Aprovados no concurso AGU tomam posse na próxima segunda, 11

Os 100 candidatos aprovados no concurso AGU serão nomeados na próxima segunda feira, 11, em solenidade.

No dia 11 de novembro, a Advocacia-Geral da União vai nomear, em solenidade de posse, 100 novos servidores aprovados em concurso AGU. A publicação foi feita nesta quinta-feira, 31, no Diário Oficial da União.

A solenidade de posse será realizada na sede II da AGU em Brasília. Foram aprovados candidatos nos seguintes cargos:

  • Administrador (48 aprovados);
  • Analista Técnico-Administrativo (10);
  • Arquivista (2);
  • Bibliotecário (1);
  • Contador (32);
  • Técnico em Assuntos Educacionais (2);
  • Técnico em Comunicação Social (5).

As listas com os documentos e exames médicos necessários para a posse serão disponibilizadas no site da AGU. Os candidatos aprovados passarão por um curso de ambientação entre os dias 11 e 14 de novembro

A lotação da vagas será em Brasília e em outras unidades da AGU espalhadas pelo país. Os candidatos lotados fora de Brasília e que não comparecerem à solenidade deverão tomar posse nas respectivas unidades de lotação.

Aprovados no concurso AGU tomam posse na próxima segunda, 11
(Foto: Divulgação)

Lotação da vaga foi escolhida pelos candidatos

Os candidatos aprovados do concurso AGU nos cargos efetivos de administrador, analista técnico-administrativo e contador, puderam escolhar a lotação das vagas, por meio de um requerimento.

90 concorrentes puderam escolher a lotação. No entanto, os dez candidatos aprovados nos cargos de técnico em Comunicação Social, técnico em Assuntos Educacionais, arquivista e bibliotecário não tiveram a opção de escolha.

Isso ocorre porque para esses cargos só contam com uma opção de lotação que é em Brasília, no Distrito Federal.

Inicie seus estudos

Concurso AGU pode ter mais convocações

Durante o perído de julho de 2018 a maio deste ano, o déficit de servidores da Advocacia Geral da União cresceu. Ao todo, foram registradas 54 vacâncias e as convocações para o órgão são urgentes.

No mês de maio, a Advocacia-Geral da União informou à FOLHA DIRIGIDA que possui 601 cargos vagos na área de Apoio Administrativo. Já os ocupados chegam a 1.376. 

Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, em julho de 2018, a AGU informou que faltavam 547 servidores em seu quadro de pessoal. Como o concurso ofertou apenas 100 vagas e há um crescimento do número de cargos vagos, as convocações podem chegar ao cadastro de reserva.

Diferentemente do que ocorreu no concurso anterior, em que o número de vagas oferecidas foi maior que o número de convocados, a seleção de 2019 teve autorização para chamar todos os 100 aprovados nas vagas imediatas. No entanto, estas chamadas não devem suprir o atual déficit no órgão.

Com isso, além das 100 vagas ofertadas, é possível que mais 50 oportunidades sejam solicitadas para a formação de cadastro de reserva. Isso ocorreria caso o Ministério da Economia autorizasse o adicional de vagas, tradicional em concursos públicos federais.

Concurso AGU: déficit de servidores cresce e convocações são urgentes

Os aprovados no concurso receberão uma remuneração de R$6.661,34, para uma jornada de 40 horas. Os servidores serão contratados de acordo com o regime estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia.

A validade do concurso vai até o dia 6 de agosto de 2020, podendo ser prorrogado por mais um ano. Caso isso ocorra, mais aprovados poderão ser chamados até 2021.

Comentários