Versão nova do site ativada

Concurso Brigada Militar-RS: locais de prova são divulgados

Mais de 6 mil candidatos podem conferir os locais em que farão as provas, no dia 24 de março, do concurso de oficiais da Brigada Militar-RS.

15/03/2019 20:00 | Atualizado: 26/03/2019 14:28

15/03/2019 20:00 | Atualizado: 26/03/2019 14:28

Foram divulgados nesta sexta-feira, 15, os locais em que serão realizadas as provas do concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Ao todo, mais de 6 mil candidatos são esperados para os exames, que ocorrerão no dia 24 de março (domingo), em dois turnos. 

Do total de inscritos, 5.288 realizarão as provas para o cargo de oficial da Polícia Ostensiva, que conta com 200 vagas no concurso. Os demais 848 inscritos concorrem às 50 oportunidades destinadas ao posto de oficial do Corpo de Bombeiros. 

As salas de prova podem ser consultadas no site da Fundação La Salle , banca do concurso da Brigada Militar-RS. No dia 24 de março, os candidatos realizarão exames objetivos e discursivos, que ocorrerão na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Concurso Brigada Militar-RS terá provas dia 24 (Foto: Prefeitura de Uruguaiana)
Concurso Brigada Militar-RS oferece 250 vagas para oficiais
(Foto: Prefeitura de Uruguaiana)

 

No turno da manhã, todos os candidatos realizarão a prova objetiva. O exame terá início às 9h30. Em até quatro horas, os concorrentes deverão responder a 80 questões, que serão distribuídas pelas disciplinas de: Português, Direito (Administrativo, Civil, Constitucional e da Criança e do Adolescente), Legislação Aplicada a Função, Direito Internacional e Humanos e Direito (Penal, Processual Penal, Penal Militar e Processual Penal Militar).

No mesmo dia, na parte da tarde, ocorrerá a prova discursiva. O exame terá três horas de duração e será iniciado às 16h. Nesta etapa, os candidatos responderão a dez questões, sendo: duas de Direito Constitucional, duas de Direito Administrativo, duas de Direito Penal e/ou Processual Penal, duas de Direito Penal Militar e/ou Processual Penal Militar e duas de Legislação Aplicada a Função.

Prepare-se para concursos!

Inicie seus estudos

Os classificados em ambas as provas serão encaminhados para as demais etapas de seleção, sendo elas: exame de títulos; exame de saúde; Teste de Capacitação Física (TAF); avaliação psicológica (testagem coletiva e entrevistas de grupo e individual); e prova oral.

Concurso Brigada Militar-RS foi suspenso duas vezes

concurso para Brigada Militar-RS foi suspenso, pela primeira vez, em março de 2018, quando o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) exigiu retificação nos editais. Cerca de seis meses depois uma decisão deu prosseguimento à seleção.

Em dezembro de 2018, o concurso foi novamente suspenso, após o Ministério Público (MP-RS) emitir liminar alegando que não havia reserva de vagas para pessoas com deficiência. O motivo apresentado foi a natureza do cargo e das atividades executadas.

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado, no entanto, decidiu retomar o concurso e deferiu o efeito suspensivo à liminar que paralisou a seleção. Em janeiro deste ano, o cronograma de retomada das atividades da seleção foi publicado. Confira abaixo;

Provas objetivas e discursivas24/03
Gabarito preliminar da prova objetiva26/03
Recursos contra o gabarito preliminar27 a 29/03
Gabaritos oficiais das provas objetivas e respostas aos recursos16/04
Notas preliminares das provas objetivas

18/04

Recursos contra as notas preliminares22 a 24/04
Notas finais das provas objetivas30/04
Notas preliminares da prova discursiva e prova de títulos15/05
Recursos contra as notas preliminares das provas discursivas e de títulos

16, 17 e 20/05

Notas oficiais das provas discursivas, de títulos

31/05

Lista de candidatos aprovados na primeira etapa do concurso07/06

Prepare-se para as provas do concurso

Com provas marcadas para o dia 24 de março, é normal que os candidatos do concurso da Brigada Militar-RS tenham dúvidas sobre o que fazer a poucos dias das avaliações. Para ajudar nesta decisão, FOLHA DIRIGIDA traz abaixo as dicas da coach Deboral Cal. Confira! 

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

Brigada Militar-RS - 2018 - Capitão/Oficial

RS
Até R$11620,55
Fund...
250 vagas

Preparação