Primeiro emprego: ex aprendizes iniciam o ano com carteira assinada

Jovens começam 2021 com emprego efetivo após o bom desempenho nos programas de aprendizes.

06/01/2021 17:30 | Atualizado: 05/02/2021 10:08

06/01/2021 17:30 | Atualizado: 05/02/2021 10:08

Que tal começar 2021 com a carteira de trabalho assinada? Um sonho né?  Alguns jovens aprendizes tiveram a oportunidade de iniciar o ano com um emprego formal.

Eles conseguiram o primeiro emprego, após se destacarem em programas de aprendizagem. Como é o caso de Maria Eduarda Alcântara, de 19 anos, que foi contratada depois de participar do Melhor Aprendiz do Centro de Ensino Literatus.

"Depois de nove meses como aprendiz na Tutiplast fui contratada para ser assistente administrativo do setor de sistema integrado da empresa", comemora Maria Eduarda.

De acordo com ela, a experiência como aprendiz a impulsionou a começar o curso superior em Administração. 

"Sempre procurei participar dos eventos da empresa, ser pontual, não faltar, tudo isso fez com que eu me destacasse esse ano e tirasse o segundo lugar nos talentos de 2020 da Tutiplast", destaca.

Outra estudante do curso de auxiliar administrativo do Literatus que obteve sucesso foi Daniele dos Santos, de 20 anos. Ela foi contratada pela Panificadora Conde do Pão. 

 

Jovens aprendizes conseguem contratação efetiva após bom desempenho
Jovens aprendizes conseguem contratação efetiva após bom
desempenho (Foto: Divulgação)

 

A jovem aprendiz acredita que entre as maiores conquistas com essa experiência foi a de se comunicar melhor.

"As atividades na sala de aula e na empresa me ajudaram a me expressar melhor e, sem dúvida, isso foi essencial para que eu conseguisse a minha primeira experiência no mercado de trabalho, após nove meses como aprendiz", revela a jovem, que acaba de dar início ao curso superior em Serviço Social.

Outro aprendiz que foi contratado foi o auxiliar de RH Nicolas Melo Salvador, de 22 anos.

"Tive a oportunidade de conhecer professores que trouxeram uma bagagem de conhecimento que eu pudesse aplicar tanto na minha vida pessoal quanto profissional, tiveram atividades e conteúdos na sala de aula que me marcaram muito e me fizeram evoluir como aprendiz", comenta o egresso, que agora faz parte do quadro efetivo na empresa Pam Plásticos.

A analista de Recursos Humanos da Pam Plásticos, Itatyany Monteiro, aponta que Nicolas sempre se mostrou um profissional proativo. Ele apresentava sugestões para os problemas e interessado em aprender sobre as atividades da empresa.

"Ficamos muito satisfeitos com o desenvolvimento dele e por conta disso, não pensamos duas vezes para contratá-lo para somar com a equipe", conta.

O que + você precisa saber?

Saiba mais sobre o Programa Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz, regulamentado pela Lei 10.097/2000 e pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que empresas de médio e grande porte contratem pessoas de 14 a 24 anos dentro deste modelo.

 A Lei também estabelece uma obrigatoriedade de contratação de cotas entre 5% e 15% do quadro de funcionários. Além da formalização pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para todos os contratados.

Quem participa do programa têm direito ao registro em carteira de trabalho, 13º salário, fundo de garantia, INSS, vale-transporte, férias e jornada de trabalho de quatro ou seis horas.

As vantagens vão além do simples cumprimento de legislação, sendo também uma chance para jovens sem experiência conseguirem um emprego.

Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, as chances de conseguir uma vaga sem ter tido vivência profissional pode se tornar mais difícil.

"Além de ser porta de entrada para o primeiro emprego dos jovens, o programa de aprendizagem é uma maneira das empresas impulsionarem futuros talentos e treiná-los de acordo com as demandas dos seus negócios", explica a mantenedora do Centro de Ensino Literatus, Elaine Saldanha.

O Programa de Aprendizagem da instituição, o Melhor Aprendiz, conta com mais de 20 cursos voltados para aprendizes, entre eles, Assistente Administrativo, Vendedor de Comércio Varejista, Operador de Logística, Repositor de Mercadorias.

Além de  Operador de telemarketing, Operador de Caixa, Processo de Produção, Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais, Auxiliar de Secretaria Escolar, Aprendizagem em Educação, Agente de Saúde e Meio Ambiente. Para mais informações acesse o site da Literatus .

Newsletter Folha+

Quer receber mais conteúdo como este?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, com dicas de Carreiras, vagas de empregose muito mais!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis