Puratos realiza programa de trainee para mulheres, com impacto social


A empresa belga de panificação, confeitaria e chocolate, Puratos está com inscrições abertas para um programa de trainee. Além de oferecer uma oportunidade de emprego, a empresa visa ao fortalecimento da representação feminina no mercado de trabalho.

O programa desenvolvido em parceria com a 99 Jobs tem como temática: “Lugar de mulher é onde ela quiser”. O objetivo é contratar mulheres para trabalhar em áreas, como Finanças e Marketing.

"Na Puratos, 36% das posições de alta liderança são ocupadas por mulheres, na América Latina. Até 2023, a empresa tem a meta de chegar a 50%", explicou Danielle Arraes, vice-presidente de Recursos Humanos na América Latina, da Puratos.

As interessadas têm até o dia 24 de novembro para se inscrever, no site da 99 Jobs ou pelo Linkedin. Para participar é preciso ter graduação completa (concluída entre dezembro de 2017 e dezembro de 2019) e Inglês fluente.

Além disso, a candidata deve ter mobilidade internacional, pois o programa é realizado em duas partes: uma na Bélgica, sede global da Puratos e outra na sede brasileira, em São Paulo. Também são exigidas habilidades socioemocionais, como dinamismo e espírito de equipe. 

Mulheres trabalhando
Programa quer incentivar protagonismo das mulheres na empresa 
(Foto: Pixabay)

Programa de trainee Puratos oferece três vagas

São oferecidas três vagas e o programa terá duração de três anos. Durante esse perído, as selecionadas passaram por treinamentos técnicos e comportamentais, mentoria, experiência internacional, interações com diversas áreas, além de networking com executivos do time global e trainees das demais unidades internacionais.

O programa de Trainee da Puratos deste ano conta com mais uma novidade. A primeira etapa de seleção será online, realizada via Chatboot. A robô Silvia, uma atriz que assume a representação de uma liderança feminina da Puratos, é quem conduzirá a interação com as candidatas ao longo da inscrição.

Os formulários e desafios online realizados na primeira etapa de seleção não serão apenas para conhecer as candidatas, mas para apresentar a elas diferentes temas sobre empoderamento feminino. Dentre eles estão:

  • Sororidade: união entre mulheres na busca de objetivos comuns;
  • Mansplaining: quando o homem usa seu tempo para explicar algum assunto sobre o qual a mulher já conhece;
  • Gaslighting: quando o homem leva uma mulher a achar que se exaltou ou está enganada sobre algum assunto;
  • Bropriating: quando o homem se apropria da ideia de uma mulher e leva o crédito por ela;
  • Entre outros. 

Os conteúdos foram produzidos pelas próprias lideranças femininas da companhia. Participaram da elaboração do conteúdo a VP de RH, a diretora de vendas, de pesquisa e desenvolvimento, e até da CEO da Puratos, Simone Torres, que acredita que a estrutura do processo de seleção só reafirma o posicionamento da empresa.

"A Puratos é uma empresa que acredita na equidade de gêneros, prova disso é a presença feminina em cargos usualmente ocupados por homens como diretoria de vendas e de pesquisa e desenvolvimento. Com a implementação de um trainee que tem como objetivo empoderar as mulheres, proporcionando conteúdo de qualidade a elas, queremos compartilhar nossos valores não só com as escolhidas, mas com todas as candidatas que participarem deste programa", afirmou a CEO.

A robô Sílvis, que comandará a primeira etapa do processo, foi desenvolvida pela 99 Jobs. A robô simula perguntas para o RH da empresa como se estivesse dando voz a questionamentos que as mulheres gostariam de fazer e que muitas vezes não têm oportunidade. 

+ Atento anuncia 1.767 oportunidades de emprego em todo o país

Empresa apresenta seu posicionamento sobre empoderamento feminino

Dessa forma, o posicionamento da companhia sobre esses temas é trazido de forma clara. As perguntas abordam diversas situações, como salários desiguais, horários de trabalho difíceis para quem tem filhos, como ser ouvida em lugares com alta liderança inteiramente masculina, ou ainda o que fazer para conseguir se posicionar em uma reunião e não ser interrompida várias vezes.

Du Migliano, CEO da 99jobs, elogiou a união da tecnologia com os aspectos culturais da empresa e a atual conjuntura econômico-social. 

"Além de contribuir para empoderar e auxiliar mulheres de diferentes classes e fases profissionais a encontrarem o trabalho que elas amam, em empresas com propósitos similares aos delas, também estamos contribuindo para diminuir o importante gap que ainda temos na equidade de gêneros nas posições de liderança", destacou.

Após a etapa de inscrições e testes online, as aprovadas serão submetidas a uma fase de dinâmica online, realizada entre os dias 2 e 5 de dezembro. 

Quem for aprovada nessa etapa avançará para o painel de negócios e entrevistas, marcado para os dias 10 a 13 de dezembro. A admissão das selecionadas está prevista para o dia 17 do mesmo mês.

Os homens não ficarão de fora das oportunidades na Puratos. A empresa oferecerá a eles outras vagas da organização, dando chance de também integrarem o time.

Comentários