LinkedIn Top Startups 2020: por dentro da Buser

Gabriela Miranda, diretora interina de RH da Buser, conta como é o trabalhar na startup, quais as carreiras em alta dentro da empresa e muito mais!

03/11/2020 14:00

Por: Cinthia Guedes

03/11/2020 14:00 - Por: Cinthia Guedes

Recentemente, a Buser entrou no ranking do LinkedIn Top 10 Startups 2020. O prêmio destaca as empresas que demonstraram resiliência durante o período da pandemia e continuaram a atrair investimentos, funcionários e atenção. 

Quer saber como é trabalhar em uma startup que oferece oportunidades de crescimento, autonomia e tem uma cultura que premia a pró-atividade dos seus colaboradores? Então, continue acompanhando a reportagem especial da Folha+ com Gabriela Miranda, diretora interina de RH da Buser.

LinkedIn Top Startups 2020

 A sede da Buser fica localizada em São José do Campos, em São Paulo. A cidade foi escolhida por ser um polo tecnológico e por possuir mão de obra altamente qualificada. Além disso, a empresa também tem um escritório na capital paulista e outro em Belo Horizonte, Minas Gerais. 


No mercado desde novembro de 2016, a empresa nasceu quando Marcelo Abritta, agora CEO da Buser, precisava organizar uma viagem para o seu casamento. Na ocasião, Abritta descobriu que fretar um ônibus de 48 lugares para levar apenas 30 pessoas de Minas Gerais até Arraial d'Ajuda, na Bahia, era mais barato do que comprar 30 passagens de ida e volta na única empresa que operava a rota. 

Mas, como funciona os serviços da Buser? 

A startup oferece um serviço de intermediação entre pessoas que querem viajar e empresas de fretamento de ônibus. Gabriela conta que, em média, o valor das viagens com a Buser chega a ser 60% menor do que o valor das passagens na rodoviária. Além da facilidade de fazer todo o procedimento pelo celular, desde a reserva, alteração e até o cancelamento. 

Advertising
Advertising

Agora que você já sabe o objetivo da Buser enquanto empresa, precisamos falar da companhia como marca empregadora. Atualmente, a startup tem 80 funcionários, mas o recrutamento de novos colaboradores vem sendo feito ativamente. 

"Até o fim do ano, devemos ultrapassar a marca de 100 funcionários", conta Gabriela ao ressaltar que a Buser tem um NPS de satisfação dos funcionários alto. "Isso é reflexo do ambiente de trabalho, dos benefícios que oferecemos e das oportunidades de crescimento."


Como é trabalhar na Buser? 

Enquanto marca empregadora, a Buser oferece várias oportunidades para desenvolver tanto o negócio quanto a própria carreira. Gabriela comenta que, por se tratar de uma startup, os colaboradores têm muita autonomia para se dedicar aos projetos trazendo grandes resultados e sendo reconhecidos pelos mesmos. 

"Temos uma cultura que premia a pró-atividade e as pessoas do time que estão comprometidas em fazer com que a Buser cumpra sua missão de transformar o setor." 

Segundo Gabriela, o fato de a empresa estar entre as Top 10 Startups do Brasil, certamente, ajudou a companhia a chegar nas pessoas que ainda não conheciam a Buser. E, por isso, a empresa vem crescendo muito como marca empregadora. 

"Internamente, trabalhamos para que os nossos times continuem engajados com o nosso propósito e nos ajudem como promotores da marca."
 

Gabriela Miranda é diretora interina de RH da Buser
(Foto: Divulgação)


Quais as carreiras estão no radar de contratação da Buser? 

A diretora de RH conta que todo o time da Buser está crescendo como um todo. No entanto, na área de Tecnologia, por exemplo, há uma meta agressiva na contratação de desenvolvedores. 

Por se tratar de um perfil específico em um mercado competitivo, a startup lançou o Buser-camp, um programa de formação de Devs Full Stack.

"Não exigimos nenhum tipo de experiência prévia para participar do processo seletivo. Traremos pessoas interessadas na carreira para o lado de dentro da Buser e iremos ensinar sobre todo o conjunto de tecnologias que usamos", explica.

Durante o programa, os participantes recebem uma bolsa-auxílio e, ao terminar o curso, eles poderão ser contratados para integrar o time de Tech da Buser. 

Além da área de Tecnologia, Gabriela Miranda conta que, por conta do crescimento do número de rotas e de reservas, a Buser também precisou aumentar os times de comercial, rotas, qualidade, segurança, mídias sociais, field marketing e performance marketing.

Se você tem interesse em fazer parte da equipe da Buser, basta acessar a página de carreiras da empresa e se candidatar. Segundo a diretora interina de RH da startup há vagas, basicamente, em todas as áreas. 

O processo seletivo é composto de entrevistas com o gestor da vaga, o time de people e com o CEO, Marcelo Abritta. Em algumas vagas mais específicas, é aplicado também um teste técnico. 

Se você pretende se candidatar a uma vaga de emprego na Buser, saiba que a empresa busca em seus candidatos algo que está muito presente em sua cultura organizacional: intensidade e energia positiva. 

"Queremos pessoas que acreditem onde nós podemos chegar e trabalhem duro para que o nosso sonho se realize. Ao mesmo tempo, precisamos de muita energia positiva para que essa estrada seja leve, ainda que complicada", conta Gabriela. 

 Confira os benefícios ofertados pela Buser:

Advertising
Advertising
  • Plano de Saúde SulAmérica; 
  • Benefício flexível de R$30 por dia útil para você usar com alimentação ou como quiser (cartão Caju); 
  • Gympass;
  • Assistência psicológica pelo Zenklub; 
  • Férias flexíveis; 
  • Licença parental estendida (30 dias e home office após esse período); 
  • Viagens de ônibus ilimitadas para o colaborador e para a família de primeiro grau.

A startup ainda oferece o bônus-esporte que, de acordo com Gabriela, é o benefício que os colaboradores mais gostam. Com ele, os profissionais ganham de 5% a 10% de bônus se baterem a meta de 4 horas semanais de exercício. 

"Ressaltando os nossos valores, nós não controlamos as horas de exercícios porque confiamos que as pessoas estão nos falando a verdade."


O que + você precisa saber:


Trabalho remoto ou presencial? 

Mesmo antes da pandemia, a Buser já era flexível em relação ao trabalho remoto, sempre permitindo fazê-lo em alguns dias, quando alinhado com o time. 

No entanto, a startup não trabalha com posições 100% remoto, por acreditar que a interação dos times pessoalmente traz grandes resultados em relação ao engajamento e à velocidade do que a empresa busca.

"Durante a pandemia, adotamos a política de trabalho remoto e atualmente, já flexibilizamos a volta para o escritório. Quem ainda não se sente confortável de voltar, pode continuar trabalhando de casa."


Como foi o período de pandemia e quais as expectativas para o futuro? 

Gabriela conta que o time da Buser cresceu muito rápido nos últimos meses, mesmo em um período de pandemia, onde muitas empresas precisaram enxugar o seu time de funcionários. E, durante esse tempo, a startup focou em acertar os processos internos para continuar esse crescimento. 

"Atualmente, nossas ações estão focadas em como podemos ajudar no desenvolvimento dos nossos colaboradores. Estamos utilizando ferramentas para aproximar gestores/liderados e, assim, identificar habilidades que precisam ser desenvolvidas", explica. 

Além disso, a Buser também investiu em cursos para áreas mais específicas como Marketing e, agora, estão olhando para o time de tecnologia, capacitando profissionais desde o início de suas carreiras através do Buser-camp

Com a retomada da atividade econômica de forma mais intensa, para 2021, Gabriela acredita que o crescimento da Buser será ainda maior. As expectativas são grandes:

"Queremos fazer com que mais pessoas conheçam a Buser e a vantagem de viajar pagando menos. Estamos bastante focados em ampliar nossa operação pelo Brasil, intensificar os locais onde já atuamos e investir em novos segmentos. Para isso, estamos investindo no crescimento e estruturação dos times. Isso gera a ampliação do quadro de funcionários automaticamente", finaliza.

 

 

Quer receber mais conteúdo como este?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, com dicas de Carreiras, vagas de empregose muito mais!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis