Saiba como a técnica Pomodoro pode ajudar profissionais em home office

Veja como funciona a técnica Pomodoro e como ela pode contribuir na rotina de profissionais que atuam em home office.

13/04/2021 17:00

13/04/2021 17:00

O home office foi a opção encontrada por muitas empresas para manter suas operações durante o período de isolamento social. No entanto, o profissional pode encontrar muitas distrações dentro de casa, o que pode prejudicar seu desenvolvimento no trabalho, além de gerar problemas como estresse e ansiedade.

Diante disso, algumas técnicas podem ajudar aqueles que buscam melhorar seu rendimento no trabalho remoto. Entre elas, a técnica Pomodoro, que consiste em cronometrar os tempos de trabalho e descanso, prometendo aumentar a concentração nos períodos das atividades.

A técnica foi criada em 1988 pelo italiano Francesco Cirillo, que utilizou um timer de cozinha em formato de tomate (por isso o nome Pomodoro), para organizar suas tarefas. Ao perceber os resultados satisfatórios, divulgou sua descoberta em 1992.

O primeiro passo para utilizar a técnica Pomodoro é definir as tarefas a serem cumpridas. Depois disso, é só seguir a seguinte regra: durante 25 minutos é preciso manter a concentração total ao realizar uma atividade. Nesse período, não deve haver nenhuma interrupção.

Após os 25 minutos, o profissional pode relaxar e descansar por cinco minutos e deve seguir assim sucessivamente até que complete as duas horas desse ciclo. Como recompensa, pode-se descansar mais 15 ou 30 minutos – dependendo da sua disponibilidade de tempo. 

 

Home Office
Pausas devem ser utilizadas para momentos de distração
(Foto: Pixabay)

 

Profissionais podem cronometrar tempo com a ajuda de aplicativos

Já existem diversos sites e aplicativos gratuitos que auxiliam na cronometração, são eles: Pomofocus, Tomato Time, Pomodoro Time, Pomodoro Keeper, Focus Keeper entre outros.

Segundo Flávia Knop, especialista e treinadora em gestão de pessoas, com expertise direta para líderes e equipe, a técnica proporciona diversos benefícios, como: aumento do foco, capacidade de mensurar o tempo que leva para realizar as suas tarefas e aptidão de se manter longe de distrações, aproveitando melhor o seu tempo.

“Nos intervalos procure fazer algo que não exija muito esforço mental, pois desta maneira o seu cérebro não irá dirigir o que acabou de aprender ou realizar. Opte por atividades relaxantes da sua escolha,  pode ser por exemplo: um alongamento, dar uma olhada nas redes sociais, comer algo, dar uma caminhada em sua casa e por aí vai”, recomendou Flávia.

O que + você precisa saber

Especialista destacou necessidade do nosso cérebro em esperar por recompensas

Rafael Peixoto, especialista em Desenvolvimento Humano e Neurociências, ainda explicou que o cérebro espera esse momento de descanso, no qual libera dopamina (neurotransmissor que atua de diferentes formas no sistema nervoso, relacionando-se, por exemplo, com o humor e prazer, e trazendo a sensação de recompensa).

" O nosso cérebro trabalha o tempo todo esperando recompensa", enfatizou o especialista.

Já Ester Gomes, especialista em desenvolvimento humano, destacou que a técnica Pomodoro é considerada como uma das mais eficazes, com fácil adaptação a rotina e resultado mais rápido. A especialista indicou, para quem está começando, fazer o método clássico, mas cada um pode definir o próprio tempo, por exemplo.

Botão com link para Newsletter

Quer receber mais conteúdo como este?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, com dicas de Carreiras, vagas de empregose muito mais!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis