Concurso Alagoinhas-BA: veja orientações para o 1° dia de provas

Confira as orientações para o primeiro dia de provas do concurso para professores da Prefeitura de Alagoinhas, na Bahia.

No próximo domingo, dia 24 de novembro, os candidatos às vagas de professor do concurso para a Prefeitura de Alagoinhas, na Bahia, farão suas provas objetivas. As avaliações serão aplicadas no turno da manhã. 

São oferecidas oportunidades para as especialidades de: Ensino fundamental, Artes, Inglês, Ciências Biológicas, História, Geografia, Matemática, Educação Física e Português.

A avaliação contará com 60 questões, divididas por disciplinas de Conhecimentos Básicos e Específicos. Serão cobrados itens de: 

  • Língua Portuguesa (10);
  • Conhecimentos Gerais/Atualidades (cinco);
  • Informática Básica (cinco);
  • Raciocínio Lógico Matemático (10);
  • Conhecimentos Pedagógicos (10); e
  • Conhecimentos Específicos (20).

Na mesma ocasião os candidatos farão uma prova discursiva, que consistirá na elaboração de uma Redação. A prova valerá 20 pontos.

Os candidatos terão quatro horas para responder os exames. A permanência na sala de avaliação é obrigatória por até uma hora e meia. O descumprimento do horário acarretará na eliminação do candidato. Os candidatos poderão levar o caderno de provas, desde que permaneçam um tempo mínimo de três horas na sala de prova. 

A organizadora do concurso, o Instituto Consultec (Aitec) listou algumas recomendações para os candidatos que vão fazer a prova, no edital de convocação para a etapa. Os candidatos podem consultar, individualmente, seus cartões de confirmação de inscrição, na página da organizadora.

Confira as orientações básicas para as provas do concurso

A recomendação é chegar aos locais de prova com, no mínimo, trinta minutos de antecedência do horário de abertura dos portões. Considerando que os portões abrem às 8h, o ideal é chegar às 7h30 mim.

Os candidatos deverão comparecer ao local de prova portando caneta esferográfica transparente de tinta azul e preta. Além disso, será preciso apresentar um documento de identificação original e oficial com foto. O ideal é que seja o mesmo utilizado na inscrição.

Não serão aceitas cópias ou documentos fora do prazo de validade. Caso o candidato não possa apresentar o documento original por motivo de perda ou roubo, este deverá apresentar um registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 30 dias anteriores à realização da prova.

Os candidatos devem ficar atentos à lista de assessórios e equipamentos, cuja entrada não será permitida no local de prova. Entre eles:

  • Relógios de qualquer tipo;
  • Boné, chapéu, lenços, adornos e óculos escuros;
  • Celulares, pagers, máquinas calculadoras, bips, ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico;
  • Protetores auriculares e aparelhos auditivos de qualquer tipo (exceto para os candidatos que apresentaram Laudo Médico, constando esta necessidade).

Também não será permitido nenhum tipo de consulta a livros, legislação, manuais ou folhetos durante a avaliação. Os que não atenderem a essas proibições também serão eliminados do concurso.

Botão com link para assinatura FOLHA DIRIGIDA

Na chegada à sala de prova o candidato receberá um envelope de segurança onde poderá guardar seus aparelhos eletrônicos, devidamente desligados. Os concorrentes também estarão passíveis de eliminação caso os aparelhos emitam algum som durante a prova.

A banca também alerta sobre a importância de realizar a marcação do cartão resposta de maneira correta. 

Não haverá substituição de cartão resposta em casos de dupla marcação, rasuras, marcação emendada, campos de marcação não preenchidos integralmente, marcação ultrapassando o campo determinado e marcação que não seja feita com caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

Os três últimos candidatos só poderão deixar o local de provas juntos. Se o concorrente insistir em descumprir esta regra poderá deixar o local, após assinatura de um termo de eliminação, em que desiste do concurso. 

+ Descansar ou estudar na véspera da prova do seu concurso?

Concurso oferece 549 vagas para todos os níveis

O concurso oferece 549 vagas, sendo 157 imediatas e 392 para formação para cadastro de reserva. Para o nível médio, há chances de assistente administrativo, motorista (categoria D), auxiliar de classe, profissional de apoio de alunos com deficiência, operador de máquinas e equipamentos e tradutor e intérprete de Libras.

No nível técnico as oportunidades foram distribuídas pelas funções de técnico em Contabilidade e em Segurança do Trabalho. Já as vagas de nível superior são para os cargos de arquiteto, administrador, contador, analista de sistemas informatizados, bibliotecário, coordenador pedagógico, tradutor e intérprete de Libras, professor e psicólogo.

As remunerações podem chegar a R$2.817,47, dependendo da função. A carga de trabalho poderá ser de 20h, 30h ou 40 horas semanais, também de acordo com o cargo.

Prova objetiva
Concurso ainda terá mais dois dias de provas objetivas (Foto: Divulgação)

Concurso Alagoinhas-BA terá provas em janeiro

Os demais candidatos do concurso farão suas provas objetivas em janeiro. No dia 19 de janeiro responderão o exame os candidatos às provas de níveis médio e técnico e no dia 26 do mesmo mês os concorrentes às vagas de nível superior realizarão a prova.
 
 O conteúdo da avaliação pode variar de acordo com o cargo e nível de escolaridade. Poderão ser cobrados itens de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais/Atualidades, Informática Básica, Raciocínio Lógico Matemático e Conhecimentos Específicos. 

Os concorrentes aos cargos de nível superior ainda serão submetidos a uma etapa de prova de títulos. Já os inscritos nas vagas de motorista, operador de máquinas e equipamentos e tradutor e intérprete de Linguagens de Sinais farão uma prova prática.

O concurso Alagoinhas-BA terá validade de dois anos, a partir de sua data de homologação. O prazo ainda poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.