Como fazer um planejamento de carreira? Descubra em 7 passos!

CEO da Connekt conta como montar um plano de carreira para ter mais sucesso profissional.

27/01/2021 12:00 | Atualizado: 27/01/2021 12:46

Por: Tamires Silva

27/01/2021 12:00 | Atualizado: 27/01/2021 12:46 - Por: Tamires Silva

Ter sucesso profissional é o objetivo de qualquer pessoa que entra no mercado de trabalho. Mas o que muitos esquecem é que um passo fundamental para que isso se concretize é construir um bom planejamento de carreira ou plano de carreira.

E não se trata do plano criado pela empresa ou órgão onde se trabalha (aquele que é fixo, prevê uma evolução salarial linear a previsível). Se trata da estratégia de sucesso pessoal que cada pessoa deve traçar para si. Independentemente de onde trabalhe.

Mas como fazer um planejamento de carreira? Qual é o momento certo para fazer isso e por onde começar?

Quem ajuda os leitores da Folha+, respondendo essas perguntas é Celson Hupfer, doutor em Psicologia Social e CEO da Connekt, plataforma inteligente de recrutamento digital.

"Basicamente, o planejamento de carreira e sucesso profissional são guias que vão nortear suas metas para uma trajetória a curto, médio e longo prazo. A partir disso, será possível saber quais etapas devem ser cumpridas para cada conquista, como ser admitido por uma empresa, conseguir uma promoção ou, até mesmo, abrir o próprio negócio."

A ideia é simples, mas executá-la pode ser um desafio. Como começar é o passo mais difícil, o CEO conta abaixo o passo a passo para ter um planejamento de carreira de sucesso. 

Botão com link para newsletter

Como fazer um planejamento de carreira em 7 passos

Seja para conseguir um emprego, trocar de empresa ou mudar de carreira, traçar um plano de carreira para si é fundamental. Isso aumenta as chances de êxito, além de dar ao profissional maior segurança.

Ainda mais em um cenário de crise como o que se vive atualmente, com vagas de emprego sendo fechadas e organizações cortando custos por conta da crise econômica. 

São situações difíceis para o mercado como um todo, mas passam por elas melhor preparados aqueles que têm um plano. E o jeito de fazer esse plano Hupfer descreve a seguir em sete passos. 

#1. Avaliação pessoal

Autoconhecimento é uma palavra batida e muitos podem ter até preguiça dela. Mas quem não sai dessa etapa, pode não ter sucesso com o seu planejamento de carreira.

Antes de iniciar um plano é preciso saber onde se quer chegar. E isso exige do profissional algumas informações muito claras, como: o que o faz feliz, o que o realiza, como ele quer estar no futuro.

“O primeiro passo para um planejamento de carreira é a busca pelo autoconhecimento. Mapear seus valores, interesses e talentos será primordial para elaborar esse plano.”

#2. Objetivo

Tendo mapeado os valores pessoais, o passo seguinte é estabelecer onde o seu planejamento de carreira vai te levar. Ou seja, seus principais objetivos como profissional. 

Esse objetivo pode ser um cargo, por exemplo: se tornar membro do conselho de administração da empresa onde trabalha. Ou pode ser uma colocação dentro do mercado: ser reconhecido como o produtor de conteúdo com mais autoridade no seu nicho. Entre outras possibilidades. 

#3. Compromisso

Antes de partir para a parte mais prática, outro aspecto é o comprometimento. Ele está diretamente relacionado com o sentimento de realização mencionado no primeiro tópico e, igualmente, não deve ser subestimado.

“Seja qual for o objetivo, fazer acontecer o seu planejamento de carreira e sucesso profissional não é difícil. Mas vai exigir dedicação, capacidade de se comunicar e planejamento.”

Tendo essas questões em mente, é hora de partir para a mão na massa. 

#4. Metas e prazos

Como já explicado por Hupfer, o planejamento de carreira nada mais é que um guia para nortear a trajetória profissional a curto, médio e longo prazo. Ou seja, um caminho a ser percorrido para chegar a determinado lugar. 

