Concurso Corpo de Bombeiros PB suspende etapas devido ao Coronavírus

As etapas adiadas foram os exames médicos e o Teste de Aptidão Física (TAF). Um novo cronograma será definido após período de quarentena.

O Corpo de Bombeiros da Paraíba decidiu suspender as demais etapas do concurso CBM-PB para o Curso de Formação de Oficiais 2020, devido ao risco de contaminação pelo Covid-19, o novo Coronavírus. 

A decisão foi comunicada por meio de um Ato, publicado na última segunda-feira, 23. A medida levou em consideração o Decreto nº 40.134, de 20 de março de 2020, que declara o estado de calamidade em razão da grave crise de saúde pública decorrente da pandemia.

O órgão recomenda que os candidatos fiquem atentos às publicações em seu site e no Diário Oficial, pois, após autorização do Governo do Estado da Paraíba, será remarcada a data para os Exames adiados.

 As etapas adiadas foram os exames médicos com data definida para 2 de abril, e o Teste de Aptidão Física (TAF), que estava agendado para os dias 15, 16 e 17 de abril. 

De acordo com o Ato publicado, os exames médicos solicitados no item 10.4.2.3 do Edital, que tenham sido expedidos nos sessenta dias anteriores à 2 de abril de 2020, serão considerados válidos. 

Concurso Corpo de Bombeiros PB tem etapas adiadas por causa da pandemia. (Foto: divulgação)
Concurso Corpo de Bombeiros PB tem etapas adiadas por causa da pandemia.
(Foto: divulgação)


Relembre as etapas do concurso Corpo de Bombeiros PB 2020

O concurso CBM-PB oferece dez vagas de nível médio, com salário inicial de R$2.924,89. Após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2020, no cargo de 2º tenente, os bombeiros receberão uma remuneração de R$ 7.253,26. 

Esse valor será composta pelo soldo, gratificação de habilitação, auxílio alimentação e bolsa desempenho.

Para concorrer, além de comprovar a escolaridade, era preciso estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, ano de abertura da seleção. A nota no Enem correspondeu à primeira etapa do concurso para ingresso no CFO 2020.

Na segunda etapa os candidatos realizaram um exame psicológico. E passarão ainda por exame de saúde, Teste de Aptidão Física (TAF) e avaliação social (apenas para os matriculados no curso de formação).

Os aprovados em todas as fases do concurso serão convocados para o curso de formação, que será realizado no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba (Academia de Bombeiro Militar Aristarco Pessoa), em João Pessoa, na Paraíba.

O curso terá duração de três anos letivos, em tempo integral, e regime de dedicação exclusiva.

O concurso do Corpo de Bombeiros-PB ficará válido por um mês, contados a partir da primeira homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período. Neste tempo, os aprovados serão convocados.