Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Casos de Sucesso: conheça o guarda que dá aulas de Muay Thai

Casos de Sucesso: conheça o guarda que dá aulas de Muay Thai

Ser guarda municipal é o sonho de muitos concurseiros. Anderson Luiz fala o que fez para ser aprovado e como concilia as atividades como professor de Muay Thai.

Muita gente tem o sonho de ingressar na carreira pública na área da segurança. No entanto, essa é uma tarefa árdua, pois são muitas etapas até chegar a tão sonhada aprovação. Anderson Luiz, 37 anos, conseguiu vencer todas as barreiras, foi aprovado para a Guarda Municipal do Rio de Janeiro e hoje é motivo de inspiração para os concurseiros.
 
Anderson é guarda municipal no Rio de Janeiro desde 2011. Além disso, consegue conciliar uma outra atividade: ser professor de Muay Thai. O servidor público atua durante o dia na corporação e na parte da noite leciona artes marciais. Há anos conseguindo conciliar os dois, ele já foi campeão mundial na Tailândia.

Estabilidade foi o grande incentivo

Perguntado sobre o que fez se interessar pela carreira pública, Anderson Luiz foi enfático e disse que a estabilidade foi o principal fator nessa decisão. Saber que teria segurança empregatícia o fez investir nos estudos para concurso e criar uma nova rotina.
 
O servidor contou à FOLHA DIRIGIDA que o passo inicial para conquistar a tão sonhada vaga na Guarda Municipal foi quando entendeu que para ser aprovado seria necessário muito estudo. E para isso, Anderson estabeleceu prioridades e foco, pois sabia que precisaria de uma boa preparação para concorrer.
 

Apoio da família fez a diferença na jornada

Para quem começa um novo desafio é muito importante ter o apoio de familiares e amigos. Afinal, são essas as pessoas que sempre estão presentes nos principais momentos. No mundo dos concursos, faz toda a diferença, ainda mais quando acontecem as reprovações.
 
No caso de Anderson, não foi diferente. Ele diz que as pessoas mais próximas deram total apoio para que investisse nesse sonho de ser aprovado no concurso da Guarda Municipal.
 
"Diziam que eu estava no caminho certo em escolher um emprego público", disse o servidor.
 
Anderson relata que não conseguiu a aprovação de primeira. Como uma reprovação não pode te abalar, ele não desistiu. Em 2008, prestou o concurso para o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, mas não obteve a média necessária para ser convocado. Entretanto, obteve o apoio de todas as pessoas para não desistir e permanecer. 
 
Anderson Luiz revela como passou para a Guarda do Rio
Anderson Luiz foi aprovado para a Guarda Municipal do Rio
(Foto: Divulgação)

O trabalho, estudos e o Muay Thay

Na época, o Anderson precisou conciliar os estudos com as demais atividades para conseguir ter o sucesso. Pela manhã, trabalhava em um escritório de contabilidade, enquanto à tarde estudava para o concurso e na parte da noite dava aulas de Muay Thai em uma academia.
 
"Entendi que para passar no concurso, eu precisava de ajuda, então decidi entrar num curso preparatório para otimizar o tempo de preparação", disse o hoje guarda municipal do Rio de Janeiro.
 
 
Ser professor de artes marciais também ajudou muito o concurseiro, principalmente no que diz respeito ao preparo físico. O servidor conseguiu conciliar as atividades e hoje consegue utilizar as suas habilidades dentro da corporação.
 
"Quando entrei na Guarda Municipal, já era professor de Muay Thai e boxe. Então fui convidado para fazer um curso dentro da guarda para ingressar na instrutoria. Hoje faço parte do grupo de instrutores de defesa pessoal da GM Rio."
 
Todas as terças e quintas-feiras, Anderson ensina para os colegas de profissão as técnicas da luta. As aulas na Guarda são realizadas às 7h da manhã e voluntariamente. Ele já tem 40 alunos. Essa atitude contribui para melhorar o condicionamento físico, além de proporcionar essa cultura e os conhecimentos do Muay Thai para quem não tem condição de fazer aulas.
 

Baixe o e-book "Como estudar para concursos públicos"

Sacrificou o noivado, mas hoje é casado

Quando começou a estudar para concurso, Anderson decidiu sacrificar o próprio noivado. Na época, não terminou com a sua noiva, porém deixou de ser a sua prioridade. O foco nos estudos foi colocado em primeiro lugar - e ele não se arrependeu, pois conseguiu ser aprovado.
 
Tempo depois, o relacionamento não vingou. No entanto, ingressar na Guarda Municipal do Rio trouxe diversos benefícios para Anderson, como o seu casamento. Atualmente, ele é casado com uma guarda, que também frequenta os treinos de Muay Thai ministrados pelo marido na Guarda do Rio.
 
"Meu maior desafio foi ter que sacrificar o meu noivado. Chegava da academia e ia estudar. Nos finais de semana passava o dia inteiro estudando. O tempo para namoro reduziu bastante! O tempo que me sobrava, ao invés de namorar, tinha que estudar (risos)"

Servidor revela que não teve dificuldades para se adaptar

Anderson foi aprovado em 2008. No entanto, foi convocado para o curso de formação somente em 2011. Ele conta que os principais segredos foram: meta, disciplina, rotina e dedicação.
 
Ele revela que não teve dificuldades para se adaptar ao novo trabalho, pelo contrário, por ter bastantes amigos na área da segurança pública conseguiu se adequar com facilidade.
 
 
Anderson explica que sempre gostou da área da segurança pública. Ele conta que morava ao lado de um Batalhão da Polícia Militar e cresceu no meio dos policiais. Esse contato diário só aumentou o desejo por ser um servidor dessa área.
 
"Não tive dificuldades em me adaptar devido a minha formação nas artes marciais, onde requer disciplina, autocontrole, um bom condicionamento físico e respeito aos seus pares e superiores."
 
O servidor conta que começou patrulhando as ruas do Centro do Rio de Janeiro, mas logo depois recebeu um convite para trabalhar no setor administrativo de sua unidade devido a sua formação na área contábil. Ele revela que tudo isso foi um sonho realizado e deixa como mensagem: Nunca desista dos seu sonho!
 


PLAYLIST

Reprodução automática

Notícias

Concurso Guarda Niterói

Duração: 00:01:19

2801 exibições

Notícias

Concurso Guarda São João de Meriti

Duração: 00:02:01

1588 exibições




Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações