Liderança Negra: Bayer traz a inclusão racial em programa de trainee

A multinacional alemã Bayer está com vagas para o programa de trainee Liderança Negra, com oportunidades em diversos estados e salário de R$6,9 mil.

21/09/2020 18:00

Por: Marcos Leandro

21/09/2020 18:00 - Por: Marcos Leandro

Você sabe o que é uma ação afirmativa? É uma medida especial e temporária, que tem como objetivo eliminar desigualdades historicamente acumuladas. Um exemplo desse tipo de ação é a realização de contratações exclusivas com profissionais em grupos de vulnerabilidade social. 

É o que acontece quando uma vaga é marcada como exclusiva para pessoas com deficiência, por exemplo. O Ministério Público do Trabalho considera essa iniciativa como uma 'discriminação positiva', pois visa reduzir disparidades sociais. 

No último final de semana, a existência de seleções exclusivas para candidatos negros gerou repercussão nas redes sociais. Contudo, essa é uma medida prevista pelo Estatuto da Igualdade Racial ( Lei nº 12.288 , de 20 de julho de 2010).

Programa de trainee Magalu: empresa recruta talentos negros

Infelizmente, a inclusão racial no Brasil - país com maior população negra fora da África - ainda é um desafio. Mesmo sendo maioria, negros são minoria em diversos espaços, como em cargos de liderança.

Como forma de tentar mudar essa realidade, a multinacional alemã Bayer lança o programa de trainee Liderança Negra com foco em inclusão e desenvolvimento de profissionais negros.

"O Brasil é o país que concentra a maior população negra fora do continente africano. Mas, se olharmos ao nosso redor, percebemos que as empresas não costumam refletir essa realidade em seus times – especialmente quando olhamos para as lideranças", afirma Patricia Leung, Líder de Talent Acquisition na Bayer Brasil.

 

Programa de trainee Bayer terá foco em inclusão racial
(Foto: Nappy)

 

Bayer contrata trainees com salário de 6,9 mil

O programa de trainee da Bayer vai preparar profissionais negros, desenvolvendo-os para assumir posições de liderança e, consequentemente, tornando o quadro de gestores da empresa mais diverso e representativo.

Patricia Leung explica que "alavancar a proporcionalidade [de negros], principalmente no mercado formal de trabalho, é entender que trazer diferentes perspectivas e realidades para nossa organização gera um impacto direto em engajamento, pertencimento e inovação".

"Somado a isso, falar de representatividade também é contemplar as necessidades da sociedade onde estamos inseridos, tendo a oportunidade de protagonizar mudanças importantes e necessárias. Sabemos que vamos aprender muito com este Programa, e entendemos que é com iniciativas diferentes que teremos novos resultados", completa.

Antes da chegada dos novos trainees, os líderes da Bayer receberão um treinamento como forma de aprender e entender sobre os temas: antirracismo como valor moral, combate a comportamentos excludentes e inteligência relacional na liderança.

Accenture: vagas de estágio exclusivas para candidatos negros

Ao todo, são ofertadas 19 oportunidades nas cidades de Belford Roxo, Camaçari, Petrolina, São Paulo e Uberlândia. Segundo a empresa, em número de vagas, esse é o maior programa já realizado.

Para participar, é preciso ter concluído a graduação ou pós-graduação entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020. Por conta da pandemia, a Bayer aceitará candidatos que tiveram a formatura prorrogada. 

O valor do salário é de R$6.900, além benefícios como assistência médica e odontológica, vale-transporte ou fretado, restaurante no local, subsídio para medicamentos, gympass, programa de assistência psicológica, jurídica e financeira, previdência privada, seguro de vida e CoopBayer (iniciativa de educação financeira).

As inscrições podem ser feitas pela página da Cia de Talentos  até o dia 21 de outubro.

Confira as etapas da seleção:

  • Inscrições: 18/09 a 21/10;
  • Jornada online: setembro/outubro;
  • Dinâmica de grupo online: 2ª quinzena de novembro;
  • Encontro preparatório para etapa final: 2/12;
  • Roda de conversa com profissionais, painel de negócios e entrevistas finais: 1ª quinzena de dezembro;
  • Admissão: dezembro/janeiro

 

Vagas de trainee

 

Bayer realiza programa de mentoria interno

Outra iniciativa da Bayer para promover a inclusão racial é um programa de mentoria interno voltado para jovens talentos negros que já atuam na companhia. A ação foi idealizada pelo BayAfro, grupo de afinidade étnico-racial da empresa.

Dos 430 estágios da Bayer Brasil, 120 são negros. O programa foi desenvolvido com base em pesquisas feitas com esse grupo sobre desenvolvimento profissional. Nessa primeira etapa, serão 16 mentorandos (13 estagiários e três analistas juniores).

+ Quer ficar por dentro das novidades no mercado de trabalho? Siga o Instagram  @Folha+

Os mentores serão escolhidos de acordo com o interesse profissional do colaborador. A mentoria vai ter duração de três meses e, durante esse tempo, os participantes terão conversas para identificar os seus desafios profissionais e pessoais, assim como ambições, pontos fortes e principais capacidades. 

Ao final, os mentorados vão ter o currículo revisado e um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), para desenvolver os pontos que forem observados durante a mentoria. 

"Estamos muito contentes em ver uma iniciativa como essa ganhando corpo e forma. Temos certeza de que será um sucesso e contaremos com a avaliação dos estagiários e analistas para entender o que podemos revisar e melhorar para futuras edições", conclui Maurício Rodrigues, Vice-Presidente de Finanças da Bayer Crop Science e Sponsor do grupo BayAfro.

Quer receber mais conteúdo como este?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, com dicas de Carreiras, vagas de empregose muito mais!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis