7 personagens negros do humor que dão lições de empregabilidade

Folha+ separou personagens negros que ensinam, além da comédia, muitos valores para a vida e o mercado de trabalho.

21/11/2020 09:00

Por: Mateus Carvalho

21/11/2020 09:00 - Por: Mateus Carvalho

Nesta semana, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. E você com certeza já deve ter sido impactado com personagens negros na telinha por filmes, novelas, séries ou filmes, né?

Personagens estes que esbanjam o bom humor e maravilhosas piadas para nos divertir. Mas, por trás de cada frase engraçada e cena divertida, sempre é possível tirar algum ensinamento.

E, por isso, a Folha+ separou algumas cenas e personagens negros do humor que, com certeza você já viu, assistiu, se divertiu e ensinam valores de empregabilidade.

"Eu não preciso disso, meu marido tem dois empregos" - Rochelle

Quem nunca ouviu ou usou essa frase icônica de Rochelle, do seriado Todo Mundo Odeia o Chris

Rochelle viralizou este bordão. Mas, engana-se quem pensa que ela levava isso muito a sério. Por mais que seu marido Julius, de fato, tivesse dois empregos (ou, às vezes mais), ela sempre mostrou que lugar de mulher é fazendo o que ela quiser.

E também trabalhando. E quando não estava trabalhando, ela era uma excelente mãe e dona de casa. Veja no vídeo uma cena em que Rochelle demonstra que já fez de tudo um pouco.

Julius - Todo Mundo Odeia o Chris

Por mais que tivesse diversos empregos e andasse sempre cansado, Julius nunca deixou de dar atenção aos filhos e à família. Mesmo que às vezes passasse, ele sempre recompensava depois.

Além de saber o preço e quanto cada produto ou serviço custa em dólar, ele preza pela economia e bem-estar de sua família.

Fora os valores de empregabilidade que ele carrega, mostrando que é possível ser multitarefa, pois em diversos episódios dá conta da casa no lugar da Rochelle, ele também deixa muitos conselhos e dicas para a vida. 

Veja o episódio em que ele explica ao filho Chris o valor do dinheiro que recebe e o esforço dedicado em cima disso. Que aula, né?

Michael Kyle - Eu, a Patroa e as Crianças

Michael é o sinônimo de que nem sempre é o dinheiro que te faz feliz, mas, sim momentos especiais com as pessoas que ama. Ele dá muito valor aos seus filhos e esposa, ensinando-os sempre muitos valores para a vida.

Mas, é claro, sem esquecer do trabalho sempre. Até porque, ele é dono de uma empresa e nem por isso dá moleza aos seus filhos.

Ele sempre deixa claro a importância de correr atrás do que quer, dos sonhos e de que nada vem fácil. Com muito bom humor, sempre pega no pé do seu filho Junior para demonstrá-lo que o mercado de trabalho pede compromisso e dedicação.

Victor Baxter - As visões da Raven / A casa da Raven

E o atrapalhado Victor Baxter, você lembra? Com certeza você já deve ter rido bastante com as suas maluquices em família para tentar deixar tudo em ordem com sua esposa Tânia.

Victor criou um restaurante, o Grill Nota Mill e era um excelente chefe de cozinha, por mais que atrapalhado. Ele tentava (às vezes não dava) ser o máximo possível eficiente em tudo.

O mais legal é que por mais que ele quisesse passar uma imagem de que tudo estava bem, ele sempre foi sincero e demonstrava que o ambiente de trabalho nem sempre são flores.

Afinal, a gente mesmo sabe, tem dias que as coisas vão bem, mas tem dias que não. Sua filha Raven sempre se metia em confusão. E na hora de pensar em desistir, ele vinha com aquele conselho experiente:

Philip Banks, ou tio Phil - Um maluco no pedaço

Entre todos, Tio Phil pode ser ser considerado o mais experiente. E não somente pela idade, mas também no comportamento.

Ele sempre teve que arcar com os prejuízos das atrapalhadas de Will e Carlton, mas prezando pelos princípios e valores familiares. Mesmo sendo apenas tio, ele não deixava Will sem aprendizados.

Tio Phill era advogado, negro, pai, tio, marido e dava uma aula de generosidade. Com seu coração gigante, ajudava a todos e era justo nas suas decisões.

No quesito igualdade racial, ele vira e mexe soltava algumas frases que faziam o espectador refletir. Ele demonstrava sempre que a cor da sua pele não era um requisito para definir sua qualificação, por exemplo:

Will Smith (Bad Boys)

Junto com seu parceiro Martin Lawrence, Will Smith protagoniza cenas nos filmes de Bad Boys 1, 2 e 3 da forma como você nunca viu. Aquele bem humorado agora vira um policial que se mete em inúmeras aventuras, regadas a muito humor e diversão.

E entre diversos ensinamentos que Will traz durante os filmes, um deles é que, às vezes, no mercado de trabalho é preciso tomar algumas decisões difíceis.

Algumas, por exemplo, exigirão até mesmo um pouco mais de frieza como é possível ver a seguir neste trailer:

Eddie Murphy (A creche do papai)

Impossível que você nunca tenha assistido ao divertidíssimo filme 'A creche do papai' com Eddie Murphy. E que filme, né? De rir do início ao fim.

E ele também traz várias cenas legais para tirar como lição, principalmente pelo fato de que seu personagem precisa passar um tempo cuidando de várias crianças e desempenhar vários papeis novos. E também ajudar seu amigo em algumas missões.

Eddie nos ensina que, muita vezes, a gente não chega em um lugar sabendo tudo e é preciso lidar com as novas experiências. Além disso, saber que, às vezes, algumas frustrações antigas precisam ser deixadas para trás.

Mas, se não conseguir, o importante é seguir em frente e contar com a ajuda de alguém, como nesta cena:

E aí, gostou deste conteúdo?

Esta foi apenas uma forma de demonstrar que dentro do humor também tem muitos personagens negros que se destacam e trazem bastantes valores de empregabilidade, carreira, construção de futuro e valorização de sonhos.

Rir é e sempre será o melhor remédio. Mas valoriza também a inclusão racial em todos os gêneros audiovisuais. Afinal, você acabou de ver acima diversos exemplos de personagens icônicos que marcaram a sua infância.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com outras pessoas :) 

E viva a Consciência Negra! heart

Quer receber mais conteúdo como este?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, com dicas de Carreiras, vagas de empregose muito mais!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis