Polícia Civil-BA: sai gabarito provisório das provas objetivas 

Polícia Civil-BA divulgou, através do site da banca Vunesp, o gabarito oficial das provas objetivas.

Os concurseiros que estão participando do concurso da Polícia Civil da Bahia já podem conferir o gabarito provisório da prova objetiva. A banca Vunesp, responsável pela seleção, divulgou o documento no dia 23 de abril, em seu site. As avaliações objetivas e discursivas foram aplicada no último domingo, 22, para os candidatos interessados nas vagas de delegado, escrivão e investigador.

fachada PC-BA
Concurso PC-BA: divulgado gabarito preliminar
(Foto: Divulgação)

Para acessar o gabarito preliminar da prova objetiva é preciso acessar o site da Vunesp, achar o concurso PC-BA, e clicar no link de provas e gabaritos. Depois, é necessário fazer login na área do candidato com número de CPF.

Segundo o edital do concurso, o prazo de recurso contra o gabarito estará disponível entre os dias 24 e 25 de abril, também no site da Vunesp. Para solicitar recurso contra alguma resposta, também é necessário fazer o requerimento através da área do candidato.

Quem está ansioso pelo resposta das provas discursivas, só terá acesso ao resultado provisório no dia 15 de junho, mesma data que o resultado final da prova objetiva será anunciado. Já as respostas finais da prova discursiva serão publicados no dia 6 de julho.

Próxima etapa será exame biomédico

Quem conseguir passar na primeira e na segunda fase do concurso da Polícia Civil da Bahia será convocado para o exame biomédico, que faz parte da terceira fase da seleção. A convocação sairá no dia 6 de julho no site da Vunesp.

O exame, que tem caráter eliminatório, está previsto para ser aplicando entre os dias 21e 22 de julho. Ele será aplicado para todos os cargos e visa avaliar se o candidato possui boa saúde física e psíquica para suportar o exercício das atividades típicas do cargo a que concorre.

No dia da avaliação, os candidatos passarão por exames clínicos e precisarão também apresentar uma bateria de exames laboratoriais, e outros complementares. Veja alguns deles abaixo:

Exames Laboratoriais

a) sangue: hemograma completo; Grupo Sanguíneo e Fator Rh; glicose, ureia, creatinina e Gama GT, ácido úrico, colesterol total e frações, transaminases (TGO/TGP), bilirrubinas, sorologia para hepatite B e C, ABO– Rh;

b) sumário de urina específico para EAS;

c) parasitológico de fezes, com a realização do método Baerman;

d) sorologia: Lues ou VDRL; Doença de Chagas;

e) PSA (somente para homens a partir dos 40 anos);

f) radiografia de tórax PA;

g) mamografia (somente para mulheres a partir de 40 anos);

h) toxicológicos: com laudo, para a detecção de drogas de uso ilícito, a partir de amostras de materiais biológicos

Concurso PC-BA tem oferta de 1 mil vagas

No edital do concurso da Polícia Civil-BA são oferecidas 1.000 oportunidades para as três carreiras: delegado (82), escrivão (38) e investigador (880). As remunerações iniciais variam de R$ 1.074 a R$4.374, dependendo do cargo escolhido.

Os contratados cumprirão jornada de trabalho de 30 horas semanais. Todos exigem nível superior de formação. Para o delegado, a especialidade exigida é a graduação em Direito, enquanto para o investigador e escrivão em qualquer área, mas o primeiro requer ainda Carteira de Habilitação na categoria B.

Prepara-se para o Teste de Aptidão Física!

Um dos segredos dos aprovados em testes físicos de concursos públicos é: preparação antecipada! Quem garante é o preparador físico Elon Junior, que tem anos de experiência na orientação de concurseiros para esse tipo de exame. Nesse vídeo, ele lista algumas dicas para você ser aprovado no teste de aptidão física.

Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida