Folha Dirigida Entrar Assine

Turismo e Hotelaria: as profissões do momento


Segundo dados de no Ministério do Turismo, a cidade do Rio de Janeiro recebeu, em 2012, mais de 1,1 milhão de turistas estrangeiros, sendo o primeiro lugar na lista de destinos de lazer do Brasil. Além disso, o Rio sediou 169 congressos e feiras e ocupa agora a 27ª posição no ranking mundial. No mesmo período, os eventos atraíram 241 mil visitantes e geraram uma receita de US$365 milhões, segundo dados do Rio Convention & Visitors Bureau. Por conta disto, a área de turismo, hotelaria e eventos se expandiu.
 
No dia 21 de maio, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Rio de Janeiro (Senac RJ) promoveu a Feira de Oportunidades em Turismo e Hotelaria, a qual contou com mais de 20 expositores de empresas da rede de hotelaria, turismo e evento. Neste ano, o evento recebeu cerca de mil visitantes.
Empresas como Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH RJ), Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Grupo Águia, Augusto's Hotéis, Caesar Park by Sofitel, Copacabana Palace, Copa Sul, Everest Hotéis, JW Marriott, Novo Mundo, Othon Hotéis, Pestana Rio Atlântica, Protel, Sheraton Barra, Sheraton Rio, Sofitel Rio de Janeiro Copacabana, Windsor, Rede, Rede Accor e CBV Incoming estiveram presentes. Essas redes de hotéis, eventos e turismo participaram da inscrição de estudantes para preencher o banco de dados para eventuais oportunidades de emprego ou estágio.
 
A programação do evento contou com palestras com profissionais da área, sobre oportunidade de emprego no setor e apresentação das empresas sobre qualificação profissional.
 
A estudante do curso técnico em guia de turismo e visitante da feira Michele Ribeiro, de 31 anos, explicou ao JORNAL DE EMPREGOS E ESTÁGIOS que este evento foi bastante interessante, pois não é sempre que os estudantes de Turismo podem encontrar grande número de empresas da mesma área, reunidas. Michele pretende trabalhar como guia turística e procura seu primeiro emprego."Por meio desse evento, pude ir mais além", afirma.
 
Para a especialista de produtos e cursos de Hotelaria e Turismo do Senac, Deise Montanarin, a feira de oportunidades visou aproximar a relação entre pessoas que desejam trabalhar na área e empresas
empregadoras. Para ela, este mercado vem crescendo, não só por conta dos eventos que a cidade irá sediar, mas também, devido ao carnaval e reveillón, que demanda grande número de turistas. "O Rio de Janeiro já passou de São Paulo em número de eventos internacionais", afirma. Deise conta, ainda, que a cidade está sempre precisando de profissionais da área de Turismo e Hotelaria.
 
PROFISSIONAIS DA ÁREA
De acordo com a gerente de Recursos Humanos da rede de hotéis Windsor Mariana Rautenberg, o evento organizado pelo Senac RJ serve para aproximar os estudantes dessa área, pois, hoje em dia, falta mão-de-obra na área de hotelaria. "A hotelaria é um ramo de trabalho que o profissional deve gostar de lidar com o público, de trabalhar e, principalmente, ter disponibilidade de horário", sinaliza a gerente. Mariana Rautenberg acredita que, com a chegada dos grandes eventos, sediados pelo país e pela cidade do Rio, a tendência da área de Turismo e Hotelaria é ficar mais aquecida.
 
O gerente de Recursos Humanos da rede de hotéis Accor, Maurício Reis explica que a cadeia hoteleira estará mais aquecida, pois haverá um crescimento significativo dos empregos indiretos e consequência na economia local. Com a chegada dos eventos como Copa e Olímpiadas surgirá
a oportunidade de promover o setor de hotelaria e trazer uma reflexão e ações concretas para melhorar a qualificação dos profissionais e evidenciar sua importância. Certamente, os impactos dos grandes eventos serão refletidos desde os fornecedores de lavanderia até as empresas de receptivo que oferecem atrações turísticas para quem estiver no Brasil. "Gostaria de reforçar que a operação de um hotel vai além de uma iniciativa pontual para a Copa do Mundo", afirma. Por exemplo, quando a Accor ou seus parceiros identificam uma oportunidade de negócio, é solicitada uma análise de viabilidade para consultorias independentes que avaliam diversos aspectos de negócios, como as taxas de ocupação a médio e longo prazo. Segundo Maurício Reis, o Rio de Janeiro é uma das localidades onde haverá oportunidades em termos de novos empreendimentos e, por consequência, novos empregos.
 
Vinícius Novaes, de 31 anos, trabalha há cinco anos no Rio Aeroporto Hotel. Ele atua nos procedimentos de recepção de hotelaria desde os mais básicos como check in e check out, como também auditoria nas pastas, fechamento de contas com saldo elevado, câmbio e outras atividades.
Para o profissional, uma das vantagens de trabalhar na área de hotelaria é a grande oportunidade de aprendizagem, a partir do contato com pessoas de fora. "Conhecemos um pouco de outras culturas, das mais distantes. Aprimoramos a fluência no Inglês, principalmente", conta. Em relação aos eventos que ocorrerão na cidade, ele acredita que haverá uma considerável expansão na área de Turismo e Hotelaria. Vinícius explica que uma pessoa que pretende ser profissional da área de hotelaria deve se aperfeiçoar em línguas estrangeiras, como um diferencial. "Em hotel pode-se trabalhar em diversas áreas. Ao trabalhar em uma boa rede e conhecer várias línguas estrangeiras, o profissional terá a oportunidade de chegar ao topo", conclui.
 
 CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA
O Senac RJ oferece cursos profissionalizantes na área de Turismo e Hotelaria. Entre os cursos livres estão Agente de Informações Turísticas, Agente de Viagem, Aprendizagem em Auxiliar de Serviços de Hotelaria, Camareira(o) em Meios de Hospedagem, Comissário Offshore, Gestão de Pousadas e Pequenos Meios de Hospedagem, Organizador de EventosRecepcionista em Meios de Hospedagem entre outros. À nível superior existem os cursos de graduação tecnológica em Gestão de Turismo e Hotelaria. Os cursos profissionalizantes desta área são essenciais para a formação do profissional. Além disso, cursos de idiomas são um diferencial no momento da seleção de um bom profissional da área de turismo.
 
Para se inscrever em um dos cursos, é preciso que o interessados compareçam, em uma das unidades do Senac RJ, com os documentos originais e cópias de identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e comprovante de escolaridade. Para mais informações sobre aos cursos e unidades que oferecem, acesse <www.rj.senac.br>.
 
 Fique de olho nas oportunidades!
WINDSOR
O Hotel Windsor Atlantica irá inaugurar mais dois hotéis neste mês e está com mais de 40 oportunidades de emprego abertas. Na empresa, os profissionais tem chance de crescimento profissional e terão a oportunidade de ter contato com diferentes públicos e culturas. Para se inscrever, o interessado deve acessar o site <www.windsorhoteis.com.br>.
 
ACCOR HOTÉIS
A rede de hotéis Accor oferece oportunidades de emprego no Estado do Rio de Janeiro. Os interessados em consultar as áreas podem acessar o site <www.accorjobs.com> e se inscrever pelo site. Atualmente a Accor opera 215 hotéis em dez países e, no Brasil, tem cerca de 10 mil colaboradores.
 
COPACABANA PALACE
O Hotel Copacabana Palace está sempre em busca de bons profissionais no mercado. Atualmente, a empresa oferece oportunidades em diversos setores do hotel. A empresa oferece mais de dez vagas para os cargos de arrumador/ arrumadeira, recepcionista, ajudante de cozinha, nutricionista, governanta, auxiliar de serviços gerais, entre outras funções. Para se candidatar, os interessados devem encaminhar currículo para <[email protected]>.
 
SHERATON
O Hotel Sheraton Rio está em busca de profissionais com experiência em diversas áreas. A empresa oferece oportunidades para os cargos de garçom, cozinheiro, camareira, ajudante de cozinha e recepcionista bilíngue. Além das chances de emprego efetivo, esão disponíveis vagas para estagiário de administração. Os interessados em compor a equipe de funcionários do hotel devem encaminhar currículo para o e-mail <[email protected]>.
 
JW MARRIOT
O Hotel JW Marriot oferece seis oportunidade de emprego. As chances são para diversas áreas de atuação do hotel como confeiteiro, bombeiro civil, entre outras. Os interessados podem se inscrever por meio do site <www.hoteis.marriott.com.br>, no link "Oportunidade de Carreiras".
 

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações