ESPM faz evento para profissionais e estudantes com imersão de 72h
Evento traz mostras científicas, palestras com nomes do mercado nacional e internacional e hackathon chancelado por agência internacional da ONU.
13/10/2020 17:00
13/10/2020 17:00

A ESPM realizará na próxima semana o ESPM Reload, que reunirá estudantes, docentes, lideranças e empreendedores. O evento online e gratuito terá mostras científicas, oficinas e palestras com profissionais do mercado nacional e internacional, e hackathon chancelado pela ISEDC/UNESCO, uma das agências internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Para Rodrigo Valente, professor da ESPM e um dos coordenadores do evento, a ideia é ter uma imersão de 72 horas, com conteúdo diversificado, para refletir e buscar soluções para as mais diferentes áreas de conhecimento. 

enlightened Inscreva-se e confira a programação completa  

ESPM Reload
ESPM Reload será online e gratuito 
(Foto: Divulgação)


O que + você precisa saber:

Mostra Científica

Alunos de graduação e estudantes do ensino médio, com matrícula em escola pública ou privada, poderão apresentar suas pesquisas científicas, artigos, projetos e trabalhos de conclusão de curso (TCC) nas duas mostras de iniciação científica que integram a programação do ESPM Reload. 

Os trabalhos de graduação são restritos às áreas de Administração, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais. Já os projetos e pesquisas do Ensino Médio devem envolver as áreas incluídas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Linguagem, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. 

As inscrições são gratuitas e serão recebidas até o dia 18 de outubro. O cadastro deve ser feito pelo professor orientador do trabalho, no e-mail: [email protected] .

A lista com os nomes dos trabalhos aceitos será divulgada até o dia 20 de outubro. As apresentações orais dos trabalhos serão via Zoom, no dia 22 de outubro, à tarde. 

"Nosso objetivo é criar um ambiente científico e criativo, com diversidade, reunindo ideias e provocando debates a partir de projetos nos quais os estudantes são os protagonistas", diz a professora e coordenadora da área de pesquisa da ESPM, Ângela Ravazzolo.

Palestras

A programação dos debates e palestras traz nomes do mercado nacional e internacional de diversas áreas de atuação como Nomi Prins, ex-executiva de Wall Street; Fábio Sasso, fundador do Abduzeedo e designer do Google; Ricardo Fotios, jornalista e colunista da TV Cultura; Nathalie Abrahão, coordenadora de social media do QuintoAndar; Valéria Barcelos, cantora trans; e Guilherme Canever, engenheiro florestal e criador do Saiporai.

O Meeting de Mercado traz profissionais que começaram sua trajetória em uma empresa JR da ESPM.

ONU Social Challenge Hackaton

Organizado pela ESPM Social de Porto Alegre, núcleo com ênfase em ações e projetos sociais, em parceria com a ISEDC/UNESCO, agência internacional da ONU na Rússia, o ONU Social Challenge Hackathon traz o desafio de promover soluções para o envelhecimento saudável.
 

enlightened O número global de pessoas idosas – com 60 ou mais anos de idade – está projetado para aumentar de 962 milhões em 2017 para 1,4 bilhão em 2030 e 2,1 bilhões em 2050, quando todas as regiões do mundo, exceto a África, terão quase um quarto ou mais de suas populações com 60 anos de idade ou mais. Em 2100, o número de pessoas idosas pode alcançar 3,1 bilhões. (ONU, 2020).


O hackathon terá duração de 24 horas, com início às 21h de 21 de outubro e término às 21h de 22 de outubro. Poderão se inscrever estudantes de graduação de todo o Brasil na categoria Sênior, e estudantes do ensino médio de todo o Rio Grande do Sul na categoria Júnior. Inscreva-se!  

Além das categorias Sênior e Júnior, o desafio conta com cinco tópicos que podem ser escolhidos pelas equipes, composta por três a cinco pessoas: Saúde Mental, Bem-estar Físico, Beleza Universal, Criatividade e Inclusão Digital. 

"Queremos estimular a criação de soluções relevantes e de impacto social que estejam alinhadas com a estratégia global e o plano de ação sobre o envelhecimento e saúde, reforçados pela Organização Mundial da Saúde. A partir da união de diferentes habilidades e competências e do potencial criativo de cada equipe, podemos iniciar uma transformação histórica que garanta uma vida longa e saudável para todos", diz a professora da ESPM e coordenadora do evento, Liliane Basso.

Os três melhores projetos de cada categoria serão incubados por três meses na START Incubadora da ESPM, e receberão mentoria de profissionais de mercado e orientação específica sobre o desenvolvimento de carreira para os integrantes das equipes. Outros prêmios serão divulgados na abertura do evento, com foco no desenvolvimento e na potencialização das soluções criadas.

 

Notícias Folha+


 

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter