Prefeitura do Rio de Janeiro abre vagas para Residência Profissional


A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou dois editais com vagas para o programa de Residência Profissional no ano de 2020. Ao todo, são 18 oportunidades para Medicina Veterinária e Enfermagem, cujas inscrições terão início em novembro.

Baixe o edital para Residência em Enfermagem:

Baixe o edital para Residência em Medicina Veterinária:

O primeiro edital traz oito vagas para ingresso no curso de pós-graduação em nível de especialização sob forma de treinamento em serviço para enfermeiros. Nos moldes de Residência na área de concentração Enfermagem Clínica e Cirúrgica, nas unidades de saúde do município.

Por outro lado, o segundo edital tem oferta de dez vagas para o programa de residência profissional em Medicina Veterinária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-RJ).

A carga horária para ambos será distribuída entre 24 meses. Aos residentes será concedida uma bolsa mensal no valor de R$3.330,43.

Para se candidatar é necessário ter graduação na área, registro no Conselho profissional, não estar matriculado ou ter concluído especialização nos moldes desse processo. Além de ter disponibilidade para cumprir carga horária de 60 horas.

Prefeitura do Rio de Janeiro divulga editais de novos programas de 
Residência (Foto: Divulgação)

 

As inscrições serão abertas no dia 7 de novembro. Os cadastros poderão ser feitos até o dia 21 do mesmo mês, pelo portal da prefeitura.

O primeiro passo é preencher a ficha com os dados solicitados. Em seguida, gerar o boleto e pagar a taxa de R$150. O pagamento poderá ser feito até 22 de novembro.

Somente pessoas de baixa renda poderão solicitar a isenção da taxa. Para isso, será necessário se inscrever de 7 a 9 de novembro e, depois, encaminhar até o dia 14 a documentação comprobatória.

A entrega dos documentos deve ser feita no Clube do Servidor (Rua Ulysses Guimarães, S/N - Cidade Nova/RJ).

+ Semana começa com 1.653 vagas de emprego no Rio de Janeiro
+ Vagas temporárias também cobram capacitação dos candidatos

Seleção será feita por prova objetiva em dezembro

Os candidatos serão avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação está marcada para o dia 15 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro.

Com duração de quatro horas, serão cobradas 60 questões de múltipla escolha para residência em Enfermagem, distribuída da seguinte maneira:

  • Políticas Públicas do Sistema Único de Saúde – 20 questões;
  • Conhecimentos Gerais de Enfermagem – 20 questões;
  • Enfermagem Clínica e Cirurgia Geral - 20 questões.   

Já os concorrentes a residência em Medicina Veterinária deverão responder a 50 perguntas de múltipla escolha sobre os seguintes conteúdos:

  • Saúde Pública com ênfase em Zoonoses, Arboviroses e Controle Populacional de Cães e Gatos – 15 questões;
  • Patologia Animal – 7 questões;
  • Inspeção e Análises Físico-Químicas e Microbiológicas de Alimentos – 15 questões;
  • Clínica Médica de Animais de Companhia – 5 questões;
  • Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia – 8 questões.

De acordo com o edital, será classificado quem obtiver 60 pontos e não zerar em nenhuma disciplina.

Os candidatos aprovados e convocados deverão comparecer para assinatura do contrato de matrícula no programa de residência em fevereiro. Isso em local e horário a serem estabelecidos em publicação no dia 5 de fevereiro no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro.

Comentários