Sexy Canvas: o método que vai te deixar atraente para o mercado

Método promete melhorar resultados em tudo que envolve interações humanas

05/05/2020 15:00 | Atualizado: 08/05/2020 12:30

05/05/2020 15:00 | Atualizado: 08/05/2020 12:30

Já parou para pensar o que faz uma marca, produto ou pessoa se tornar atraente? Através da análise de sensações, o Sexy Canvas permite melhorar a percepção que os outros têm de você, seus produtos ou serviços e, dessa forma, ter melhores resultados em qualquer aspecto que envolva interações humanas.

Para quem está em busca do primeiro emprego ou de recolocação profissional, o método pode ajudar a conquistar aquela sonhada vaga. Também é possível elaborar um currículo atraente e aprender a se destacar no meio dos concorrentes.

Criada pelo empreendedor André Diamand, a metologia tem o nome "sexy" em homenagem a teoria da sexualidade, de Sigmund Freud. Já o "canvas" - que significa tela de pintura, em inglês - é uma folha de papel em que serão analisados os pontos que "eletrificam" ou não.

"É uma metologia que consegue medir todas as sensações humanas mais importantes, que mais eletrificam, e ela consegue fazer isso de uma forma metódica para qualquer empresa que tenha interações humanas", explica André.

Após estudar História, Religião, Biologia e outras áreas que tentam entender o ser humano, o empreendedor chegou nessa metodologia. Basicamente, o Sexy Canvas se divide em 14 itens: os sete pecados capitais e os sete elementos da criança interior. 

Pecados capitais: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e vaidade;
Elementos da criança interior: amor, curiosidade, diversão, liberdade, pertencimento, recompensa e segurança.

Para André, "se você não estiver mexendo com um desses itens, seu negócio vai mal". E, ele ainda pontua que isso já é usado por muitas empresas: "Quando o MC Donald's coloca aquela foto de batata frita na sua cara, ele está trabalhando com a sua gula", exemplifica. 

E a questão dos pecados, que segundo ele causa espanto, não é para fazer com que o usuário peque. Referenciando Freud e sua teoria da personalidade, ele fala que todos nós temos o Ego, Superego e Id.

"O Id é o nosso lado bicho, é o humano que quer comer, dormir... Ele (Freud) fala que também tem o superego, que é tudo o que nos restringe a não ser bicho: são as leis, costumes, religião... E, por fim, tem o ego, que é apenas um maestro, que fica tentando atender os desejos reais (Id) só que sem que ele vá preso, cometa alguma gafe ou seja punido pela sociedade", explica.

André conta que percebeu que todas as marcas de produtos vendem para o Id, que é o ser humano mais natural, com desejos mais instintivos. "O Sexy Canvas é a arte de eletrificar o animal que tem por trás de todo o humano", afirma.

+ Covid-19: qual perfil profissional o mercado vai exigir com a crise

André Diamand, criador do método Sexy Canvas
(Foto: Reprodução/Instagram)

 

Sexy Canvas para quem busca emprego

Como já foi dito acima, o Sexy Canvas é para qualquer tipo de relação que envolva interações humanas e não se limita apenas a pessoas jurídicas, como empreendedores ou donos de grandes marcas. 

André explica que o Canvas não é sobre o que está sendo oferecido, e, sim sobre as sensações que essa oferta causa nas outras pessoas. Portanto, para quem está na busca por emprego, o método pode melhorar a percepção que o recrutador tem de você.

"Você, enquanto ser humano, é uma pessoa que está jogando esse game da vida contemporânea: acorda, veste a roupa, toma banho... Estar no jogo significa interagir, então, essa pessoa causa sensações na mãe, na namorada, no grupo de amigos e no entrevistador", conta. 

Ainda fazendo analogia da vida como um game, o empreendedor explica que a pessoa também é um "produto". "Sendo um produto desse jogo que interage com humanos, assim, a melhor versão dessa pessoa está no Sexy Canvas". 

E ele conta que o método para análise individual não é uma versão feita para pessoa física, e sim o mesmo método que é usado para analisar qualquer empresa.  "O Sexy Canvas é feito para transformar tudo o que o seres humanos sentem de você", explica.

"Se a pessoa entender o Sexy Canvas e como funciona a anatomia da cabeça das pessoas, ela vai tender a ter uma chance melhor de colocar as frases certas nas horas certas e sugerir coisas certas no tempo certo".

Quando a pessoa começa a estudar o método, segundo André, ela começa a se libertar de algumas crenças limitantes. "Ela vai entender que ela não era a única que queria levantar o dedo na sala de aula quando não estava entendendo nada, mas não levantou porque estava com vergonha", exemplifica.

André explica que esse desprendimento de crenças que faziam a pessoa se considerar inferior acaba trazendo uma sensação de "relaxamento mental". E, após se livrar dessas "energias", a pessoa já melhora naturalmente. 

+ Quais os aprendizados da pandemia para o mercado de trabalho

Ao colocar em prática os ensinamentos do Sexy Canvas, a pessoa vai saber os pontos que precisam ser melhorados. Durante uma dinâmica de grupo, por exemplo, a pessoa vai saber como agir de maneira que transmita a sua melhor versão.

Uma dica que o empreendedor dá para as pessoas que são tímidas é fazer um curso de teatro. Para quem não tem condições de arcar com esse investimento, aconselha que procure alternativas gratuitas na internet, como vídeos no YouTube.

E, claro, a metodologia também pode ser aplicada no currículo. Para quem busca emprego, é através dele que o empregador vai decidir se te convoca ou não para as outras etapas do processo de seleção.

 

Currículo
Sexy Canvas também pode ser aplicado em currículo
(Foto: Pixabay)

 

Como deixar seu currículo atraente

"Se ainda existe empresas em que pode ser enviado currículo em papel, mande o currículo em um papel azul". André indica que as pessoas tentem se destacar de alguma maneira, por mais que possa ter efeito contrário.

Ele conta que o máximo que pode acontecer é o recrutador descartar seu currículo, mas "as chances de provocar um risinho no canto da boca de quem está lendo o currículo são grandes".

Quer saber mais sobre o Sexy Canvas? Nesta quarta-feira, 5, André Diamand vai bater um papo na FOLHA DIRIGIDA sobre como deixar o currículo atraente com o método. A conversa será transmitida ao vivo, às 19h, no  instagram da FD

Durante a transmissão, será possível interagir com o empreendedor e tirar dúvidas, além de pegar dicas que vão te ajudar a conquistar aquela vaga de emprego. Não perca! 

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis