Estágio de férias oferece imersão e experimentação aos estudantes

Mesmo sendo de curta duração, o programa de férias possibilita que o profissional em começo de carreira tenha contato com desafios presentes no mercado.

21/01/2021 08:00

21/01/2021 08:00

Você já ouviu falar sobre os estágios de férias? A iniciativa, bastante comum no exterior, tem ganhado cada vez mais visibilidade no Brasil. Em tempos de pandemia, por exemplo, esses programas podem ser uma excelente oportunidade para adquirir rápida experiência na área de atuação. 

A Vórtx, fintech de infraestrutura para o mercado financeiro, é uma das empresas que apostaram nesse modelo de estágio e já está na terceira edição do seu estágio de verão, conhecido como Vórtx Next.

Os programas de férias ou de verão costumam ter duração de, aproximadamente, um mês. Mesmo assim, possibilitam que o profissional em começo de carreira tenha contato com desafios presentes no mercado. E essa processo tende a ser bastante enriquecedor para o currículo. 

Para a head de employee experience da Vórtx, Carolina Ottoboni, mesmo em um período mais curto, essas oportunidades geram um diálogo muito mais alinhado entre a academia e as empresas, proporcionando que o aluno consiga experimentar diferentes habilidades e, a partir disso, se aprofunde no segmento que melhor se encaixa aos seus objetivos.

"Nós percebemos um avanço significativo de empresas que apostam nesse tipo de estágio aqui no Brasil, mas ainda não são muitas. Acredito que seja pela complexidade de contratação e monitoramento, que é igual ao de um estágio ou contratação comum. Porém, a Vórtx já está na sua terceira edição do 'Vórtx Next', nosso programa de estágio de férias, e temos tido um retorno muito interessante dessa troca. São cabeças jovens, com ideias novas e com disposição a experimentar, isso ajuda a empresa a sempre se atualizar das novidades e esses alunos saírem com uma noção real dos desafios que vão encontrar aqui fora", comenta Camila. 

 

Estágio de férias é enriquecedor para o currículo do estudante
(Foto: Freepik)


O que + você precisa saber:


Vórtx Next também pode ser um caminho para a efetivação

A Vórtx já contratou 15 profissionais para participarem das edições anteriores do programa de férias. A expectativa é selecionar mais sete estagiários para a terceira edição do projeto, que está programada para este mês. 

Do total de participantes que já ingressaram no programa de férias, um foi efetivado como estágio prolongado e outros dois foram efetivados como colaboradores da empresa em tempo integral. 

O Vórtx Next também é responsável pela criação de outras iniciativas. Uma delas é a startup Preparo, plataforma de contratação para estágio e primeiro emprego, fundada por alunos do Insper. 

Marcos Vinícius, um dos cofundadores da Preparo, participou da primeira edição do Vórtx Next e foi vendo os desafios na rotina de contratação de novos talentos, que ele resolveu se juntar a alguns amigos e desenvolver uma solução simples e automatizada.

"Eu entrei como bolsista no Insper e tenho consciência da facilidade que seria para ingressar no mercado de trabalho, mas nem todos têm acesso a essa realidade. Eu tinha acabado de entrar na faculdade quando participei do programa de estágio de verão na Vórtx e só então tive noção do volume de candidaturas que um RH recebe. A partir disso, a ideia era auxiliar nesse gap e dar mais visibilidade a outras universidades, que, por meio da Preparo, podem conversar com empresas de diferentes lugares e aumentar as chances dos seus alunos conseguirem um emprego", explica Marcos.

Além disso, a Vórtx contratou a Preparo como parceira na contratação de candidatos para o Vórtx Next. Na próxima edição, que acontece neste mês, os alunos poderão contar com a ajuda da plataforma no processo de seleção. Até o momento, já são 1.144 candidatos inscritos de diferentes regiões do país e até de universidades internacionais. 

Nessa perspectiva a ideia é que, junto com a startup, a fintech consiga também aprimorar o seu processo de seleção e passar a dar mais feedbacks para os profissionais que se candidatarem às diferentes vagas na empresa, fomentando o desenvolvimento do profissional que, muitas vezes, não possui experiência prévia.

Newsletter Folha+


 

Quer receber mais conteúdo como este?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, com dicas de Carreiras, vagas de empregose muito mais!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis