De saúde à logística, descubra as vagas temporárias em alta em 2021

Employer realiza levantamento para descobrir quais segmentos devem gerar mais contratações temporárias neste ano. Confira!

12/03/2021 16:00

12/03/2021 16:00

Você está em busca de vagas temporárias? Se sim, sabe quais áreas estão em alta em 2021? A Employer, uma das maiores empresas de Recursos Humanos do país, realizou um levantamento para descobrir quais segmentos devem gerar mais contratações durante o ano.

As funções que devem estar com oferta em alta são: logística, ajudante de limpeza e de produção, vendedor de loja, vendedor interno e externo, promotor de vendas, representante comercial, mecânico automotivo, mecânico de automóveis, lavador de carros, pintor de carros.

Além de auxiliar administrativo, manutenção, segurança, médicos, enfermeiros e técnico de enfermagem, devem estar com vagas em alta. O setor do agronegócio também deve apresentar destaque.

Apesar dos reflexos da crise pela Covid-19 ainda continuarem este ano, as pessoas que procuram um emprego devem permanecer otimistas, pois se trata de um bommomento para encontrar vagas no mercado de trabalho.

Vânia Montenegro, diretora de Serviços RH da Employer, explica que existem muitas vagas pelo Brasil, mas que em algumas regiões faltam mão de obra.

"O país está com diversas vagas de emprego, mas falta mão de obra, como é o caso na região Centro-Oeste, principalmente em Goiás e Mato Grosso".

 

Homem segurando carteira de trabalho
Entre os setores com mais contratações temporárias estão logística
e saúde (Foto: Divulgação)

 

De acordo com Vânia, a modalidade de contratação temporária é uma oportunidade para quem pretende se recolocar no mercado ao longo de 2021. Isso porque as empresas estão em busca de flexibilidade e rapidez por conta da pandemia.

“As pessoas estão com receio de retornarem agora para o mercado de trabalho por conta da pandemia, mas esse é momento certo, cenário do trabalho temporário é de muito otimismo no Brasil", conta.

Interessados nas vagas ofertadas nas regiões devem cadastrar seu currículo no site do Banco Nacional de Empregos . Ou procurar a filial mais próxima da Employer

O que + você precisa saber:

Direitos do trabalhador contratado temporariamente

No formato de contratação temporária, o profissional tem registro em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974.

"Entre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário proporcional ao tempo de serviço e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o tempo trabalhado como temporário também conta como contribuição para a aposentadoria", explica Montenegro.

Conforme a legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por até mais 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período.

"Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, como auxílio-doença, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios", finaliza a diretora.

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) prevê aumento das oportunidades temporárias até o final do 1º trimestre de 2021.

Segundo a projeção divulgada pela instituição, a tendência é pelo aumento de 25% nas vagas temporárias, em comparação ao mesmo período do ano passado. Na prática, isso deverá resultar em mais de 805 mil novas vagas até março.

"Após um resultado surpreendente em janeiro, projetamos a geração de mais de 805 mil vagas temporárias entre os meses de janeiro e março de 2021, superando em 25% as 644.500 contratações temporárias no mesmo período do ano passado", afirma o presidente da associação, Marcos de Abreu.

Newsletter Folha+

Quer receber mais conteúdo como este?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, com dicas de Carreiras, vagas de empregose muito mais!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis