Versão nova do site ativada

AGU suspende prazo de validade de concurso já homologado

Os prazos suspensos dos concursos da AGU voltam a correr a partir do término do período de calamidade pública estabelecido pela União.

02/07/2020 16:05 | Atualizado: 02/07/2020 19:42

Por: Natalia Fuly

02/07/2020 16:05 | Atualizado: 02/07/2020 19:42 - Por: Natalia Fuly

A Advocacia-Geral da União decidiu suspender o prazo de validade do concurso público de servidores para provimento do Quadro de Apoio Técnico-Administrativo, devido à pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19). 

A decisão foi divulgada por meio de  um edital  assinado pela Secretária-Geral de Administração da AGU, Iêda Aparecida de Moura Cagni, publicado no Diário Oficial da União (DOU), na manhã desta quinta-feira, 2 de julho. 
 

AGU suspende prazo de validade de concurso já homologado (Foto: Pexels)
AGU suspende prazo de validade de concurso já homologado
(Foto: Pexels)


O documento suspende, a contar de 20 de março de 2020, data da publicação do Decreto Legislativo nº 6, a vigência da seleção cujo resultado final foi homologado pelo Edital SGA/AGU nº 18, de 1º de agosto de 2019, publicado no DOU de 6 de agosto de 2019.

Os prazos suspensos voltam a correr a partir do término do período de calamidade pública estabelecido pela União. Os candidatos devem acompanhar as futuras publicações do DOU para qualquer nova informação sobre as seleções.

Advocacia-Geral da União ofertou 100 vagas de nível superior em 2018

Em 2018, a Advocacia-Geral da União lançou o edital do concurso AGUoferecendo 100 vagas para diferentes cargos de nível superior. A remuneração é de R$6.661,34 e o regime de contratação é o estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia. 

As oportunidades foram distribuídas pelas carreiras de administrador (48); analista técnico-administrativo (dez); arquivista (duas); bibliotecário (uma); contador (32); técnico em assuntos educacionais (duas); e técnico em Comunicação Social (cinco).
 


Puderam participar candidatos com nível superior na área de interesse. A exceção é o analista técnico-administrativo, destinado a quem possui graduação em qualquer área.

Os candidatos aprovados e classificados no concurso poderão ser lotados em qualquer unidade administrativa da AGU, dentro da vaga concorrida, de acordo com o interesse da Administração. Houve oportunidades reservadas para pessoas com deficiência e negras. 

Todos os concorrentes passaram por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que foram aplicadas no dia 27 de janeiro de 2019. Os inscritos tiveram que responder a 60 questões de múltipla escolha, divididas pelas seguintes disciplinas: 

  • Língua Portuguesa - 10 questões;
  • Raciocínio Lógico - 5 questões;
  • Noções de Informática - 5 questões;
  • Conhecimentos Gerais - 10 questões;
  • Conhecimentos Específicos - 30 questões. 
     

Para ser considerado habilitado, era necessário alcançar 50% dos pontos em uma escala de avaliação que foi de zero a 100 pontos, além de não zerar nenhuma das disciplina.

Já na avaliação discursiva, os concorrentes tiveram que elaborar uma redação - texto dissertativo - no valor de 20 pontos. Foi aprovado quem atingiu, pelo menos, a metade da pontuação. O prazo de validade inicial do concurso AGU será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. 

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!