Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso Banco do Brasil: professor orienta para Conhecimentos Bancários

Professor Adherbal D'Ávila orienta o estudo de Conhecimentos Bancários para o concurso Banco do Brasil

Concurso Banco do Brasil pode sair de surpresa (Foto: Divulgação)
A exemplo de Marcus Silva, que deu dicas de como os milhares de interessados no concurso Banco do Brasil podem estudar, o professor Adherbal D'Ávila, de Conhecimentos Bancários, falou da importância do estudo antecipado para uma seleção de escriturário.
 
"A oportunidade bate a porta quando vocẽ menos espera. Nesse sentido quem espera por um edital do Banco do Brasil deve estar preparado. Assim, quando ele sair não haverá surpresas", alertou.
 
O especialista foi procurado para dar orientações da disciplina mais importante do concurso: Conhecimentos Bancários.Na última seleção, em 2015, foram dez questões, com 15 pontos da prova (peso 1,5).
 
O professor mencionou os itens mais importantes da matéria. "O principal é o Sistema Financeiro Nacional. É necessário conhecer essa estrutura pois o BB faz parte dela enquanto órgão operador. Consulte, portanto, o site do Banco Central, que mostra esse organograma", orientou.
 
De temas novos que o Banco do Brasil pode cobrar está, segundo Adherbal D'Ávila, a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro. "Tendo em vista o atual cenário que vivemos, é praticamente certo que haja a cobrança disso. Destaco ainda produtos e serviços e bancários, noções do mercado de capitais e de câmbio, política monetária e garantias do Sistema Financeiro Nacional."

Como a Cesgranrio cobra Conhecimentos Bancários no concurso Banco do Brasil?

A Fundação Cesgranrio tem contrato firmado com o Banco do Brasil e, portanto, será a organizadora do próximo concurso. Como essa banca então costuma cobrar Conhecimentos Bancários. Segundo Adherbal D'Ávila, a forma clássica dessa organizadora avaliar candidatos é por casos. "É muito típico da Fundação Cesgranrio apresentar um caso concreto, questionando em seguida sobre a matéria. Os candidatos devem treinar questões desse tipo, para quando vier o concurso estarem craque nisso", concluiu.
 
Aprenda a montar um planejamento de estudo para concursos

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Escriturário do concurso Banco do Brasil exige o nível médio

O Banco do Brasil não possui concurso válido em 13 estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins), além do Distrito Federal. 
 
Em 2015, chegou a estar prevista a divulgação de um edital para escriturário nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No entanto, o concurso foi adiado em virtude da crise política e econômica do país. O cargo de escriturário exige o nível médio completo e tem remuneração de R$3.952,03. O BB contrata pelo regime celetista.
 
Em recente entrevista à FOLHA DIRIGIDA Online, o diretor de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil, Caetano Minchillo, disse que, por enquanto, ainda não há previsão para a retomada dos concursos. Segundo ele, o quadro de funcionários do BB está adequado às atuais necessidades do banco, que vem investindo em uma política de trabalho digital, abrindo escritórios virtuais.
 
Embora o BB tenha realizado um plano de aposentadoria voluntária no final do ano passado, cuja a adesão foi de 9.400 pessoas, ele destacou que a instituição teve que fazer a realocação de 9.300 funcionários que trabalhavam em agências físicas que foram fechadas nos últimos dois anos.
 
"Se olharmos o banco como um todo, nós não identificamos nenhuma necessidade de funcionários neste momento. Hoje a gente consegue, através da reestruturação interna e da readequação das pessoas dentro do banco, suprir essa necessidade", disse Caetano Minchillo, em recente entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA.
 
Entretanto, o presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli, já admitiu que "os concursos terão que ser realizados futuramente". Tal declaração é que deve motivar os interessados em ingressar no BB a estudarem. Quer inspirar a preparação com histórias de quem chegou lá? Confira como Thiago Figueiredo chegou lá!
 
Estude para o concurso Banco do Brasil com playlist especial

PLAYLIST

Reprodução automática

Notícias

Concurso Banco do Brasil

Duração: 00:00:58

1633 exibições

Notícias

Questões de Raciocínio Lógico - Parte 1 - Probabilidade

Duração: 00:06:07

2874 exibições

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR


Comentários