Folha Dirigida Entrar Assine

Trabalhando nas férias


Integrante do setor de empregos, o trabalho temporário é um importante aliado dos profissionais na busca por uma oportunidade. Todos os anos, em algumas épocas já conhecidas pela maioria, são oferecidas milhares de vagas nas mais distintas áreas. Entre essas datas que costumam oferecer trabalho estão as férias de verão. Neste
período, que literalmente ocorre durante a estação, são geradas oportunidades principalmente para os setores de Entretenimento e Lazer e para a Indústria e Comércio.
De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços
Terciarizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) a previsão é de que durante o verão do ano de 2013 sejam contratados 28 mil trabalhadores temporários nestes setores em todo o Brasil, o que indica um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2012.
 
Entre as principais funções que podem ser ocupadas pelos trabalhadores temporários estão as de atendimento, monitoria, recreação, operação de brinquedos, garçon, cumin, operador de turismo, serviços de quarto, serviços de cozinha e salva vidas. Em entrevista para o jornal de EMPREGOS E ESTÁGIOS, a vice-presidente e também diretora regional da Asserttem no Estado do Rio de Janeiro, Márcia Constantine, esclarece e dá mais informações sobre as vagas temporárias para o período de férias de verão.
 
Quando começam as contratações para as vagas temporárias de verão e,
geralmente, por quanto tempo os profissionais permanecem contratados?
As oportunidades surgem com o início da alta temporada, já a partir do final de novembro e início de dezembro, porém o maior volume de contratações acontece no mês de janeiro. Em geral o trabalhador temporário é contratado pelo período de um a três meses. Acredito que os setores de Turismo e Alimentação sejam onde os profissionais permanecem por mais tempo.

Neste período, quais são as áreas que costumam gerar mais
oportunidades ?
As principais áreas são as ligadas ao setor de Entretenimento em estabelecimentos como parques áquaticos, temáticos e de diversão, clubes, bares e restaurantes, entre outros e, também há bastantes oportunidades no setor de Turismo em hotéis, pousadas, acampamentos e agências de turismo. Existe, ainda, chances nas áreas da Indústria e Comércio em locais como mercados, redes de fastfood e atividades voltadas para o setor de marketing promocional de produtos relacionados ao verão.

Quais os principais cargos oferecidos ?
Existe um grande leque de funções que envolvem todos os setores onde há vagas. Entre os cargos mais comuns e, no geral, com maior quantidade de oportunidades estão os de garçom, camareira, operador de brinquedos, vagas na área de cozinha e atendimento, além das funções inerentes ao setor de hotelaria e aquelas voltadas para estabelecimentos comercias como os supermercados onde os interessados encontrarão oportunidades como promotor de produtos ou degustador.

Qual o perfil do trabalhador temporário de verão ?
O perfil é bastante diversificado, podendo variar de acordo com o cargo que o profissional deseja concorrer. Há chances para candidatos a partir do ensino fundamental, mas o grande volume de vagas, em geral, é destinado aos profissionais com nível médio. Entretando nesta época há mais oportunidades para candidatos com nível superior
do que geralmente existe em outros períodos conhecidos por gerar empregos temporários. Além das qualificações de escolaridade o candidato que deseja trabalhar durante as Férias de verão deve gostar de lidar com o público.

Como os interessados podem se candidatar a essas vagas ?
Eles devem buscar ou diretamente a empresa contratante chamadas tomadores de serviço ou as empresas de trabalho temporário, pois são elas que fazem a intermediação, ou seja, são responsáveis pela seleção, contratação e administração do contrato dos profissionais. Aconselho que as pessoas interessadas procurem uma empresa cadastrada ou associada à Asserttem, através do nosso site www.asserttem.com.br  onde é possível encontrar a relação destas mpresas espalhadas por todo Brasil ou busca-las diretamente no site o Ministério do Trabalho ww.mte.gov.br  que tem todas as empresas que possuem o registro para operar como empresas de trabalho temporário.

O emprego temporário pode ser uma boa forma de inserção no mercado de
trabalho ?
O trabalho temporário com certeza é uma excelente oportunidade para quem busca o primeiro emprego, pois dá ao profissional a chance de adquirir qualificação e experiência mesmo que ele não seja efetivado. Na pesquisa que realizamos há a expectativa que 25% das 28 mil vagas temporárias sejam justamente ocupadas por pessoas que estão tendo sua primeira oportunidade de trabalho.

Existe chance de efetivação, após o período pré-estabelecido ?
A efetivação depende muito do desempenho do funcionário e das necessidades da empresa naquele momento, porém estimamos que 8% dos trabalhadores temporários deste período sejam efetivados o que significa a geração de, aproximadamente, novos 2 mil postos de trabalhos.

Qual o diferencial do trabalho temporário de verão para os demais
realizados em outras épocas ?
Acredito que o grande diferencial seja que neste período há muitas oportunidades voltadas para profissionais de nível superior, diferentemente do que ocorre, por exemplo, no Natal em que a maioria das vagas são para candidatos com o nível médio. Durante as férias de verão pessoas com o ensino superior completo ou em curso principalmente em graduações como Hotelaria, Publicidade e Propaganda, Turismo e Educação Física, entre outras, podem encontrar oportunidades realmente interessantes em suas áreas de formação.

Além das férias de verão, quais outras épocas costumam oferecer

oportunidades de trabalho temporário ?

Existem cerca de quatro outros períodos que já sao conhecidos por aumentarem a demanda de empregos. Além das férias de verão, podemos citar a páscoa que é o segundo período em que são oferecidas mais vagas de emprego, sendo ultrapassado apenas pelo Natal, o Dia das Mães e o mais conhecido onde é gerado o maior número de oportunidades que é o Natal.

NOS EMBALOS DO VERÃO

Praticamente no mesmo período das férias de verão acontece, também, outra época responsável pela geração direta ou indiretamente de milhares de empregos temporários, o Carnaval. Para muitos este período é considerado como uma fonte de renda e uma época onde aumentam as oportunidades de emprego. De acordo com estimativa da Asserttem e da Sindeprestem, o Carnaval 2013 deve abrir cerca de 250 mil vagas temporárias. Apesar da grande quantidade de vagas, no entanto, apenas 7,5 mil, cerca de 3%, dos trabalhadores devem ser contratados de maneira formal, seguindo as diretrizes da Lei 6.019/74, que rege o trabalho temporário. Em geral as principais vagas disponíveis em todo país durante o Carnaval são para vendedor, recepcionista, atendente, costureira, garçom, auxiliar de serviços gerais, marceneiro e motorista.
 
ALGUNS DADOS SOBRE O EMPREGO TEMPORÁRIO

Pesquisas encomendadas pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) e pelo Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem) durante todo o ano de 2012 ao Instituto Ipema revelam que cerca de 275 mil temporários foram contratados pelo comércio, indústria, segmentos de lazer e entretenimento para atender o aumento na movimentação comercial ocasionada por datas comemorativas como Dia das Mães, Páscoa, Natal e também pela época de férias escolares. O total anual, considerando apenas os picos de contratação sazonais mencionados anteriormente, teve aumento de 4,6% na comparação com 2011. Além disso, reconhecido mundialmente como porta de entrada para o mercado formal, o trabalho temporário proporcionou, em 2012, a cerca de 54 mil jovens a primeira experiência profissional.
 
 
 

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações