Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso Câmara de Guapimirim-RJ terá minuta do edital até junho

Concurso Câmara de Guapimirim-RJ terá minuta do edital até junho

A minuta do edital do concurso da Câmara de Vereadores de Guapimirim-RJ deverá ficar pronta até junho, para dar início à escolha da banca.

Um novo concurso está previsto no Estado do Rio de Janeiro. A Câmara de Vereadores de Guapimirim, na Baixada Fluminense, deve realizar em breve uma nova seleção. Após recomendação do Ministério Público do Estado do Rio  (MPRJ), a Casa deverá divulgar a minuta do edital entre maio e junho deste ano. 

O anúncio foi feito após reunião entre o MPRJ, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Magé, com representantes da Câmara de Vereadores de Guapimirim, na última terça-feira, 16. No encontro, ficou acertado que a publicação do edital para escolha da banca organizadora do concurso deverá ocorrer entre o final de maio e início de junho.

A minuta do edital deverá ser analisada pelas comissões de Licitação e do Concurso. A reunião contou com a presença do procurador-geral da Câmara de Vereadores de Guapimirim-RJ, Paulo César da Silva, e da promotora de Justiça, Marcela do Amaral.

Ainda segundo o MPRJ, de acordo com dados da Divisão de Recursos Humanos da Câmara de Guapimirim-RJ, existem atualmente 17 vagas a serem oferecidas no concurso. Deste total, 15 são para cargos de nível fundamental e duas para graduados.

Uma nova reunião entre o MPRJ e a Câmara de Vereadores de Guapimirim-RJ está marcada para o dia 21 de maio. Na ocasião, a Casa deverá dar novas informações a respeito do concurso. 

Minuta do edital da Câmara de Vereadores de Guapimirim-RJ deverá sair até junho (Foto: Prefeitura de Guapimirim)
Câmara de Vereadores de Guapimirim-RJ realizará concurso
(Foto: Prefeitura de Guapimirim)

Câmara reconhece necessidade de concurso

Em junho de 2018, o MPRJ recomendou um novo concurso para a Câmara de Vereadores de Guapimirim-RJ. Na ocasião, o Ministério Público afirmou que o quadro de servidores da Casa era formado por 63 comissionados e apenas 13 servidores efetivos,

A previsão, no entanto, no órgão legislativo municipal, era para 33 cargos efetivos, sendo cinco técnicos legislativos, 11 auxiliares legislativos, 11 auxiliares de serviços gerais, dois digitadores, dois motoristas e dois telefonistas.

Ainda segundo nota do MPRJ, a Presidência da última Legislatura da Câmara Municipal de Guapimirim reconheceu de forma espontânea a necessidade de se adequar à Constituição, ou seja, ter mais efetivos em seu quadro. No entanto, o procurador Paulo César, representante da gestão de 2018, deixou claro que o concurso não estava nos planos do atual presidente.

Confira concursos da área Administrativa

Com isso, o MPRJ foi levado a determinar o concurso para a Câmara de Guapimirim, no prazo de 180 dias, além de pedir a exoneração dos funcionários comissionados ou em cargo gratificado, que não estejam no desempenho de funções essencialmente de direção e assessoramento, bem como daqueles que estejam em número superior ao quadro de pessoal efetivo previsto.

Prepare-se para o concurso da Câmara de Guapimirim-RJ

Com processos para a realização de uma nova seleção em andamento, os interessados no concurso da Câmara de Guapimirim-RJ já podem se preparar. Para ajudar nos estudos, FOLHA DIRIGIDA separou algumas dicas. Confira! 

Você sabe estudar para concursos públicos? Descubra!

Resolva o quiz sobre planejamento de estudos!






Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações