Home office: confira 9 dicas para ser produtivo durante o Coronavírus

Para especialista, a modalidade é positiva para trabalhador e empresa

20/03/2020 10:00 | Atualizado: 20/03/2020 12:54

20/03/2020 10:00 | Atualizado: 20/03/2020 12:54

Para manter suas atividades e ao mesmo tempo garantir a segurança e bem estar dos funcionários em meio a pandemia de Coronavírus, muitas empresas têm aderido ao Home Office. Mas como manter a produtividade trabalhando de casa?

Celson Hupfer, CEO da Connekt, plataforma de recrutamento digital, listou algumas dicas sobre o assunto. Para ele, esse sistema apresenta aspectos positivos para a empresa e funcionários.

"A internet hoje é uma ferramenta que veio para facilitar o fluxo de trabalho e a qualidade dele. Já existem estudos que comprovam a eficácia do home office. Quando bem feito, pode elevar os índices de produtividade e flexibilidade da equipe. Para o colaborador, pode significar menos estresse e maior disposição", destacou.

Quem nunca trabalhou neste modelo e está com dificuldade nesse período de adaptação pode implementar algumas atitudes básicas na rotina que vão ajudar a manter a produtividade e eficácia no trabalho. 

+ Com redução de jornada, governo irá completar salário do trabalhador

Notebook
Pequenas atitudes podem ajudar a melhorar produtividade durante Home Office
(Foto: Pixabay)

 

Confira nove dicas para manter a produtividade no home office

1. Estabeleça horários

Em primeiro lugar, Hupfer destacou a importância de criar um cronograma diário com hora para iniciar o trabalho, pausa para o almoço e horário para finalizar as atividades do dia. "Isso vai ajudar seu corpo a funcionar de forma como se estivesse na empresa."

2. Crie uma rotina

Também é preciso manter uma rotina no home office. Neste caso, a dica é tirar o pijama e se arrumar como se estivesse em seu local de trabalho. Segundo Hupfer, tal prática ajuda a espantar a preguiça.

3. Defina um local de trabalho

Além de se arrumar, é fundamental sair da cama e preparar um ambiente em casa para ser seu local de trabalho.

"Fique atento a sua postura para não afetar a coluna, e ao espaço que escolherá para desempenhar as atividades, porque o local pode interferir diretamente na sua produtividade."

4. Atenção à qualidade de vida

É muito comum que ao trabalhar em casa, o profissional fique imerso nas atividades e não respeite as pausas. No entanto, Hupfer lembra que é importante reservar momentos ao longo do dia para tomar água, levantar da mesa e caminhar pela casa para manter a saúde e a qualidade de vida.

5. Não se distraia

Também é preciso deixar de lado as distrações.

"Desligue a TV para manter a atenção e a utilize apenas em momentos de descanso, como o horário do almoço. Mesmo assim, tenha cuidado para não perder tempo demais em programações que podem tirar o seu foco."

6. Mantenha o calendário de reuniões

O especialista orienta, ainda, sobre a importância de continuar realizando as reuniões agendadas na semana. Para isso, pode-se fazer uso de aplicativos como Skype e Hangout. "Normalmente, as reuniões presenciais podem ser mantidas mesmo em um regime de home office. Porém, com a recomendação de evitar aglomerações, a solução é importante para evitar a propagação do vírus", recomendou.

7. Foque no trabalho em equipe

Outra dica é manter o contato com a equipe, combinar reuniões e conversar sobre o andamento do trabalho, seja com um colega ou com os gestores. Isso permitirá que as atividades permaneçam alinhadas com as estratégias do período.

8. Faça uma lista de tarefas

Para ajudar na organização da rotina, o profissional pode iniciar o hábito de fazer uma lista de tarefas diárias.Isso ajudará a manter a determinação e o foco em cumprir cada um dos itens.

9. Peça a colaboração das pessoas que moram com você

Para quem mora junto dos pais, amigos ou filhos, é importante falar sobre este período. "É comum que algumas pessoas não entendam como o home office funciona, por isso é fundamental que converse sobre isso com as pessoas de casa para que evitem pedir favores ou simplesmente conversar em momentos indevidos," finaliza.

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis