Versão nova do site ativada

Prazo de validade do concurso Bombeiros-DF é prorrogado até 2021

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal prorrogou o prazo de validade de todos os editais de concurso, homologados em 2017.

13/12/2019 19:35

13/12/2019 19:35

Foram prorrogados os prazos de validade de todos os editais do concurso Bombeiros-DF, cuja homologação aconteceu em 2017. Agora, as convocações poderão acontecer até 2021, período até quando permanecerá válido.

As portarias que comunicam a extensão do prazo foram publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira, 13. O novo prazo começará a contar a partir do dia 19 de dezembro, ficando válido até essa mesma data, em 2021.

O último edital de concurso do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal foi publicado em 2016 e contou com uma oferta de 779 vagas mais formação de cadastro reserva. A distribuição aconteceu da seguinte maneira:

  • 115 para oficiais combatentes;
  • 20 para oficiais de saúde/médicos;
  • Quatro para oficiais de saúde/cirurgiões-dentistas;
  • 20 para oficiais complementar;
  • 448 para praças/operacional;
  • 112 para praças/condutor e operador de viaturas;
  • 55 para praças/manutenção (veículos);
  • Cinco para praças/manutenção (aeronaves).

Para concorrer aos cargos de soldados e oficiais foi preciso ter o nível superior como escolaridade. Algumas especialidades ainda exigem carteira de habilitação nas categorias "B" e "D".

As carreiras proporcionam remuneração que varia entre R$5.018,08 e R$6.338,87 para soldados de 2° e 1° classe, respectivamente.

(Foto: SSP-DF)
Concurso Bombeiros-DF teve mais de mil aprovados sendo convocados
(Foto: SSP-DF)

A boa notícia é que o  Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA)  para 2020, encaminhado ao Congresso Nacional, prevê o provimento de 378 vagas para o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Essa previsão somada com a prorrogação do prazo de validade permite que o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal realize novas convocações, além da possibilidade da publicar um novo edital.

O que aumenta a expectativa por mais convocações é o histórico do Governo do Distrito Federal em contratações no concurso Bombeiros-DF. No dia 16 de julho deste ano foram 365 aprovados sendo convocados, totalizando mais de 1.100 aprovados que realizam o curso de formação. Foram 2.098 candidatos aprovados.

Concurso Bombeiros-DF teve várias etapas de seleção

Todos os candidatos inscritos no concurso do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal foram avaliados por meio de diversas etapas. A primeira foi composta por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

O exame contou com 80 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática, Língua Inglesa (para funções de Oficiais), Física, Noções de Agenda Ambiental, Biologia e Conhecimentos Específicos.

Em seguida, os classificados foram convocados para as demais etapas, sendo: ao exame de aptidão física, inspeção de saúde e avaliação psicológica.

365 aprovados foram convocados em julho 

A ultima convocação do concurso do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal ocorreu em julho. Nela, 365 aprovados foram chamados. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF).

Os convocados tiveram de se apresentar entre os dias 22 e 24 de julho no 12º Grupamento de Bombeiros Militar de Samambaia munidos da documentação exigida no edital de convocação.Antes de tomarem posse, no entanto, os aprovados devem concluir o curso de formação. 

O curso é desenvolvido em regime integral e sob sistema de internato com dedicação exclusiva. Durante a realização do curso, o aluno receberá uma remuneração mensal, de acordo com a Lei dos Bombeiros. 

 

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!