Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Casos de sucesso: conheça a guarda de trânsito aprovada de primeira

Há 21 anos como guarda municipal do Rio de Janeiro, Ivone Santos faz parte do primeiro grupo de mulheres aprovadas para trabalhar no trânsito.

Controlar e fiscalizar o trânsito de veículos e pedestres pelas ruas da Zona Oeste do Rio de Janeiro é a função de Ivone Santos há 22 anos, quando foi aprovada no concurso da Guarda Municipal. Essa foi a primeira e única seleção a qual se candidatou. Ela faz parte do primeiro grupo de mulheres a atuarem na área de trânsito da cidade.
 
“O concurso da GM-Rio foi o primeiro e único ao qual me candidatei, fui aprovada e classificada. Foram oferecidas as primeiras 200 vagas para mulheres na área de trânsito, que era realmente o que eu almejava”, relembra.
 
Desde que tomou posse, em 1996, Ivone chegou a trabalhar dois anos no Grupamento de Ronda Escolar. Mas, logo voltou a atuar no trânsito. Ela diz se identificar “com a rotina dinâmica das ações para promover fluidez e fiscalização, além da interação com a população que o trabalho proporciona”.
 
Guarda Municipal do Rio
Ivone Santos: guarda municipal do Rio há 21 anos
(Foto:Márcio Vasconcellos/GM-Rio)
 
O empenho e profissionalismo permitiram que ela se tornasse, em 2007, uma das líderes operacionais do Grupamento Especial de Trânsito da Zona Oeste (GET-Oeste). Com 54 anos, Ivone se diz realizada com seu trabalho e pretende se aposentar como guarda municipal do Rio de Janeiro.
 
 
“Tenho muito orgulho em poder dizer que ajudo a fazer o trânsito da cidade fluir. O serviço público nos permite isso, ajudar a cidade, o estado e o país a avançarem”, orgulha-se.

O caminho até a aprovação no concurso GM-Rio

Ivone Santos conta que soube do concurso para Guarda Municipal do Rio de Janeiro, em 1995, enquanto lia a FOLHA DIRIGIDA. A estabilidade e o a oferta de vagas para atuação no trânsito foram os motivos que despertaram seu interesse. “Gosto muito do dinamismo do trânsito”.
 
Por não ter tantos recursos tecnológicos para estudo como hoje, ela usou os métodos tradicionais de preparação: muitos cadernos, apostilas e provas de concursos anteriores.
 
“Não cheguei a abdicar da vida social até porque na época meus filhos eram pequenos, apenas alterei a frequência de algumas atividades. Acho que o segredo está no equilíbrio e na dedicação ao tempo separado para estudar”, explica.
 
 
Na opinião de Ivone, a etapa mais difícil do concurso foi o teste de aptidão física, que exigiu além de seu condicionamento. “Na época, eu trabalhava como segurança e saí de um plantão de 12h noturno para fazer o teste, que foi bem puxado. A questão psicológica também pesou bastante, pois tínhamos que ter atenção para executar os exercícios corretamente”, relembra.

.Problemas com teste físico? Saiba como escapar das armadilhas!

 

Como é ser uma mulher guarda de trânsito?

Quando Ivone entrou para Guarda Municipal, nos anos 90, o número de homens era superior ao das mulheres. No entanto, ela explica que o quadro de pessoal tende a ser mais equilibrado, hoje em dia. A própria GM-Rio é comandada por uma mulher, inspetora Tatiana Mendes.  

“Nós, mulheres, temos muitas ideias e características que podem ajudar em nossa cidade. A mulher tem um olhar diferenciado, atenção e foco nos detalhes, o que faz a diferença em trabalhos que exigem contato com outras pessoas”, relata a guarda municipal.
 
A Guarda Municipal do Rio é comandada por uma mulher, 
inspetora Tatiana Mendes (Foto: Divulgação)

Para Ivone, a maioria de homens na corporação não atrapalha o andamento do trabalho das mulheres no dia-a-dia. “No grupamento que trabalho, a maioria é formada por homens. Mas, isso não interfere em nada no nossa rotina de trabalho. Todos têm muito respeito, atuam com profissionalismo e também ajudam uns aos outros”.
 
 
Para todos aqueles que sonham com o serviço público, a guarda Ivone Santos deixa a seguinte mensagem: “além de sonhar, busque sempre obter o melhor de si através de algo que seja prazeroso. Nunca procure a gratificação financeira como prioridade e sim a realização profissional”.

Prepare-se para concursos públicos!

Faça como a guarda Ivone e seja aprovado em concursos públicos. FOLHA DIRIGIDA tem materiais que te ajudarão na conquista de uma vaga. Confira:
 

CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações