Pedro II informou à FOLHA DIRIGIDA que não vai prorrogar a seleção. A decisão ocorre meses após a instituição confirmar que já estuda um novo processo seletivo para a área de apoio, em 2019.

"A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas informou que, a princípio, o concurso não será prorrogado", afirmou nesta terça, 16, o setor de Comunicação do Colégio Pedro II. 

Na próxima quinta-feira, 18, será encerrado o prazo de validade do concurso de 2017, que ofereceu vagas para técnico-administrativos em educação do Colégio Pedro II. Para assistente em administração, cargos de nível médio tradicinalmente mais procurado, foram convocados, 49 candidatos, faltando 34 em cadastro de reserva. 

A seleção teve 60 concorrentes a assistente considerados aprovados, porém, o resultado homologado listou 83 candidatos, considerando os empates. Com o vencimento da seleção de 2017, quem deseja ingressar no quadro de servidores para este cargo do Colégio Pedro II já pode se preparar para a próxima seleção.

Em agosto deste ano, o Colégio Pedro II informou que um novo concurso para a carreira de Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), incluindo o cargo de assistente em administração (nível médio), já estava sendo planejado.

Na ocasião, o diretor de Administração Funcional do Colégio Pedro II, João Rodolpho Cabral de Souza, informou que uma nova comissão será formada. Esta nova seleção ocorre, segundo a instituição, porque a necessidade de servidores é constante e não seria suprida mesmo com a convocação dos aprovados em 2017.

"Há previsão de formação, em breve, de uma comissão para concurso, a fim de preencher novas vagas para o referido cargo (assistente em administração), uma vez que a necessidade de servidores é sempre premente", afirmou João Rodolpho Cabral de Souza.

A previsão é que o próximo concurso do Pedro II ofereça vagas para TAE's, incluindo o cargo de assistente em administração, que é destinado a quem possui nível médio. Os vencimentos iniciais da carreira podem chegar a R$2.904,96

Colégio Pedro II prepara novo concurso para 2019 (Foto: Divulgação)
Colégio Pedro II estuda novo concurso para área de apoio em 2019
(Foto: Divulgação)

Candidatos cobravam prorrogação de concurso

Com o vencimento do concurso de 2017, os candidatos que aguardavam o chamamento dos aprovados no cadastro de reserva se sentem prejudicados e consideram a decisão negativa e arbitrária. 

Em depoimentos enviados à FOLHA DIRIGIDA, alguns candidatos afirmaram que a opção por não prorrogar o concurso "demonstra um desrespeito sem precedentes com os concursados, os quais dedicam horas de estudo à aprovação".

Os aprovados no cadastro de reserva não concordam com as decisões do Pedro II. Segundo um outro candidato, que não quis ter seu nome revelado, não há motivos para não realizar o chamamento dos concorrentes aptos.

"Não entendemos qual a dificuldade do Colégio em prorrogar a validade do concurso, visto que ainda há aprovados no cadastro de reserva e que se esgotarão antes mesmo da publicação de uma nova seleção", afirma um dos candidatos. 

Além disso, os aprovados afirmam que foi sugerido ao Colégio Pedro II que prorrogassem a validade do concurso e, concomitantemente, trabalhassem na elaboração da nova seleção, "assim teriam durante todo o processo de elaboração do novo edital candidatos a serem nomeados e não ficariam desguarnecidos de servidores", disse outro candidato.

Uma candidata também afirma que o Colégio Pedro II informou aos aprovados a inviabilidade em prorrogar o concurso, confirmando a intenção de realizar uma nova seleção. A justificativa seria que boa parte das vagas tiveram seu cadastro de reserva zerado.

A candidata diz ainda que, "no mês anterior, o Pedro II fez um concurso para cargos de nível D, no qual poderiam ter aproveitado para colocarem esses cargos que estão sem cadastro", avaliou a aprovada.  

Confira dicas de estudo para concursos!

Prepare-se para concursos

Prepare-se para concursos da Educação

Com novo concurso para o Colégio Pedro II previsto, os interessados e que buscam uma oportunidade de aprovação já podem iniciar a preparação. Para isso, FOLHA DIRIGIDA separou algumas dicas de estudo. Confira!



Comentários