A ESPM realizará na próxima semana o ESPM Reload, que reunirá estudantes, docentes, lideranças e empreendedores. O evento online e gratuito terá mostras científicas, oficinas e palestras com profissionais do mercado nacional e internacional, e hackathon chancelado pela ISEDC/UNESCO, uma das agências internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para Rodrigo Valente, professor da ESPM e um dos coordenadores do evento, a ideia é ter uma imersão de 72 horas, com conteúdo diversificado, para refletir e buscar soluções para as mais diferentes áreas de conhecimento.
Inscreva-se e confira a programação completa
Alunos de graduação e estudantes do ensino médio, com matrícula em escola pública ou privada, poderão apresentar suas pesquisas científicas, artigos, projetos e trabalhos de conclusão de curso (TCC) nas duas mostras de iniciação científica que integram a programação do ESPM Reload.
Os trabalhos de graduação são restritos às áreas de Administração, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais. Já os projetos e pesquisas do Ensino Médio devem envolver as áreas incluídas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Linguagem, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.
As inscrições são gratuitas e serão recebidas até o dia 18 de outubro. O cadastro deve ser feito pelo professor orientador do trabalho, no e-mail: [email protected] .
A lista com os nomes dos trabalhos aceitos será divulgada até o dia 20 de outubro. As apresentações orais dos trabalhos serão via Zoom, no dia 22 de outubro, à tarde.
"Nosso objetivo é criar um ambiente científico e criativo, com diversidade, reunindo ideias e provocando debates a partir de projetos nos quais os estudantes são os protagonistas", diz a professora e coordenadora da área de pesquisa da ESPM, Ângela Ravazzolo.
A programação dos debates e palestras traz nomes do mercado nacional e internacional de diversas áreas de atuação como Nomi Prins, ex-executiva de Wall Street; Fábio Sasso, fundador do Abduzeedo e designer do Google; Ricardo Fotios, jornalista e colunista da TV Cultura; Nathalie Abrahão, coordenadora de social media do QuintoAndar; Valéria Barcelos, cantora trans; e Guilherme Canever, engenheiro florestal e criador do Saiporai.
O Meeting de Mercado traz profissionais que começaram sua trajetória em uma empresa JR da ESPM.
Organizado pela ESPM Social de Porto Alegre, núcleo com ênfase em ações e projetos sociais, em parceria com a ISEDC/UNESCO, agência internacional da ONU na Rússia, o ONU Social Challenge Hackathon traz o desafio de promover soluções para o envelhecimento saudável.
O hackathon terá duração de 24 horas, com início às 21h de 21 de outubro e término às 21h de 22 de outubro. Poderão se inscrever estudantes de graduação de todo o Brasil na categoria Sênior, e estudantes do ensino médio de todo o Rio Grande do Sul na categoria Júnior. Inscreva-se!
Além das categorias Sênior e Júnior, o desafio conta com cinco tópicos que podem ser escolhidos pelas equipes, composta por três a cinco pessoas: Saúde Mental, Bem-estar Físico, Beleza Universal, Criatividade e Inclusão Digital.
"Queremos estimular a criação de soluções relevantes e de impacto social que estejam alinhadas com a estratégia global e o plano de ação sobre o envelhecimento e saúde, reforçados pela Organização Mundial da Saúde. A partir da união de diferentes habilidades e competências e do potencial criativo de cada equipe, podemos iniciar uma transformação histórica que garanta uma vida longa e saudável para todos", diz a professora da ESPM e coordenadora do evento, Liliane Basso.
Os três melhores projetos de cada categoria serão incubados por três meses na START Incubadora da ESPM, e receberão mentoria de profissionais de mercado e orientação específica sobre o desenvolvimento de carreira para os integrantes das equipes. Outros prêmios serão divulgados na abertura do evento, com foco no desenvolvimento e na potencialização das soluções criadas.