Por isso, traçar metas com prazos é importante. São elas que vão determinar o ritmo e a direção dessa trajetória.

enlightenedPor exemplo: se um auxiliar de serviços gerais de uma fábrica tem o sonho de chegar ao cargo de gerente da equipe, ele precisa entender o que precisa fazer, quais expectativas atender, para chegar lá.

Ele pode ter como meta, em seis meses, diminuir pela metade o tempo que leva para realizar suas tarefas; em um ano, ter percorrido todos os setores da fábrica, a fim de compreender melhor o sistema como um todo; fazer um curso de gerenciamento de equipes etc.

#5. Estratégia

Como destaca o CEO, é fundamental estabelecer estratégias para o desenvolvimento profissional. Seja buscando uma especialização ou focando em técnicas de inovação no mercado de atuação, por exemplo.

Não adianta traçar um plano de carreira baseado apenas em coisas que não dependem exclusivamente de si. O que o profissional puder fazer, ele deve fazer.

E é aí que entra a estratégia. Para atingir o sucesso na carreira, as técnicas não podem ser deixadas em segundo plano.

Quem trabalha na área de Tecnologia, por exemplo, precisa estar atento a todas as inovações. O profissional pode ter como estratégia se manter constantemente estudando e de olho nas novidades para ser sempre um dos primeiros a saber das inovações na sua equipe. 

 

Como fazer um planejamento de carreira
CEO ensina como fazer um planejamento de carreira
(Foto: Reprodução)

#6. Flexibilidade

“Por mais que façamos planos, nem sempre eles saem como desejamos. Por isso, é importante estar atento às mudanças que surgem no processo. É necessário analisar diferentes possibilidades e a hora que é melhor optar por outro caminho.”

O planejamento de carreira não deve ser engessado. Até porque isso poderia levar a pessoa a perder excelentes oportunidades que surgem, pelo simples fato de que elas não estavam previstas.

Essa flexibilidade também é importante, pois varia conforme o momento da trajetória profissional que a pessoa está. Um universitário, por exemplo, deve ter um plano mais aberto e estar mais receptivo a novidades. 

“Lá no começo, quando a gente ainda está na faculdade ou mesmo quando vai buscar o primeiro trabalho, ele (o plano de carreira) precisa ser muito mais amplo, mais aberto. Você ainda não sabe se vai gostar mesmo daquilo que pensava que ia te realizar profissionalmente”, explica Hupfer. 

No começo da carreira, o CEO recomenda que o profissional se dê o máximo de oportunidades possíveis, que navegue por diversos tipos de trabalho, por diversas atividades ou mercados. Ele chama isso de um plano horizontal de carreiras. 

Mas quando as exigências de uma vida mais estruturada forem propostas, as mudanças de carreira e o planejamento precisam ser mais objetivos, mais diretivos. “Normalmente, é importante que você faça um planejamento para mudanças mais verticais, mais focadas em funções, remuneração ou qualidade de vida.”

#7. Pontos de controle

Com um plano de carreira estruturado e entendo que ele é flexível, é muito importante estabelecer pontos de controle. 

“Isto é importante primeiro para saber se o seu planejamento é exequível ou não (muito ambicioso, muito aberto, etc) ou se você deve fazer adaptações.”

Hupfer explica que alguém pode ter feito um planejamento muito bom, mas na prática vê que ele não é realizável, por qualquer motivo que não se tenha controle ou não tenha pensado. 

Por isso, as etapas acima e estabelecer pontos de controle são tão importantes. “Um plano sem pontos de controle não pode ser chamado de plano, pois sem controles nunca saberemos se o nosso plano deu certo ou errado e por quê”, explica.

"Um dos maiores textos sobre administração que já se escreveu foi o livro Execução, de Larry Bossidy e Ram Charan. Nele você aprende que é preferível um plano simples e pouco ambicioso com excelente disciplina de execução a um plano fantástico com baixa disciplina de execução. Se você tiver disciplina de execução, você vai saber quando é hora de mudar de plano, quando seu plano não deu certo, quando ele deu certo até demais e é hora de você fazer um novo plano mais ambicioso, etc."

 

Quer receber mais conteúdo como este?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, com dicas de Carreiras, vagas de empregose muito mais!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis