Mercado de TI: falta de mão de obra faz 10 soft skills se destacarem
Apesar da alta oferta de vagas, o setor de TI sofre com a falta de mão de obra especializada. Confira quais são as soft skills mais procuradas no setor!
18/03/2021 14:00
18/03/2021 14:00

Mesmo em meio à pandemia do novo Coronavírus, em que diversos setores sofrem com a recessão econômica provocada pela crise de Saúde, o mercado de Tecnologia segue em alta. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024, cerca de 420 mil novas vagas no mercado de TI devem ser criadas. 

Em contrapartida, a previsão é de que, aproximadamente, 150 mil vagas não sejam preenchidas por falta de profissionais qualificados. É diante desse cenário que as chamadas soft e hard skills ganham destaque e passam a ser consideradas pontos chave para a melhoria da empregabilidade.

"Entendemos que cada profissional é o resultado de suas experiências e aprendizados e, em alguns momentos, a combinação entre o lado técnico e o que cada um possui de soft skills acaba sendo mais difícil, especialmente para vagas de liderança", destacou Ana Paula Cordeiro, head de RH da Claranet Brasil.

Segundo levantamento do InfoJobs, empresa de tecnologia para recrutamentos, mesmo em uma área técnica, as soft skills mais buscadas pelas empresas para a contratação desses profissionais são: 

  • Facilidade de comunicação;
  • Senso de dono;
  • Trabalho em equipe;
  • Autogestão; e 
  • Aprendizado contínuo. 

"Vale ressaltar que, mesmo em um mercado superaquecido como o de tecnologia, os profissionais que não mostrarem habilidades técnicas e comportamentais, perdem valor para as empresas", alertou Nathália Paes, que atua na área de desenvolvimento de negócios do Infojobs.

Para ajudar os profissionais que estão em busca de uma vaga nesse mercado e querem se destacar em meio à concorrência, as especialistas explicam os pontos que mais chamam atenção dos recrutadores.

► 11 profissões que estão em alta por causa da economia verde

Tecnologia
Área de Tecnologia continuou em alta, mesmo durante a pandemia
(Foto: Divulgação)

 

Veja quais são as 10 soft skills mais buscadas no mercado de trabalho

⇒ Empatia: Significa saber se colocar no lugar do outro. A empatia é importante em vários momentos da carreira, seja para entender os motivos que levam um determinado colega a ter dificuldades no ambiente de trabalho, solucionar conflitos ou resolver um problema do cliente;

⇒ Positividade: Sabe aquela pessoa que sempre consegue enxergar uma oportunidade? Pois isso é uma soft skill também! Às vezes, é difícil acreditar em um projeto ou meta, mas pessoas positivas tendem a encontrar resoluções de problemas com sua força de vontade. Pessoas positivas são aquelas que conseguem inspirar os outros e mantê-los nos trilhos, mesmo que um resultado não possa ser visto no curto prazo;

⇒ Adaptabilidade: A facilidade de se adaptar faz do colaborador, uma pessoa que trabalha melhor em equipe. Dentro de uma empresa, os funcionários mudam. De tempos em tempos são contratados novos membros e até líderes, ser adaptável, nesse sentido, permite manter-se resiliente diante de qualquer novidade;

⇒ Gerenciamento do tempo: Não só na vida profissional, mas também nos compromissos pessoais, a gestão do tempo se torna uma soft skill procurada por todos. Quando o tempo é bem trabalhado, é possível fazer mais e gerar mais valor com a mesma quantidade de tempo;

⇒ Controle das emoções: De nada adianta ser um especialista se a pessoa não conseguir controlar as diferentes emoções que a afetam diariamente. Uma das grandes vantagens de quem sabe controlar as emoções é conseguir usar os momentos de estresse como gatilho para ser mais produtivo. Essa habilidade faz com que a pessoa saiba converter ambientes e situações caóticas em valor agregado, isto é, tirar vantagem daquilo que é aparentemente ruim;

⇒ Foco: Quanto maior for seu poder de foco, mais rápido chegará aos seus objetivos - seja ele terminar uma sequência de tarefas ou subir de cargo. Atualmente, as empresas veem profissionais focados como aqueles com maior índice de desenvolvimento, e que, por consequência, também podem ajudá-las a crescer;

⇒ Resiliência: Você consegue reagir de forma positiva quando se vê em uma situação de pressão? Consegue superar adversidades sem ter reações explosivas? Se sim, você é uma pessoa resiliente. Profissionalmente, em meio a tantas cobranças, é importante não deixar de manter a calma. Isso dará a força necessária para dar continuidade a projetos de longo prazo implantados em qualquer empresa;

⇒ Multitasking: Sabe o seu smartphone, que consegue rodar vários aplicativos ao mesmo tempo, sem que isso afete a experiência de uso? É assim que o empregado multitasking funciona. Ele consegue se envolver em diferentes projetos e cuidar de todas as suas obrigações sem que isso impacte na qualidade delas. Pessoas que têm essa soft skill, conseguem gerar mais valor porque podem acumular funções e responsabilidades, garantindo que as entregas aconteçam conforme o previsto;

⇒ Facilidade de comunicação: ser um facilitador ao passar as informações, traduzir o cenário, verbalizar de forma compreensível e clara as questões relacionadas à tecnologia;

⇒ Senso de dono: tomar os projetos para si.

Leia também: Conquer capacita profissionais do futuro nas soft skills

Faculdade Senac RJ abre inscrições para especializações na área de TI

Para quem quer, além de desenvolver soft skills, investir em conhecimento técnico, a Faculdade Senac RJ está com inscrições abertas para os cursos de Especialização em Big Data e em Engenharia de Software e para o MBA em Gestão e Governança de TI. 

As turmas terão acesso a aulas que utilizam a metodologia do Senac RJ , voltada para análise e solução de problemas e estudos de caso. A faculdade une teoria e prática, trazendo para o ambiente de aprendizagem situações reais de trabalho, embasadas pelas experiências profissionais e acadêmicas do corpo docente da Faculdade Senac RJ.

No momento, por conta da pandemia, as aulas estão sendo realizadas de maneira online, em tempo real. A faculdade garante, no entanto, que está sendo mantida a mesma qualidade e carga horária do modelo presencial.

Botão com link para Newsletter

Conheça um pouco mais sobre os cursos

O curso de Especialização em Big Data é destinado a profissionais que querem aprender a desenhar a arquitetura computacional e utilizar plataformas analíticas de informação, valorizando aspectos estratégicos e de gestão no uso de dados nos negócios. 

Profissionais das áreas de TI, Gestão, Negócios e Marketing terão a oportunidade de desenvolver competências, como a organização dos diversos tipos de dados disponíveis dentro das organizações.

Já para quem deseja atuar na arquitetura de soluções computacionais, a Especialização em Engenharia de Software tem foco em metodologias, técnicas e ferramentas que permitem automatizar em larga medida o processo de desenvolvimento de novas aplicações em ambientes corporativos. 

O trabalho é feito considerando as fases do projeto: testagem, implantação e monitoramento de sistemas corporativos e móveis. 

O conteúdo abordado passa por constante atualização, que acontece graças à parceria da instituição com empresas, como Cisco, Amazon e Microsoft. Além da interação com diversos profissionais do mercado.

O MBA em Gestão e Governança de TI tem como objetivo ensinar o aluno a implementar as melhores práticas de projetos, processos e controles previstos na gestão da área de Tecnologia da Informação. Além de estabelecer um conjunto de políticas, normas, métodos e procedimentos para uso da TI, garantindo apoio aos processos da organização e alinhamento com seus objetivos estratégicos. 

O programa ainda prepara o aluno para realizar exames de certificação valiosos no mercado, como ITIL Foundations e COBIT Foundations.

Os cursos terão início entre os meses de março e abril. As inscrições podem ser feitas no site da faculdade e contam com condições de pagamento facilitadas e 50% de desconto nas parcelas.

Especialização em Big Data

  • Início: 30/03/2021 
  • Aulas: Terças e quintas, das 18h às 22h.

 Especialização em Engenharia de Software

  • Início: 10/04/2021 
  • Aulas: Sábados, das 8h às 17h

 MBA em Gestão e Governança de TI

  • Início: 19/04/2021 
  • Aulas: Segundas e quartas, das 18h às 22h
Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter