Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso Caixa Econômica: banco diz que avalia novas contratações

A Caixa Econômica Federal está avaliando a possibilidade de contratação de novos empregados. Último concurso foi em 2014.

A Caixa poderá ter um reforço no seu quadro de funcionários. Procurada pela FOLHA DIRIGIDA, a Assessoria de Imprensa do banco informou que "está avaliando, internamente, a possibilidade de contratação de novos empregados e que, tão logo o estudo seja concluído, será submetido às instâncias deliberativas".

Esta informação também teria sido passada pelo presidente da estatal, Pedro Guimarães. De acordo com a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Paraná (Fenae), Guimarães teria anunciado a contratação de 2.500 aprovados do concurso de 2014, em visita à Diretoria de Gestão de Pessoas, em Brasília (DF).

A informação teria sido reafirmada pelo presidente na viagem que fez à cidade de Boa Vista, em Roraima, no dia 18 de janeiro. Para o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, a retomada das convocações é positiva, mas não basta.

“Essa é uma luta da Fenae e de outras entidades. Os empregados estão mais sobrecarregados e adoecidos a cada dia. Não adianta chamar 2.500 concursados e forçar a saída de 5 mil, 10 mil trabalhadores com planos de demissão e aposentadoria”, criticou.

Segundo a Fenae, a Caixa encerrou 2014 com pouco mais de 101 mil empregados. Naquele ano, no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2014/2015, a direção do banco se comprometeu a realizar mais 2 mil contratações, o que elevaria o total para além dos 103 mil.

No entanto, neste período mais de 16 mil profissionais teriam deixado a empresa, principalmente por meio dos planos de desligamentos.

"Não se sabe ao certo quantas contratações foram feitas, mas dos mais de 30 mil aprovados no último concurso público, menos de 10% foram convocados. Hoje, são cerca de 85 mil empregados", diz em nota a Fenae.

Concurso Caixa 2014 tem validade congelada

O caso do concurso da Caixa Econômica Federal vem se arrastando ao longo dos anos. A última seleção da estatal foi realizada em 2014, para técnico bancário, de nível médio, médico do trabalho e engenheiro, para graduados. As oportunidades foram em cadastro de reserva. 

O concurso Caixa 2014 foi um dos maiores do país e possui mais de 30 mil aprovados aguardando convocação. A seleção teve mais de 1 milhão de inscritos e foi organizada pelo Cebraspe (antigo Cespe/UnB). 

A validade foi de um ano, podendo ser estendida por mais um. Já contando com a prorrogação, o concurso de 2014 teria o prazo de validade encerrado em 16 de junho de 2016 para os técnicos, e 26 de junho de 2016 para médicos e engenheiros. 

Concurso Caixa (Foto: Divulgação)
Concurso Caixa de 2014 tem mais de 30 mil aprovados em cadastro
(Foto: Divulgação)


No entanto, um processo para convocação dos aprovados tramita desde o início de 2016. Na época, o Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins (MPT-DF/TO) ajuizou uma ação para que o banco prorrogasse por tempo indeterminado a validade do concurso, e, assim, tivesse mais tempo para convocar aprovados do cadastro de reserva. 

A Caixa recorreu da decisão. Atualmente, o processo está "suspenso ou sobrestado por julgamento de Repercussão Geral - STF". Na prática, isto significa que o processo está parado aguardando uma decisão do Supremo Tribunal Federal.

Enquanto estiver nesta suspensão e o processo não for finalizado, a validade do concurso Caixa 2014 também está parada, o que significa que o banco ainda poderia convocar os aprovados. Até o momento, a Caixa Econômica não se manifestou sobre a abertura de novos concursos, mas o atual presidente da estatal já ressaltou que uma possível privatização está descartada

Em outra declaração, no evento Caixa Mais Brasil, Pedro Guimarães reforçou que os concursos da Caixa devem ser tratados com seriedade

"Os concursos para admissão de novos funcionários devem ser tratados de forma mais séria, para que aqueles que se esforçaram para entrar na instituição sejam valorizados".

Acesse preparação para concursos
com videoaulas!

Curso preparatório

Entenda como funciona a validade de concursos 



Comentários