12/11/2020 12:00
Se tem um ano que ficará na memória de todos é 2020. A pandemia do novo Coronavírus, somada a uma série de acontecimentos políticos importantes, trouxe transformações significativas em diversos âmbitos.
E não foi diferente no mercado de trabalho. Empresas e profissionais precisaram (e ainda estão precisando) se reinventar e descobrir novas formas de empreender e sobreviver a essas mudanças.
Também contam pontos neste ano de desafios os constantes avanços em tecnologia e transformação digital, que surtiram efeitos importantes nos colaboradores. Com tudo isso em vista não há quem deixe de se perguntar: como será o mercado de trabalho em 2021?
É o que tenta responder e esclarecer a HSM University, universidade 100% online criada pelo maior ecossistema de educação executiva do Brasil. Confira!
As principais profissões do futuro estão atreladas à tecnologia. E com a modernidade, as novas profissões estão cada vez mais interagindo com os processos de transformação digital.
Além disso, as carreiras mais antigas e tradicionais estão precisando se adequar a essa realidade. Por isso, o profissional de 2021, acima de qualquer coisa, precisará se manter em constante evolução, como alerta Paulo Lira, coordenador e supervisor acadêmico da HSM University.
"Em 2021, o profissional terá que ser capaz de desenvolver competências que vão muito além de suas habilidades técnicas, mas que o ajude a se reinventar e se readaptar em diferentes cenários e circunstâncias e, principalmente, em um curto período de tempo."
Com essas mudanças bruscas no cenário corporativo, a instituição aponta que as empresas estão tendo pouco tempo para se adaptar às novas necessidades e ainda sair na frente dos seus concorrentes.
É aí que os profissionais precisam ter visão e enxergar novas possibilidades. Confira algumas profissões e áreas, que na análise da universidade, estarão em destaque em 2021.
“Essa realidade abre espaço, por exemplo, para os especialistas em growth hacking.”
Essa atividade ainda é nova para algumas pessoas, muitos, talvez, nem tenham escutado esse nome ainda. Basicamente é o profissional que se utiliza de metodologias que focam no crescimento e desenvolvimento de uma companhia.
Isso a partir de análises e novas hipóteses identificadas, trazendo um olhar de inovação e empreendedorismo para novas possibilidades. Mas não se trata de apenas uma profissão possível e sim de toda uma tendência de mercado.
Outra profissão que, apesar de mais antiga, tem destaque nesse tema é a dos programadores. Ela também tem um grande espaço no mercado de trabalho, com um vasto leque de opções e oportunidades que continuarão em 2021, como prevê a HSM University.
“Por isso, investir em aprender diferentes linguagens como Noções de UX, Lógica de Programação, Java Script, Angular, Dev Back-End, Dev Mobile Android é essencial para o profissional desta área e para aqueles que querem ingressar neste mercado.”
→ Para 2021, edtech Trybe vai formar exército de desenvolvedores web
O marketing, profissão tão tradicional, também se mostrou uma das áreas mais promissoras em 2020, de acordo com a universidade. E o marketing digital deve manter essa área aquecida no próximo ano.
“O segmento tem se readaptado ao longo dos anos e incluindo processos tecnológicos em sua rotina, que por meio de suas ferramentas e análise de dados permite mudar a ótica do consumo, potencializando o diferencial competitivo da empresa.”
Os cientistas de dados também continuarão sendo peças fundamentais para as companhias na análise da HSM University. Principalmente por conta do uso massivo de redes sociais e de outras ferramentas da internet, que proporcionam um grande volume de dados para os negócios.
“Este profissional consegue transformar essas informações em insights decisivos para as organizações. Como consequência, é possível otimizar os serviços e produtos para que eles atendam melhor às necessidades dos consumidores.”
Seguindo essa mesma linha, os advogados de proteção de dados também terão um papel fundamental dentro das corporações. A profissão está sendo ainda mais requisitada com a entrada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), obrigando as empresas a adequar suas estratégias aos procedimentos que estão previstos na lei.
Independentemente da profissão a ser escolhida, o profissional precisa estar em constante aprendizado, buscando o desenvolvimento de suas habilidades tanto cognitivas como socioemocionais.
Quer receber mais conteúdo como este?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, com dicas de Carreiras, vagas de empregose muito mais!