Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, a Prefeitura do Rio de Janeiro divulga, semanalmente, oportunidades de emprego. Nesta semana, a oferta é de 236 vagas.
Desse total, 121 são para profissionais com deficiência e reabilitados do INSS, enquanto as outras 115 vagas são elegíveis para todos os candidatos. Segundo a Prefeitura, "até quem não tem experiência tem chance de conseguir uma colocação".
Veja também: Bolsonaro adia anúncio do Renda Brasil e de pacote econômico
Como o prazo de inscrição é estipulado pelo empregador, as vagas podem expirar a qualquer momento. Além disso, as chances saem do sistema quando atingem a quantidade máxima de caminhamentos.
* Vagas exclusivas para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS
Não é exigida experiência para os cargos de armazenista, atendente de loja, auxiliar (de estoque, limpeza, operações, produção e serviços gerais), caixa, empacotador frentista, operador (de caixa e de supermercado), porteiro e repositor.
+ Em julho, foram criadas 131 mil vagas de emprego no país
Para se candidatar às vagas de ampla concorrência, os interessados deverão enviar o currículo para o e-mail: [email protected] . Já nas oportunidades para PCDs, a inscrição é pelo e-mail: [email protected] .
Apesar da pandemia do novo Coronavírus, a geração de vagas de emprego formais por meio do trabalho temporário deve crescer 12% até o final do ano, em comparação ao mesmo período do ano passado (julho a dezembro).
Os dados são da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM). A entidade aponta ainda que, neste período, poderão ser geradas mais de 900 mil vagas temporárias, frente às 800 mil abertas em 2019.
"O período de pandemia criou uma situação de insegurança e emergência nas empresas e o trabalho temporário é a melhor modalidade de contratação para este cenário, já que pode ser utilizada como solução por diversos setores e qualquer nível de ocupação, o que favorece o crescimento", afirma o presidente da ASSERTTEM, Marcos de Abreu.
Segundo a Associação, a regulamentação do trabalho temporário, ocorrida há dez meses com a publicação do Decreto 10.060/2019, também estimula e contribui para as contratações na modalidade.