2021 vem aí! Como será o mercado de trabalho?

O que esperar do mercado de trabalho em 2021? HSM University traz alguns insights!

12/11/2020 12:00

12/11/2020 12:00

Se tem um ano que ficará na memória de todos é 2020. A pandemia do novo Coronavírus, somada a uma série de acontecimentos políticos importantes, trouxe transformações significativas em diversos âmbitos. 

E não foi diferente no mercado de trabalho. Empresas e profissionais precisaram (e ainda estão precisando) se reinventar e descobrir novas formas de empreender e sobreviver a essas mudanças. 

Também contam pontos neste ano de desafios os constantes avanços em tecnologia e transformação digital, que surtiram efeitos importantes nos colaboradores. Com tudo isso em vista não há quem deixe de se perguntar: como será o mercado de trabalho em 2021? 

É o que tenta responder e esclarecer a  HSM University, universidade 100% online criada pelo maior ecossistema de educação executiva do Brasil. Confira!

 

Mercado de trabalho em 2021
Mercado de trabalho em 2021 deve destacar transformação digital
(Foto: Reprodução)

 

Universidade aponta profissões e áreas que estarão em alta

As principais profissões do futuro estão atreladas à tecnologia. E com a modernidade, as novas profissões estão cada vez mais interagindo com os processos de transformação digital. 

Além disso, as carreiras mais antigas e tradicionais estão precisando se adequar a essa realidade. Por isso, o profissional de 2021, acima de qualquer coisa, precisará se manter em constante evolução, como alerta Paulo Lira, coordenador e supervisor acadêmico da HSM University.

"Em 2021, o profissional terá que ser capaz de desenvolver competências que vão muito além de suas habilidades técnicas, mas que o ajude a se reinventar e se readaptar em diferentes cenários e circunstâncias e, principalmente, em um curto período de tempo."

Com essas mudanças bruscas no cenário corporativo, a instituição aponta que as empresas estão tendo pouco tempo para se adaptar às novas necessidades e ainda sair na frente dos seus concorrentes. 

É aí que os profissionais precisam ter visão e enxergar novas possibilidades. Confira algumas profissões e áreas, que na análise da universidade, estarão em destaque em 2021.

O que + você precisa saber:

♦ Growth hacking

“Essa realidade abre espaço, por exemplo, para os especialistas em growth hacking.” 

Essa atividade ainda é nova para algumas pessoas, muitos, talvez, nem tenham escutado esse nome ainda. Basicamente é o profissional que se utiliza de metodologias que focam no crescimento e desenvolvimento de uma companhia.

Isso a partir de análises e novas hipóteses identificadas, trazendo um olhar de inovação e empreendedorismo para novas possibilidades. Mas não se trata de apenas uma profissão possível e sim de toda uma tendência de mercado.

♦ Programação

Outra profissão que, apesar de mais antiga, tem destaque nesse tema é a dos programadores. Ela também tem um grande espaço no mercado de trabalho, com um vasto leque de opções e oportunidades que continuarão em 2021, como prevê a HSM University. 

“Por isso, investir em aprender diferentes linguagens como Noções de UX, Lógica de Programação, Java Script, Angular, Dev Back-End, Dev Mobile Android é essencial para o profissional desta área e para aqueles que querem ingressar neste mercado.”

          → Para 2021, edtech Trybe vai formar exército de desenvolvedores web

♦ Marketing Digital

O marketing, profissão tão tradicional, também se mostrou uma das áreas mais promissoras em 2020, de acordo com a universidade. E o marketing digital deve manter essa área aquecida no próximo ano. 

“O segmento tem se readaptado ao longo dos anos e incluindo processos tecnológicos em sua rotina, que por meio de suas ferramentas e análise de dados permite mudar a ótica do consumo, potencializando o diferencial competitivo da empresa.”

♦ Cientista de Dados

Os cientistas de dados também continuarão sendo peças fundamentais para as companhias na análise da HSM University. Principalmente por conta do uso massivo de redes sociais e de outras ferramentas da internet, que proporcionam um grande volume de dados para os negócios. 

“Este profissional consegue transformar essas informações em insights decisivos para as organizações. Como consequência, é possível otimizar os serviços e produtos para que eles atendam melhor às necessidades dos consumidores.”

♦ Proteção de dados

Seguindo essa mesma linha, os advogados de proteção de dados também terão um papel fundamental dentro das corporações. A profissão está sendo ainda mais requisitada com a entrada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), obrigando as empresas a adequar suas estratégias aos procedimentos que estão previstos na lei.

Independentemente da profissão a ser escolhida, o profissional precisa estar em constante aprendizado, buscando o desenvolvimento de suas habilidades tanto cognitivas como socioemocionais.

Botão com link para Newsletter

Quer receber mais conteúdo como este?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, com dicas de Carreiras, vagas de empregose muito mais!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis