Concurso Sefaz-RS: sai resultado de recurso e questões são anuladas

Concurso Sefaz-RS divulga resultado dos pedidos de recurso contra o gabarito e anula oito questões das provas I e II.

O concurso da Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul  (Sefaz-RS), com vagas para o cargo de auditor do estado classe A, teve questões anuladas em suas provas. Ao todo, oito questões das provas dos blocos I e II foram canceladas. O documento com a justificativa para as alterações foi divulgado na última segunda-feira, 2 , no site da banca organizadora da seleção, o Cespe.
 
Na prova do bloco I, que cobrou as disciplinas de Língua Portuguesa, Administração, Conhecimentos Específicos, Auditoria e Contabilidade Geral, as questões 2, 26 e 67 foram anuladas. A justificativa da banca para a anulação foi de que, em dois casos, havia duas opções de resposta corretas, e em outro caso, a opção escolhida como gabarito não trazia a resposta certa.
 
fachada Sefaz-RS

Sefaz-RS anula oito questões do concurso
(Foto: Divulgação)

 
Já na prova de bloco II, as questões canceladas form as de número 129,136, 152, 155 e 163. As justificativas foram diversas, entre elas, a de não haver opção correta entre as respostas, e também a da exigência de conteúdos que não estavam previstos no edital. A prova II cobrou Contabilidade Pública, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Tributário, Matemática Financeira e Economia e Finanças.
 
As avaliações foram aplicadas em dois dias diferentes, 10 e 11 de março, conforme  o número de blocos de disciplinas. As provas foram compostas por 200 questões, sendo 100 em cada dia.
 
Além de poder conferir as anulações, os candidatos do concurso Sefaz-RS também podem consultar individualmente o gabarito definitivo, o caderno de prova e a folha de resposta. Todos os itens estão disponíveis no site da banca organizadora Cespe.
 
O concurso para a Sefaz-RS oferta sete vagas para o cargo de auditor de estado e recebeu um total de 3.777 inscrições. Deste total, 3.435 candidatos disputam as cinco vagas para ampla concorrência, o que gera uma demanda de 687 candidatos por vaga. As outras duas oportunidades são disputadas por candidatos inscritos em cotas para negros e deficientes. O salário inicial do cargo é de R$21.454,81.

Sefaz-RS já prepara novo concurso

A reportagem de FOLHA DIRIGIDA apurou junto à Assessoria de Comunicação da Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS) que o órgão já estuda a viabilização de uma nova seleção. A previsão é que sejam ofertadas vagas para níveis médio e superior.
 
Segundo a assessoria da Sefaz, o órgão tem recebido muitos pedidos de aposentadoria, fato que tem causado grande defasagem de servidores, principalmente para o cargo de auditor fiscal. Conforme revelou o setor, recentemente 50 auditores fiscais se aposentaram.
 
Por isso, a intenção é que um novo concurso seja feito ainda em 2018 para deixar o quadro de servidores preparado para a próxima gestão de governo, que virá em 2019. A previsão é que sejam oferecidas vagas para auditor fiscal, que exige nível superior, e também para auxiliar fazendário e técnico do tesouro, que exigem nível médio.

Fiz a prova do concurso, e agora? Veja as dicas pós-prova

Alexandre Prado, O Especialista, fala sobre um assunto que atormenta a maioria dos concurseiros: o que fazer depois das provas? Confira as dicas para os aprovados e não aprovados nos processos e como passar por mais uma etapa. Veja também vídeo sobre como funciona a validade do concurso público.


Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários