Concurso Guarda Belém PA: escolha da banca é suspensa por Coronavírus

Como medida de prevenção ao Coronavírus, a Prefeitura de Belém suspende a escolha da banca do concurso para Guarda Municipal. Entenda!

A Prefeitura de Belém, capital do Pará, optou pela suspensão da escolha da banca organizadora do novo concurso para Guarda Municipal. A decisão, publicada no Diário Oficial da cidade, foi motivada pelo avanço do Coronavírus (Covid-19).

A sessão presencial da licitação estava marcada para o dia 13 de abril. Porém, o município declarou estado de emergência para enfrentamento preventivo da pandemia do Coronavírus, de modo a evitar aglomerações e atendimentos presenciais na administração pública.

O que, de acordo com a prefeitura, pode prejudicar a saúde dos servidores e dos participantes da licitação. A atual conjuntura também restringe viagens, que pode diminuir a participação na licitação. Diante disso, a comissão responsável optou por adiar o processo por tempo indeterminado.

A nova data para a escolha da banca organizadora será divulgada após as deliberações superiores. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde desta segunda-feira, 23, o estado do Pará já conta com cinco casos confirmados de Covid-19.

Guarda Municipal de Belém PA
Guarda Municipal de Belém em ações de prevenção ao novo
Coronavírus (Foto: Prefeitura de Belém do Pará)


Os primeiros preparativos para o concurso Guarda de Belém do Pará foram publicados no Diário Oficial da União, em fevereiro. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep) informou sobre a abertura do processo seletivo para contratação da banca.

Quando tais procedimentos forem reabertos, as participantes poderão propor seus preços para ficar à frente da seleção. Em geral, a que apresenta o melhor valor e atende aos requisitos é contratada.

Assim, ganha o direito de receber as inscrições do concurso e aplicar as etapas, como provas objetivas e físicas.

+ Quer passar em concursos públicos? Saiba como!

Resumo concurso Guarda de Belém PA:

  • Órgão: Prefeitura de Belém
  • Cargo: guarda municipal
  • Vagas: não informadas
  • Requisitos e salário: não informados
  • Escolha da banca: suspensa pelo Coronavírus
     

Último concurso Guarda de Belém ocorreu em 2012

O último concurso para ingresso na Guarda Municipal de Belém ocorreu em 2012. O edital trouxe a oferta de 272 vagas para o cargo, sendo 245 para homens e 27 para mulheres. Para se candidatar, foi necessário ter o nível médio. A remuneração, na época, foi de R$2.583,80.

Os aprovados ainda tiveram direito a benefícios como vale-alimentação, vale-transporte e gratificações. A carga horária foi cumprida em escala de revezamento diário, diurno e noturno, incluindo-se sábados, domingos e feriados.

A banca organizadora foi o Cetap. Os concorrentes foram avaliados, primeiro, por duas etapas: prova objetiva e teste de aptidão física. O exame objetivo, por sua vez, foi composto por 50 questões de múltipla escolha divididas entre as disciplinas de Língua Portuguesa (20), Legislação (20) e Conhecimentos Gerais (10).

Já o exame de aptidão física contou com flexão em barra, abdominal, flexão de braços e corrida de meio fundo, para homens, e teste estático de barra, abdominal, flexão de braços e corrida de meio fundo, para mulheres.

Os habilitados ainda foram submetidos ao curso de formação de guarda municipal, no qual o aluno foi avaliado quanto ao desempenho comportamental, físico, intelectual, psicológico e pessoal. Durante a realização do curso, a bolsa-auxílio mensal foi de R$600.

A validade do concurso foi  de um ano, cabendo prorrogação por igual período.