Por mais inclusão, Olist quer entender melhor o profissional PCD

Você sabe quais as dificuldades e expectativas de uma pessoa PcD na hora de conseguir um trabalho? O Olist preparou uma pesquisa para entendê-las!

15/10/2020 09:00

15/10/2020 09:00

Você já parou para pensar as dificuldades que as pessoas portadoras de deficiência passam todos os dias na tentativa de conseguir uma vaga de emprego? De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, o Brasil tem mais de 45 milhões de pessoas com deficiência e, infelizmente, a contratação de pessoas com deficiência ainda é um desafio enfrentado por diversas empresas. 

O Olist, startup que ajuda quem quer vender a encontrar quem quer comprar, lançou uma pesquisa pensando em entender com maior profundidade quais são as experiências e expectativas de PcDs no mercado de trabalho.

Dentre as perguntas abordadas estão:

Quais dificuldades você já enfrentou, enfrenta ou imagina que poderá enfrentar em um novo local de trabalho? 
Qual é sua expectativa relacionada a um novo local de trabalho? 
Você tem preferência pelo trabalho home office?

enlightened Se você é portador de deficiência, ou conhece alguém que seja, compartilhe essa pesquisa com ela! 

Para Monica Calliari, Coordenadora de R&S do Olist, o objetivo das empresas não pode ser única e exclusivamente cumprir a meta imposta pela legislação. 

"A inclusão de PcDs precisa se tornar um compromisso das empresas, precisamos contratar essas pessoas não só por ser a coisa certa a se fazer, mas por representarem uma importante força de trabalho", comenta.

O Olist já é reconhecido por prezar por seus funcionários e estimular ações de engajamento. Agora, a startup busca melhorar ainda mais a área de RH e construir uma empresa mais inclusiva. Para isso, conta com dois comitês construídos por colaboradores voluntários: 

  • Comitê de Clima e Cultura: os participantes têm acesso aos resultados da pesquisa de eNPS para planejar ações internas focadas nos valores da companhia, incluindo ações de cunho social;
  • Comitê de Diversidade: responsável por construir um ambiente cada vez mais seguro, inclusivo e com respeito às diferenças.

"A pesquisa é só o pontapé inicial de um grande plano de inclusão da empresa, um projeto construído por várias mãos e que busca trazer resultados a longo prazo", afirma Rhayana Souza, Analista de Endomarketing e Employer Branding do Olist e integrante dos comitês.

Para quem é PcD, a empresa auxilia na emissão do laudo médico, caso a pessoa não tenha, e ainda oferece possibilidade de trabalho remoto a nível nacional. Segundo Rhayana, uma empresa que valoriza as pessoas é uma ideia aplicada desde o primeiro dia do Olist pelo CEO e fundador, Tiago Dalvi, que apoia o projeto junto com a liderança da empresa.

 

Mercado de trabalho PcD
Dados do IBGE de 2010 apontam mais de 45 milhões de PcDs no Brasil
(Foto: Divulgação)


O que + você precisa saber:

Confira vagas de emprego abertas no Olist

Apesar do grande número de desemprego no país, o Olist contratou mais de 100 funcionários durante a pandemia. E não para por aí. A startup está com outras oportunidades de trabalho abertas para São Paulo e Curitiba, capital do Paraná. 

Dentre as vagas exclusivas para PcDs, há chances nas funções de analista de vendas e desenvolvedor, ambas em Curitiba. A empresa possui, ainda, uma espécie de banco de talentos destinado a esses profissionais. 

Além dessas, o Olist também tem oportunidades que não são exclusivas para PcDs, mas que permitem a candidatura de pessoas portadores de deficiência. Em São Paulo, por exemplo, há chances para engenheiro DevOps, especialista key account e gerente de marketplace. 

Já em Curitiba, há vagas de analista de governança de tecnologia, analista de inteligência comercial sênior, analista de operações, analista de planejamento financeiro, assistente de operações financeiras, coordenador de vendas, entre outras. 

Todas os empregos disponíveis no Olist podem ser encontrados na página de recrutamento da empresa . Confira os requisitos e inscreva-se! 

Além da remuneração, os colaboradores recebem benefícios como vale alimentação, vale refeição, vale transporte, auxílio mobilidade, estacionamento, plano de saúde, plano odontológico, gympass, massagem, inglês in company, incentivo aos estudos (cursos de extensão, graduação, especialização, pós-graduação e MBA), entre outras vantagens. 

 

Notícias Folha+


 

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis