Concurso Alagoinhas-BA convoca candidatos de nível médio para provas

A Prefeitura de Alagoinhas, na Bahia, anunciou a convocação para o segundo dia de provas do concurso.

A Prefeitura de Alagoinhas, na Bahia, publicou um novo edital de convocação para as provas objetivas do concurso. Agora, será a vez dos candidatos às vagas de nível médio e técnico realizarem os exames.

As avaliações serão aplicadas em dois turnos, no dia 19 de janeiro. Pela manhã farão o exame os concorrentes às vagas de assistente administrativo.

No turno da tarde, a prova será aplicada aos inscritos nas vagas de: motorista categoria D; auxiliar de classe; profissional de apoio de alunos com deficiência; operador de máquinas e equipamentos; tradutor e intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras); técnico em Contabilidade; e técnico de Segurança do Trabalho.

Serão cobrados itens de Conhecimentos Básicos e Específicos. A prova de Conhecimentos Básicos contará com questões das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa - 10 questões
  • Matemática/Raciocínio Lógico - 10 questões
  • Conhecimentos Gerais/Atualidades - Cinco questões
  • Informática Básica - 10 questões

As outras 15 questões serão sobre Conhecimentos Específicos. Nesse caso, o conteúdo vai variar de acordo com a função pretendida.

Os candidatos do concurso Alagoinhas-BA poderão consultar os cartões de confirmação de inscrição, com os locais e horários das avaliações, a aprtir do das 17 horas deste dia 10. Os cartões estarão disponíveis no site da Aitec, organizadora.

Candidatos fazendo prova
Alagoinhas-BA terá um segundo dia de provas no dia 19 (Foto: Divulgação)

Prefeitura listou algumas recomendações para o dia de provas

A recomendação da Prefeitura de Alagoinhas é que os candidatos compareçam aos locais de prova com, pelo menos, 30 minutos de antecedência do horário de abertura dos portões. Obrigatoriamente, os concorrentes devem ter consigo o Documento de Identificação, original e com foto, usado no ato da inscrição.

Não serão aceitos documentos fora da validade ou apresentados via imagem de celular. Para o preenchimento do cartão-resposta, deverá seu utilizada caneta esferográfica transparente azul ou preta.

Caso o candidato não possa apresentar o documento de identificação por motivos de furto ou roubo, este deve levar no dia da prova um boletim de ocorrência registrado em órgão policial. Serão aceitos, apenas, boletins emitidos há no máximo 30 dias.

Outro ponto ao qual os candidatos devem ficar atentos é sobre os itens proibidos durante a realização da prova: relógios de qualquer tipo, boné, chapéu, lenços,  adornos, óculos escuros, celulares, pagers, máquinas calculadoras, bips, qualquer outro tipo de equipamento eletrônico, protetores auriculares e aparelhos auditivos de qualquer tipo (exceto para os que apresentaram laudo médico, constando esta necessidade).

A prefeitura ainda informa que, por medidas de segurança, poderão ser coletadas as digitais dos concorrentes antes da entrada na sala de provas. Também poderão ser utilizados detectores de metal, a fim de identificar possíveis fraudes.

Na entrada da sala de provas, os fiscais entregarão aos candidatos um envelope de segurança para armazenamento de aparelhos eletrônicos e celulares desligados. Após lacrados, os pertences deverão ser guardados em local indicado pelos fiscais.

Quanto aos cartões resposta, não haverá substituição em casos de dupla marcação, rasuras, marcação emendada, campos de marcação não preenchidos integralmente, marcação ultrapassando o campo determinado e marcação que não seja feita com caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

Os três últimos candidatos só poderão deixar o local de provas juntos. Se o concorrente insistir em descumprir esta regra poderá deixar o local, após assinatura de um termo de eliminação, em que desiste do concurso.

Botão com link para assinatura FOLHA DIRIGIDA

Concurso Alagoinhas-BA oferece 549 vagas

O concurso oferece, ao todo, 549 vagas, sendo 157 imediatas e 392 para formação para cadastro de reserva. Além das oportunidades para os níveis médio e técnico, há chances para funções de nível superior. 

Nesse caso são contempladas vagas de arquiteto, administrador, contador, analista de sistemas informatizados, bibliotecário, coordenador pedagógico, tradutor e intérprete de Libras, professor e psicólogo.

As remunerações podem chegar a R$2.817,47, dependendo da função. A carga de trabalho poderá ser de 20h, 30h ou 40 horas semanais, também de acordo com o cargo. 

Os candidatos às vagas de professor já fizeram suas provas objetivas, no dia 24 de novembro. No último dia 7 foi publicado no site da Aitec, organizadora, o edital de convocação para a prova de títulos. 

+ Divulgada notas finais do concurso Alagoinhas-BA para professores

O prazo para envio da documentação fica aberto até o dia 13 de janeiro. Os documentos devem ser digitalizados em padrão A4 e ter, no máximo, 1MB.

Junto aos documentos, os candidatos devem enviar uma relação dos títulos, numerados sequencialmente, juntamente com a cópia da Carteira de Identidade (frente e verso). Os que não encaminharem ,não terão seus títulos avaliados.

A avaliação de títulos valerá até 20 pontos, distribuídos da seguinte forma:

  • Cursos de Aperfeiçoamento com carga horária de no mínimo 180 horas = máximo de dois pontos, sendo um ponto para cada título apresentado;
  • Especialização, com carga horária entre 360 a 720 horas e aprovação de Monografia (se posterior a 2002) = máximo de quatro pontos, sendo dois pontos para cada título;
  • Mestrado com aprovação da Dissertação (Acadêmico ou Profissional), concluído até a data de apresentação dos títulos, desde que relacionados a área de Educação = cinco pontos;
  • Doutorado, concluído até a data de apresentação dos títulos, desde que relacionados a área de Educação = seis pontos;
  • Tempo de Experiência Profissional na área objeto  = máximo de três pontos, sendo 0,5 ponto para cada título.

Os demais candidatos às vagas de nível superior farão suas provas objetivas no dia 26 de janeiro. Esses ainda serão submetidos a uma etapa de prova de títulos. Já os inscritos nas vagas de motorista, operador de máquinas e equipamentos e tradutor e intérprete de Linguagens de Sinais farão uma prova prática.

O concurso Alagoinhas-BA terá validade de dois anos, a partir de sua data de homologação. O prazo ainda poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.