Concurso Banrisul tem mais de 150 mil inscritos em análise preliminar

O concurso Banrisul promete ser concorrido, já que a lista preliminar de inscritos traz média de 150 mil candidatos.

O concurso do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) promete ser concorrido. Isso porque nesta terça-feira, 29, foram divulgadas as listas preliminares dos candidatos que tiveram as inscrições aceitas ou negadas pela Fundação Carlos Chagas (FCC), banca organizadora. De acordo com o documento, mais de 150 mil concorrentes estão confirmados. 

O número de inscritos ainda é preliminar,já que aqueles que tiveram as inscrições indeferidas podem recorrer. Os recursos deverão ser feitos no prazo de três dias úteis após a publicação do edital, sendo assim, até a próxima sexta-feira, 1º de fevereiro, por meio do site da FCC.

As estatísticas de inscritos serão publicadas pela banca organizadora, no mesmo dia ou após a publicação do edital de convocação para as provas. O documento está previsto para ser publicado no dia 12 de fevereiro. 

Caso as mais de 150 mil inscrições sejam confirmadas, a concorrência poderá ficar em torno de 750 candidatos por vaga. Ao todo, o Banrisul realiza concurso para o preenchimento de 200 vagas mais cadastro de reserva para a carreira de escriturário, que tem o nível médio como exigência. 

Banrisul realiza concurso para escriturários (Foto: Secom-RS)
Banrisul realiza concurso com oferta de 200 vagas para escriturários 
(Foto: Secom-RS)

 

Concurso Banrisul terá provas em fevereiro

O concurso do Banrisul terá a prova objetiva como única etapa de avaliação. O exame ocorrerá no dia 24 de fevereiro, no Estado do Rio Grande do Sul, nas seguintes cidades: Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santo Ângelo.

A prova objetiva será aplicada no turno da manhã, em horário a ser confirmado. Durante o exame, os candidatos responderão a 80 questões de múltipla escolha, sendo 45 de Conhecimentos Básicos e 35 de Conhecimentos Específico.

A prova objetiva terá duração de quatro horas, para todos os inscritos, com peso das questões variando de 0,5 a 1,5, conforme a tabela abaixo.

Disciplina Nº de questões Peso
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa 20 1,5
Matemática 15 1,5
Raciocínio Lógico/Matemático 5 1
Domínio Produtivo de Informática 5 1
Conhecimentos Específicos
Conhecimentos Bancários 20 1,5
Atendimento, Ética e Diversidade 8 0,5
Técnicas de Vendas 7 0,5


Para ser aprovado no concurso, será preciso alcançar, no mínimo, 60 pontos na prova objetiva e não zerar nenhuma disciplina. A prova será validade em uma escala de zero a 100 pontos.

Os selecionados no concurso do Banrisul serão contratados sob o regime celetista, que assegura o FGTS e o auxílio-desemprego. O prazo de validade da seleção será de um ano, contado a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado por igual período.

Curso para o concurso BanrisulPrepare-se para o concurso Banrisul

Sem cadastro de reserva válido, o Banrisul tem visto o seu déficit de pessoal aumentar. O atual concurso poderá aliviar esse problema, no quadro de pessoal do Banco do Estado do Rio Grande do Sul.

Em novembro, a reportagem de FOLHA DIRIGIDA conversou com o presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), Everton Gimenis.

Segundo o presidente, a cobrança para uma nova seleção tinha o intuito de preencher o déficit de escriturários atual do banco, que, segundo ele, está entre 20% e 30%.

Para quem teve a inscrição confirmada na seleção e se prepara para as provas objetivas, em fevereiro, FOLHA DIRIGIDA separou abaixo algumas dicas sobre como lidar com a concorrência em concursos, fator que não deve interferir na preparação. 



Comentários