7 cursos que podem mudar sua vida profissional em 2021
Construir o próprio negócio ou conquistar uma vaga de emprego? Folha+ traz sete cursos que podem mudar a sua vida profissional em 2021. Confira!
20/01/2021 17:30 | Atualizado: 21/01/2021 12:08
20/01/2021 17:30 | Atualizado: 21/01/2021 12:08

O ano de 2020 foi marcado por mudanças, desafios e restrições devido à pandemia de Covid-19, e 2021 não deve ser diferente. No mercado de trabalho, as mudanças vieram pra ficar, e quem deseja crescer profissionalmente precisa buscar, constantemente, capacitação.

Estar atualizado em sua área é essencial, assim como ter em mente os objetivos a curto, médio e longo prazo. Para ajudar nesta caminhada, Folha+ traz 7 cursos que podem mudar sua vida profissional em 2021.

São opções gratuitas e pagas, para diferentes perfis profissionais. Confira abaixo a lista completa e os objetivos de cada curso!

1. Como sair do desemprego, mudar e ser um diferencial?

Com milhares de pessoas desempregadas no país, a primeira sugestão não poderia ser diferente. Neste curso, o profissional irá aprender a:

  • fazer um curriculo atrativo para o mercado de trabalho atual;
  • se preparar para um processo seletivo;
  • escrever sua missão;
  • identificar seus valores;
  • desenvolver crenças fortalecedoras; e
  • decidir por uma carreira que os deixe feliz.

Criado por Paula Janaína Albino Cabral, o curso é gratuito e direcionado a qualquer profissional que deseja evolução na carreira.

Com cinco aulas, o curso tem uma duração total de 49 minutos. As inscrições devem ser feitas por meio do site da Udemy .

2. Home Office Lucrativo - como trabalhar de casa

Também oferecido por meio da plataforma Udemy, esse curso tem como foco profissionais que atuam em casa, por meio do modelo home office.

Desenvolvido pelo empreendedor João Marcos, o curso promete ensinar como fazer para deixar seu home office mais produtivo e lucrativo.

Nesse treinamento, o instrutor mostrará passo a passo do processo, abordando temas como reserva de emergência, equipe, escalas e investimentos a longo prazo.

Com dez aulas e duração total de 40 minutos, o curso é oferecido gratuitamente por meio do site da Udemy .

3. How to Rock in Rio - Gestão de Eventos e Negócios, com Rock in Rio

Oferecido pela plataforma da Curseria, o curso tem como objetivo aprimorar o conhecimento e a vida profissional.

Para isso, executivos responsáveis pela realização das edições do festival no Brasil mostram, na prática, as ações necessárias para criar, gerenciar e atingir a excelência através de uma plataforma de experiências.

A ideia, segundo a plataforma, é oferecer mais que um certificado. "Queremos que você saia mais preparado para lidar com operações estratégicas, Gestão, Marketing e Comunicação de qualquer projeto – seja ele grande ou pequeno".

O curso é online e conta com mais de 10 horas de conteúdo, divididas em três módulos (Gestão de Eventos, Gestão de Negócios e Gestão de Plataforma de Experiências). As inscrições devem ser feitas no site da Curseria .

 

7 cursos que podem mudar sua vida profissional em 2021 (Foto: Merlas/iStock)
7 cursos que podem mudar sua vida profissional em 2021
(Foto: Merlas/iStock)

 

4. Técnicas para falar em público, com Marcos Motta

No curso, o profissional compartilha as técnicas que aprendeu durante a carreira para ter uma excelente oratória. Desta forma, os interessados terão acesso às seguintes técnicas e temas:

  • preparo mental - técnicas para controlar o nervosismo e a ansiedade para transparecer calma ao falar em público;
  • técnicas vocais e de postura para transmitir confiança e autoridade ao se comunicar;
  • como "ler" diferentes públicos e saber exatamente como se portar na frente de cada um deles;
  • storytelling - como entreter e convencer pessoas por meio de histórias;
  • o jeito certo de usar recursos audiovisuais para fortalecer sua mensagem e prender a atenção das pessoas;
  • os truques que os maiores oradores da história usam para parecerem mais carismáticos e gerar conexão com as pessoas; e
  • método para organizar seus pensamentos antes de reuniões e palestras.

O curso é online e as inscrições devem ser feitas no site da Curseria

5. Python para iniciante

A área de Tecnologia da Informação cresce a cada ano. Neste curso, o aluno conhecerá a linguagem de programação de alto nível.

Neste caso, o profissional aprenderá a utilizar funções básicas/principais da linguagem Python e a desenvolver programas em Python.

Para isso, o aluno precisará ter acesso a um computador, com internet, software Python para Windows (ou MacOS) e Raciocínio Lógico.

Criado por Tiago Miguel, o curso tem 50 minutos de duração total, que são divididos por 11 aulas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site da Udemy .

6. Marketing Digital para Iniciantes

Muito procurado nos últimos anos, o curso de Marketing Digital é voltado para profissionais de diversas áreas, principalmente os que:

  • trabalham na internet;
  • são empreendedores, donos de startups ou microempresários;
  • blogueiros/youtubers e criadores de conteúdo; e
  • trabalham com Marketing, Comunicação e Publicidade.

Udemy  oferece um curso, gratuitamente, criado por Felipe Marcondes.

Veja também: Recolocação profissional: 5 práticas para encontrar um emprego

Com 17 aulas e 1h49min de duração, o curso promete ensinar a:

  • compreender princípios básicos e técnicas por trás do Marketing Digital;
  • escolher um modelo de negócio digital;
  • lançar uma primeira campanha usando ferramentas digitais;
  • montar um sistema de autorresposta; e
  • criar uma campanha de e-mail marketing.

7. Search Engine Optimization (SEO)

Por fim, um dos cursos mais buscados nos últimos anos, o Search Engine Optimization (SEO) pode mudar a vida de muitos profissionais, principalmente aqueles que atuam na área de Comunicação e com Vendas online.

Diversas plataformas oferecem cursos de SEO. Na Mirago , por exemplo, há aulas gratuitas para iniciantes. Já na Rock Content , os profissionais encontram o curso pelo valor de R$499 (sujeito a alteração).

As aulas visam ensinar aos alunos a lógica de funcionamento e disposição de informações nos mecanismos de busca, a identificar os principais fatores de ranqueamento orgânico e a analisar a performance orgânica em blogs e criar planos de ação de melhorias.

Newsletter Folha+

O que + você precisa saber:

Google oferece cursos online gratuitos

Referência mundial, o Google também conta com diversas plataformas que oferecem cursos gratuitos, voltados para profissionais de diferentes áreas.

Para quem busca uma mudança profissional em 2021, os cursos oferecidos pela multinacional podem alavancar o currículo. Confira!

Primer - Gratuito

Para quem tem interesse em entender melhor o universo do Marketing Digital, o Google possui desde 2016 o Primer ( g.co/Primer ), aplicativo com lições gratuitas de Marketing Digital e Negócios.

O objetivo do Primer é ajudar profissionais e estudantes a se manterem atualizados para as demandas do mercado de trabalho. Cada aula é interativa e pensada para quem tem poucos minutos livres. O Primer está disponível na Play Store e na App Store .

Google Academy - Gratuito

A Google Academy , plataforma de educação e conteúdos online sobre Publicidade Digital, recebe especialistas de produto do Google e parceiros para treinamentos e apresentação de insights e dados de mercado, com dicas das soluções de Publicidade, do nível básico ao avançado.

Ateliê Digital - Gratuito

Por fim, o Ateliê Digital é uma plataforma destinada a ajudar pessoas em começo de carreira ou em busca de novas colocações no mundo do trabalho.

Os treinamentos do site estão disponíveis online e, até março de 2021, serão 11 cursos no total.

Dividido nas categorias "Habilidades Digitais", "Desenvolvimento de Carreira" e "Dados e Tecnologia", o Google Ateliê Digital já conta com uma série de conteúdos online e gratuitos focados nesses segmentos.

Há temas como "Fundamentos do Marketing Digital" (com certificação), "Gere conteúdo para promover sua empresa" e "Introdução à Comunicação Corporativa". 

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter