11 tipos de profissionais home office: qual deles é você?

Saiba qual perfil mais se encaixa com você e compartilhe com os amigos como é o seu home office

03/05/2020 06:00 | Atualizado: 23/07/2020 08:43

03/05/2020 06:00 | Atualizado: 23/07/2020 08:43

O que antes era uma prática excepcional, agora, se tornou usual. O home office ganhou forças nos últimos dois meses e passou a ser um dos modelos de trabalho mais adotado pelas empresas e trabalhadores.

Tudo isso muito em função da pandemia do novo Coronavírus. Mas, a tendência é que o home office cresça e se estabeleça no mercado de trabalho com maior frequência.

Se antes já era uma opção para alguns profissionais, após a pandemia pode continuar sendo adotado. Tem empresa, por exemplo, que já garantiu que passado o isolamento, manterá essa opção em alguns setores, pois viram aumento na produtividade.

O curioso é que nem todo mundo é no home office o que é no trabalho presencial. E que bom, né? Afinal, a ideia é ser o mais informal possível, pois estamos em casa.

Pensando nisso, a FOLHA DIRIGIDA listou 11 tipos de profissionais home office. A sua missão é anotar com quais você mais se identifica e deixar as suas versões nos comentários. Combinado?

#1 Funcionário EDREDOM

funcionários home office

É aquele que não sai da cama para quase nada (ou nada).

O #FuncionárioEdredom liga o computador da cama mesmo e já começa a dar os primeiros 'bom dia' sem mesmo escovar os dentes, respondendo as mensagens.

Quase não levanta para nada. É um pouco preguiçoso. E se tem uma brecha tá tirando um cochilo.

Entrega as coisas no prazo, mas pede pausa para poder descansar um pouco. Ama um conforto.

#2 Funcionário BABY SHARK

funcionários home office

É aquele que se divide entre o trabalho e dar atenção ao filho.

O #FuncionárioBabyShark entre uma reunião e outra precisa conferir se o desenho ainda está passando na TV para deixar a criança um pouco entretida.

Para filhos maiores, esse funcionário está se dividindo entre o trabalho e ensinar os deveres do colégio. Entre uma tarefa e outra, brinca e dá atenção.

É um funcionário perspicaz, focado e com um grande jogo de cintura. Não costuma dormir muito cedo e precisa estar ligado no 220v para aguentar a rotina dupla.

#3 Funcionário BIBLIOTECA

funcionários home office

É aquele que não gosta de muito barulho e é bem mais reservado.

O #FuncionárioBiblioteca gosta de silêncio e, quando alguém entra no quarto, já começa a fazer o som da panela de pressão: SHIIIIII.

Bem mais reservado e não gosta muito de se exibir. Muita das vezes tímido e gosta das coisas do seu jeito.

Tem seus materiais de 'estimação' e leva eles para todos os lugares. Está sempre cercado por livros, cadernos, anotações e MUITOS POST-IT.

+ Durante pandemia, empresas abrem vagas para estágio em home office

#4 Funcionário BALADA

funcionários home office

É o oposto do da biblioteca e gosta de um barulho e não liga se tiver mais pessoas no mesmo home office.

O #FuncionárioBalada tem o fone de ouvido como sua marca. Está sempre ouvindo uma música ou com a TV ligada assistindo algo enquanto trabalha.

É agitado e hiperativo, gosta de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Trabalha, mas também interage, conversa e faz muitas anotações.

Gosta de dançar nas horas vagas. Como diria Claudia Leitte: extravasa e joga tudo pro ar nas horas vagas. É pró-ativo e gosta de mostrar serviço.

#5 Funcionário CAIXA 24 HORAS

funcionários home office

É aquele disponível 24 horas e que todo mundo sempre encontra online.

O #Funcionário24horas não liga muito para descanso e só entra em 'manutenção' às vezes. Está sempre trabalhando e disponível para realizar as atividades.

A pergunta "Oi, consegue fazer?" para ele é 'sim' na certa. Geralmente, não costuma dispensar uma boa dose de energético. Gosta bastante de bebidas e é elétrico.

O trabalho é o seu maior hobby e lhe traz bons retornos. Tem muitas mensagens não lidas nas redes sociais. É especialista em vácuos. Gosta de ganhar dinheiro e está sempre com as contas em dia.

+ Home Office: como equilibrar trabalho em casa com a vida pessoal?

#6 Funcionário VERSÁTIL

funcionários home office

É aquele que se adapta fácil a qualquer lugar e está sempre atrás de um novo cômodo.

O #FuncionárioVersátil consegue trabalhar em qualquer lugar: sala, quarto, cozinha, área e até no banheiro se precisar. Ele consegue lidar facilmente com mudanças.

Tem sempre uma boa saída para os problemas e está sempre atrás de soluções. Gosta de viajar e de mudanças. É daqueles que ama surpresas e novidades.

Vive fazendo alterações nos móveis da casa e está com um visual novo a cada seis meses. No trabalho, sempre que pode muda um pouco a rotina para não pirar.

#7 Funcionário PLANNER

funcionários home office

É aquele que é extremamente organizado e tem hora certa para tudo (ou quase tudo).

O #FuncionárioPlanner já começa o dia fazendo o seu checklist do que tem para entregar ou produzir. E a cada hora dá aquele 'confere' para saber se a atividade foi concluída.

É metódico e gosta das coisas no seu devido lugar, arrumadas e sem muita bagunça. Tem horário para tudo, até para almoçar. Faz todas as refeições no horário correto.

No trabalho, é pontual e costuma não ter atrasos, nem com prazos. Cumpre deadlines e entrega as tarefas no dia. Não perde uma reunião e é muito participativo.

#8 Funcionário DO LAR

funcionários home office

É aquele que se divide entre o serviço e as atividades de casa.

O #FuncionárioDoLar consegue conciliar duas vidas simultâneas em uma só. Ao mesmo tempo que responde um e-mail, está com as panelas no fogo e tirando as roupas do varal.

É ágil e tem bastante equilíbrio com as coisas que faz. Consegue mediar e dar importância na medida certa para a atividade do momento. É bem atento e concentrado.

Esse profissional no trabalho costuma ser aquele que pega várias demandas, se atrapalha um pouco, mas entrega tudo. Está sempre com um xícara de café.

Home office e isolamento social: saiba como cuidar da saúde mental

#9 Funcionário NETFLIX

funcionários home office

É aquele que acumula tarefas na mesma intensidade que acumula séries.

O #FuncionárioNetflix é daquele tipo que tem a lista cheia no Trello e está sempre correndo contra o tempo. Toda hora acha que vai conseguir terminar um "episódio" do seu home office, mas pausa para fazer outra coisa.

É um pouco enrolado trabalhando de casa. Quando pausa para fazer refeições perde a hora e extrapola o tempo vendo série ou qualquer programa de TV. Um pouco perdido, mas atualizado nas tendências do momento.

Se você perguntar sobre algo, ele sempre sabe responder, mas não tem paciência para ir até o final de nada. É sedentário. Prefere ficar em casa nas horas vagas.

#10 Funcionário MASTER CHEF

funcionários home office

É aquele que trabalha, mas também se arrisca na cozinha e tem os melhores pratos (ou não, rs).

O #FuncionárioMasterChef entre uma tarefa e outra está sempre pesquisando novas receitas. Quando não está na frente do computador está na geladeira procurando os ingredientes.

É ágil e criativo. Tem paciência e é aberto a novas experiências. Ama aprender coisas novas e gosta muito de assistir a tutoriais. Tem habilidade para uma família grande, pois dá conta de várias tarefas ao mesmo tempo.

Tem como característica se arriscar e ir de cabeça em tudo o que pega para fazer. Veste a camisa da empresa. É um profissional habilidoso e talentoso no que faz.

#11 Funcionário INFLUENCER

funcionários home office

É aquele que cada passo é um flash (diga, xixxx!)

O #FuncionárioInfluencer está sempre registrando o seu home office nas redes sociais. É popular e tem muitos amigos. Gosta de socializar e compartilhar da sua rotina.

No trabalho, é comunicativo e tem facilidade para lidar com pessoas. Excelente relacionamento interpessoal, mesmo a distância. Seu perfil nas redes sociais está sempre atualizado.

Tem talento com edição de fotos e excelente redação, pois está sempre postando e não quer errar com seus seguidores. Nas videoconferências está sempre arrumado (pelo menos da cintura pra cima, rs).

----------

E aí, se encontrou?

Qual ou quais dos 11 perfis de profissionais no home office você mais se identificou?

Conta pra gente nos comentários e compartilha essa lista com os amigos. Afinal, você não quer se acusar sozinho, né. 

Good job wink

Por Mateus Carvalho
[email protected]

Quer receber mais conteúdo como este?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, com dicas de Carreiras, vagas de empregose muito mais!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis