Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso Caxias-MA mantém provas em meio à greve de caminhoneiros

Concurso Caxias-MA mantém provas em meio à greve de caminhoneiros

Greve de caminhoneiros em todo o país não afetará o segundo dia de provas do concurso Caxias-MA, que está marcado para o próximo domingo, 27

A greve de caminhoneiros em todo o país não será impeditivo para o segundo dia de provas do concurso da Prefeitura de Caxias-MA. A confirmação foi dada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que afirma que:

"Até o presente momento, as provas de domingo estão confirmadas, já que não temos certeza até quando será mantida a greve".

O segundo dia de provas do concurso de Caxias-MA será no dia 27 de maio, para os cargos dos níveis médio e fundamental. A previsão é que os gabaritos sejam divulgados um dia após o exame.

As provas acontecerão em alguns bairros de Caxias-MA, como Morro de Alecrim, Centro, Volta Redonda, Castelo Branco e Seriema. As disciplinas das quesões irão variar de acordo com o cargo.

Greve de Caminhoneiros muda agenda de concursos no país

Tradicionalmente, os concursos públicos atraem inscritos de todo país, principalmente os de tribunais e de prefeituras com grande número de vagas. Porém, com a greve de caminhoneiros em todo o Brasil, chegar aos locais de prova pode se tornar uma dificuldade para milhares de concurseiros que realizarão avaliações neste final de semana. 

Com a paralisação dos caminheiros desde segunda-feira, 21, muitos postos de gasolina já estão sem estoque, assim como os aeroportos. A falta de combustível no país está afetando diretamente aeroportos e frotas de ônibus, que foram reduzidas, assim como o número de voos.

Caminheiros protestam contra os altos preços do combustível (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Caminheiros protestam e greve pode mudar cronograma de
concursos no país. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Mesmo com a greve, há órgãos e empresas que preferiram manter os concursos, como é o caso do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, da Liquigas e da Prefeitura de Caxias-MA, que terão provas no próximo domingo, 27.

Por outro lado, a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac) estuda nesta quinta, 27, enviar uma recomendação para os órgãos que realizarão concursos neste final de semana, indicando o adiamento das provas, a fim de evitar complicações para os candidatos. 

A Anpac está analisando a possibilidade de elaborar ofícios, mas segue no aguardo das próximas tomadas de decisão sobre a greve de caminhoneiros no país.

Primeiro dia de provas aconteceu sob normalidade

De acordo com a Prefeitura de Caxias do Maranhão, o primeiro dia de provas do concurso foi sob normalidade. Mesmo após muita polêmica envolvendo a seleção, que chegou a quase ser suspensa e ter a aplicação do exame definida na justiça, os candidatos compareceram em peso para garantir uma das mais de mil vagas.

Candidatos do concurso Caxias-MA compareceram em peso no primeiro dia de provas. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Caxias-MA)
Candidatos do concurso Caxias-MA compareceram em peso no
primeiro dia de provas. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Caxias-MA)

O primeiro dia de provas do concurso de Caxias do Maranhão aconteceu no último domindo, 20, em dois turnos: manhã, para os candidatos aos cargos de nível superior; e à tarde, para os concorrentes nas carreiras de professor, em diversas especialidades.

Foram cobradas 40 questões, distribuídas entre disciplinas de Língua Portuguesa, Informática, Conhecimentos Gerais sobre Caxias-MA e Conhecimentos Específicos. Os concorrentes tiveram três horas para concluir a provas.

"Nós acreditamos que o concurso veio para ajudar o nosso compromisso, que é abrir oportunidades. É a única cidade do país que está oferecendo mais de 1.100 vagas. A cidade se organizou e se estruturou para fazer o concurso”, disse o prefeito Fábio Gentil, em entrevista ao site da Prefeitura.

Concurso aconteceu sob polêmica

As provas do concurso de Caxias-MA quase foram suspensas. Isto porque, no dia 17 de maio, o Tribunal de Contas publicou uma nota anunciando a suspensão do concurso, alegando possíveis irregularidades na contratação da banca, que foi considerada sem qualificação para organizar as etapas da seleção.

A prefeitura de Caxias-MA informou que, enquanto não recebesse um comunicado formal e oficial, manteria a aplicação das provas. O TCE , por sua vez, informou que a prefeitura se negava a receber o ofício.

A definição do caso só se deu no dia 18 de maio, quando a prefeitura conseguiu uma liminar, que manteve a realizaçãpo das provas no domingo, 20

O concurso da Prefeitura de Caxias-MA, a 360 km da capital São Luís, no Maranhão, oferece 1.179 vagas em diversos cargos. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade e os salários variam de R$954 a R$5 mil, de acordo com a função. 

Há oportunidades para cargos das áreas da Saúde, Administração Geral, Caxias Prev, Segurança Pública e Secretaria Municipal de Educação.

Prepare-se para o segundo dia de provas

O segundo dia de provas do concurso Caxias-MA segue confirmado. E, para não esquecer os estudos e perder a oportunidade de aprovação, separamos dicas de especialistas sobre o assunto. Confira!



Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações