Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso Polícia Civil-BA: resultado do teste físico é publicado

Os candidatos do concurso para Polícia Civil-BA já podem consultar o resultado dos testes de aptidão física.

A Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) divulgou o resultado do teste de aptidão física (TAF) do concurso para Polícia Civil-BA. A lista de aprovados na quarta etapa de seleção está disponível para consulta no site da Fundação Vunesp, banca organizadora.

Veja resultado dos testes físicos do concurso PC-BA:

Foi considerado aprovado pela banca examinadora que cumpriu com todas as exigências do TAF. Quem for contra o resultado da etapa pode entrar com recurso até esta sexta-feira, 8. Para isso, é necessário preencher formulário específico, disponível no portal da Vunesp.

De acordo com o edital, os candidatos devem ser claros, coesos e consistentes em suas contestações. Os testes de aptidão física foram realizados no dia 9 de dezembro, das 7h às 14h30. Os exercícios cobrados foram:

Homens

  • Teste dinâmico de barra
  • Teste de flexão abdominal
  • Teste de corrida de 12 minutos
  • Teste de natação

Mulheres

  1. Teste estático de barra
  2. Teste de flexão abdominal
  3. Teste de corrida de 12 minutos
  4. Teste de natação

Os aprovados no teste físico serão convocados para quinta etapa do concurso Polícia Civil-BA: os exames psicotécnicos. O processo seletivo terá ainda prova de títulos e investigação social e conduta pessoal.

Concurso Polícia Civil-BA tem oferta de mil vagas

Polícia Civil da Bahia, neste concurso, oferece mil vagas. Desse total, 880 são para investigador, 82 para delegado e 38 para escrivão. A remuneração inicial para os delegados é de R$ 11.389,96 para 40 horas semanais de trabalho.

Os investigadores e escrivães de polícia, por sua vez, tem remuneração inicial de R$3.915,85 também para jornada de 40 horas. Dos inscritos, 37.676 compareceram as provas objetivas, aplicadas em Salvador. Eles tiveram que responder a 100 questões de Conhecimentos Gerais e Específicos. 

Na segunda etapa da seleção, os candidatos a delegado responderam a um estudo de caso e peça processual. Já os que desejam uma vaga para investigador e escrivão responderam a questões dissertativas. 

Polícia Civil-BA realiza concurso para delegados, investigadores e
escrivães (Foto: Divulgação)

 

Após a aplicação das provas objetivas e discursivas, o concurso Polícia Civil-BA foi alvo de polêmicas. Alguns candidatos, por exemplo, denunciaram irregularidades no exame, realizado no dia 22 de abril.

Muitos reclamaram de falhas na segurança e do vazamento de imagens feitas no decorrer da avaliação. O Ministério Público da Bahia interviu e emitiu um ofício solicitando a anulação da correção.

O documento feito pelo MP-BA citou motivos que levaram à decisão do pedido de anulação. Entre eles, está a suposta falta de aprovados que a Administração se deparou ao estipular pontuação mínima de 70%. 

Governador Rui Costa anuncia novo concurso PC-BA

Esta semana trouxe novidades para quem deseja ingressar na corporação e não conquistou uma vaga na seleção em andamento. O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que será aberto um novo concurso para Polícia Civil.

De acordo com ele, o edital em vigência não foi suficiente para preencher todas as vagas de agente e delegado. Por esse motivo, o governo já planeja uma nova seleção em 2019, sem data confirmada para os editais.  

“Vamos realizar este ano um novo concurso para a Polícia Civil e um novo concurso para a Polícia Militar. Na Polícia Civil, no ano passado, ao concluirmos o concurso, não conseguimos preencher todas as vagas, nem de delegados e nem de agentes. Vamos fazer um novo concurso para que possamos ter um maior número de delegados e atender a um pleito das mulheres da Bahia, um pleito das nossas deputadas que é a ampliação do número de DEAMs em várias regiões do nosso estado”.

A declaração do governador Rui Costa ocorreu em sessão solene de início da 19ª Legislatura, na rampa de acesso ao Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. O chefe do executivo foi recepcionado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Leal (PP), no dia 4 de janeiro. 

No vídeo abaixo, saiba como recorrer de um resultado do concurso: 

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Comentários