Estão abertas as inscrições para o programa de estágio Vale 2022. Há 700 vagas em diversas cidades de cinco estados: Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.
De acordo com a empresa, o programa busca candidatos que representem a diversidade do Brasil e que tenham muita vontade de aprender e evoluir junto com a empresa.
Os requisitos para participar do programa são cursar o ensino superior, com previsão de formatura entre dezembro de 2023 e dezembro de 2025. Os estudantes precisam apresentar a declaração da instituição de ensino autorizando a realização de estágio.
Os candidatos às vagas em formato presencial ou de acesso frequente à Vale só poderão se inscrever para vagas no estado onde residem. Já os que se candidatarem às vagas que exigem um acesso eventual à empresa podem residir em uma localidade diferente.
O processo também inclui oportunidades para pessoas com deficiência. A Vale estimula fortemente a inscrição de pessoas com deficiência, de acordo com sua política de promover a inclusão e valorizar a diversidade.
O Programa de Estágio 2022 vai oferecer oportunidades em cursos como Engenharias, Tecnologia, Geologia, Administração, Comunicação, Psicologia, Direito e Economia, entre outros, com previsão de contratação a partir de setembro.
Conforme a Vale, por um período de até dois anos, os estagiários terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão por meio de mentorias de carreira, acesso a uma trilha exclusiva de desenvolvimento em temas relevantes, além de experiências práticas na rotina e em projetos da empresa.
Toda a seleção será online e acontecerá em cinco etapas, todas eliminatórias, que incluem:
Todas as etapas do processo devem ser acompanhadas pelo site.
Os selecionados receberão bolsa-auxílio mensal de até R$ 1.375,14 (valores variam de acordo com a carga horária) e vale-transporte (quando aplicável).
A empresa também oferece os seguintes benefícios:
A estudante de Engenharia Química Carla Maria Pereira, de 24 anos, está no 10º período da faculdade e foi uma das aprovadas no programa de estágio da Vale em 2021. Atuando na equipe de Confiabilidade Operacional da Usina de Pelotização, no Maranhão, ela destaca que trabalhar na mineradora tem sido uma experiência valiosa, que une aprendizagem, respeito e colaboração.
“Tenho tido a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos na faculdade e de atuar em equipe. Somos um time e, juntos, vamos mais longe. A Vale é uma empresa que cuida dos seus funcionários e nos fornece todas as ferramentas necessárias para ampliar o nosso conhecimento. Tenho segurança para realizar minhas funções em um ambiente no qual sou ouvida e respeitada. É a minha primeira experiência profissional e já carrego uma grande bagagem”, afirma.