Black Friday e fim de ano impulsionam contratações temporárias

Black Friday e compras de final de ano aumentam contratação temporária. Cerca de 222 mil vagas devem ser abertas até o fim deste ano.

27/11/2020 10:00

27/11/2020 10:00

O final de ano sempre traz boas notícias para quem está desempregado ou precisando de uma grana extra. É que com o Natal, as contratações temporárias no comércio disparam e este ano não será diferente. 

Cerca de 222 mil vagas devem ser abertas nesses últimos meses de 2020. Os dados são da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM). "A expectativa de efetivação de trabalhadores temporários neste final de ano gire em torno de 20%", afirma Marcos de Abreu, presidente da ASSERTTEM.

A Employer, uma das maiores empresas de Recursos Humanos do Brasil, ressalta que essa demanda também é motivada pela Black Friday

O que será uma compensação (pelo menos em parte) para o pico de demissões e suspensões de contratos de trabalho no mês de abril devido à pandemia de Covid-19.

O que + você precisa saber:

 

Mercado aumento vagas temporárias em 2020

Com a Black Friday e as datas comemorativas de Natal e Réveillon, as vendas crescem e, junto com elas, as vagas de trabalho temporário. Uma alternativa para os profissionais conquistarem seu emprego efetivo.

Mas isso não aconteceu apenas neste final de ano. A diretora de serviços da Employer RH, Vânia Montenegro, conta que esse tipo de contrato aumentou no ano de 2020 de modo geral, por causa das incertezas e impactos da pandemia. 

"O mercado aumentou as vagas temporárias em 2020, devido à pandemia ter gerado mudanças no comportamento empresarial e dos consumidores. As empresas foram impactadas e muitas tiveram que desmobilizar parte do seu quadro efetivo, porém, a maioria já está retomando a produção em volume expressivo, precisando de contratação rápida e flexível.”

Vagas temporários aumentam no final de ano
(Foto: Reprodução)

 

Quem busca emprego deve ficar atento às tendências de mercado

Os setores que mais se destacaram com a abertura de vagas até o momento foram: logística, indústria alimentícia, de embalagens, linha branca, têxtil, metalúrgica e farmacêutica. 

É importante lembrar que os candidatos que estão em busca de uma oportunidade de emprego devem prestar atenção na tendência do mercado. O perfil profissional de trabalhadores temporários que as empresas buscam, em geral, são:

  • de pessoas comprometidas
  • que queiram oportunidade de emprego efetivo
  • dedicadas
  • que aprendem rápido
  • com fácil comunicação
  • com foco no objetivo da empresa

Bolsonaro diz que país pode terminar 2020 com mais empregos do que em 2019

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira, 26, que as projeções indicam que o país pode terminar o ano de 2020 com mais empregos do que em 2019. Segundo informações da Agência Brasil, ele comemorou o resultado positivo na criação de empregos formais, segundo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

"Desde julho, agosto e setembro, tivemos superávit, saldo positivo, no Caged. Agora, levando-se em conta outubro, o Caged nos deu um superávit de 400 mil novos empregos com carteira assinada. Se nós acreditarmos em projeções, vamos terminar o ano, no mês de dezembro, com mais gente empregada do que dezembro do ano passado. Isso atravessando uma pandemia."

A declaração foi dada durante cerimônia no Palácio do Planalto que marcou o lançamento de um novo sistema de gestão documental digital do governo. 

Os dados do Caged foram divulgado pelo Ministério da Economia, que apontou um saldo positivo de 394,9 mil empregos em outubro. Foram 1.548.628 admissões e de 1.153.639 desligamentos. O resultado é um recorde na série histórica iniciada em 1992, segundo o Governo Federal.

Newsletter Folha+

 

Quer receber mais conteúdo como este?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, com dicas de Carreiras, vagas de empregose muito mais!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis