Concurso AGU: divulgada a convocação dos 100 aprovados

Saiu a convocação dos 100 aprovados no concurso AGU, nesta segunda, 23, podendo os candidatos realizarem a escolha da lotação até o dia 23.

Os candidatos do concurso AGU já podem conferir o edital de convocação. O documento foi publicado nesta segunda-feira, 21, no Diário Oficial da União, com o nome dos aprovados nos cargos efetivos de administrador, analista técnico-administrativo e contador, para a escolha da lotação das vagas.

Os 90 concorrentes deverão enviar um requerimento (anexo III do edital), contendo suas opções de lotação. O documento deverá ser enviado por mensagem eletrônica para o endereço [email protected], até a próxima quarta-feira, dia 23 de outubro.

Já os dez candidatos aprovados nos cargos de técnico em Comunicação Social, técnico em Assuntos Educacionais, arquivista e bibliotecário não terão a opção de escolha da lotação. Isso ocorre porque esses cargos só contam com uma opção de lotação, em Brasília, no Distrito Federal.

O candidato que não atender à convocação perderá o direito de escolher o local de atuação, ficando com a lotação remanescente. Ainda segundo o edital de convocação, as informações complementares sobre a nomeação, posse e exercício serão encaminhadas pela Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas a todos os aprovados, para o e-mail informado no momento da inscrição no concurso AGU.

Concurso AGU tem convocação publicada (Foto: Divulgação)
Divulgada a convocação dos aprovados no concurso AGU
(Foto: Divulgação)​​​​​ 

 

Concurso ofereceu 100 vagas de nível superior

O concurso AGU ofereceu 100 vagas, sendo todas de nível superior. As chances foram distribuídas entre os cargos de administrador (48 vagas); analista técnico-administrativo (dez); arquivista (duas); bibliotecário (uma); contador (32); e técnico em assuntos educacionais (duas) e em Comunicação Social (cinco). 

Os aprovados no concurso receberão uma remuneração de R$6.661,34, para uma jornada de 40 horas. Os servidores serão contratados de acordo com o regime estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia.

concurso da Advocacia Geral da União foi homologado em agosto deste ano. A relação dos candidatos aprovados, conforme o cargo, classificação e nota final, pode ser conferida no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural Assistencial (Idecan), organizador da seleção.

Com a homologação, o concurso AGU segue válido até o dia 6 de agosto de 2020. Além disso, conforme o edital, o prazo de validade poderá ser prorrogado por mais um ano. Caso isso ocorra, mais aprovados poderão ser chamados até 2021.

Concurso AGU pode ter mais convocações

De julho de 2018 a maio deste ano, o déficit de servidores da Advocacia Geral da União cresceu. Ao todo, foram 54 vacâncias registradas neste período. Desta forma, as convocações são urgentes para o órgão.

Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, em maio deste ano, a AGU informou que possui 601 cargos vagos na área de Apoio Administrativo. Já os ocupados chegam a 1.376. 

Inicie seus estudos

Em julho de 2018, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, a AGU informou que faltavam 547 servidores em seu quadro de pessoal. Com 100 vagas ofertadas no concurso e crescimento do número de cargos vagos, as convocações podem chegar ao cadastro de reserva.

Diferentemente do que ocorreu no concurso anterior, em que o número de vagas oferecidas foi maior que o número de convocados, a seleção de 2019 teve autorização para chamar todos os 100 aprovados nas vagas imediatas. No entanto, estas chamadas não devem suprir o atual déficit no órgão.

Com isso, além das 100 vagas ofertadas, é possível que mais 50 oportunidades sejam solicitadas para a formação de cadastro de reserva. Isso ocorreria caso o Ministério da Economia autorizasse o adicional de vagas, tradicional em concursos públicos federais.

Comentários