Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso Banrisul: FCC é escolhida como banca organizadora

Concurso Banrisul: FCC é escolhida como banca organizadora

Concurso para escriturários do Banrisul já tem banca definida, será a FCC – Fundação Carlos Chagas.

Foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 6, o nome da empresa escolhida para organizar o próximo concurso do Banrisul, que será a Fundação Carlos Chagas (FCC). O – Banco do Estado do Rio Grande do Sul ainda não divulgou, até a publicação desta matéria, quando o edital será publicado. 

A expectativa é que as vagas sejam para o cargo de escriturário, que exige formação em nível médio. Acontece que a validade da seleção anterior para a carreira venceu em março deste ano, de modo que a instituição não pode mais chamar aprovados. 

No último concurso de escriturário, realizado em 2015, o vencimento inicial correspondia a R$1.796,45. Foram oferecidas 300 vagas e todos os aprovados dentro da oferta imediata, segundo informações do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), já foram convocados.

Prepare-se para o concurso

Confira dicas e materiais para concursos

Últimos concursos foram em 2015 e 2017

Além da seleção de 2015 para escriturário, em 2017 o Banrisul também realizou concurso com 120 vagas de técnico em tecnologia da informação, que exige o nível superior. A remuneração do cargo chega a R$5.600,41. As oportunidades foram distribuídas entre as seguintes áreas:

- Tecnologia da Informação (17)
- Suporte a Infraestrutura de TI (19)
- Suporte a Plataforma Mainframe (7)
- Desenvolvimento de Sistemas (53)
- Administração de Banco de Dados (três)
- Teste de Software (uma)
- Gestão de TI (20)

CURSO PARA CONCURSO BANRISUL♦ Como estudar Português para concursos públicos? Baixe o e-book!

Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. O exame consistiu em 75 questões abrangendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Legislação referente à equidade de Gênero e Igualdade Racial, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos. A banca desse concurso foi a Faurgs.

Já no último concurso para escriturário, a prova objetiva teve 80 questões, sendo 40 de Conhecimentos Gerais (Matemática, Raciocínio Lógico, Língua Portuguesa e Domínio Produtivo de Informática) e 40 de Específicos (Conhecimentos Bancários, Atendimento, Ética e Legislação de Equidade de Gêneros e Igualdade Racial, e Técnicas de Vendas).

Déficit de escriturários chega a 30%

Embora todos os 300 aprovados dentro da oferta imediata do concurso anterior de escriturários tenham sido convocados, o número ainda não foi o suficiente para suprir a demanda do Banrisul.

O  presidente do SindBancários, Everton Gimenis, disse que este número foi o mínimo e que o Banco  precisa repor aposentadorias. 

Embora o concurso tenha sido prorrogado, é preciso que o banco reponha, com concursados, pelo menos o número de colegas que se aposentaram no ano passado (2016) e os que sairão com o plano de aposentadoria voluntária.

♦ Aprovada no cargo de escriturário dá dicas para o concurso Banrisul

O déficit de escriturários nas agências do Banrisul é em torno de 20% e 30%. Segundo Gimenis, todas elas possuem, atualmente, quadro defasado gerando precarização do atendimento e sobrecarga de trabalho para os que estão em exercício. Esse percentual ainda pode aumentar por causa do novo Plano de Desligamento por Aposentadoria Voluntária (PDVs). 




Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações